Cavacas de Pinhel



Vou começar por vos dizer que se desfazem na boca; que têm a quantidade certa de doce e a textura ideal, que são deliciosas.  São as Cavacas de Pinhel.  



A primeira vez que provei as Cavacas de Pinhel foi quando participei na Feira da Castanheira de Trancoso e fui apresentada à D. Conceição, não só uma talentosa doceira como uma pessoa deveras especial, pela qual é impossível não sentir uma empatia imediata e uma profunda admiração. Ela emana uma alegria de vida contagiante!  E sempre que penso ou que falo com ela é inevitável não sentir um privilégio de a ter conhecido. A ela e ao Sr. Francisco, o seu companheiro de vida e de trabalho. Os dois, há mais de 30 anos confecionam e dão forma a estas famosas, gigantes e viciantes Cavacas.



Estes bolos, feitos com ovos frescos, farinha, açúcar e um preparado “que é segredo”, são colocados numa pequena forma e, uma vez no forno, a massa cresce e forma uma espécie de pinha que depois é “pintada” com um preparado branco de claras pasteurizadas.
E como diz o velho ditado “são de comer e chorar por mais”.

Quando há dias vi um post de Facebook onde a D. Conceição referia que enviava os seus doces para todo o país, achei que seria o momento e o presente certo para surpreender os meus colegas de trabalho. E assim foi. Todos adoraram e já vem uma segunda fornada a caminho 😊

Para quem ainda não conhece este bolo tradicional português, espero que vos tenha aguçado a curiosidade o suficiente para o irem descobrir. Mas quem já o conhece, não se esqueçam de “matar saudades”. A D. Conceição espera pela vossa visita em Pinhel ou pelo vosso telefonema. As vossas cavacas estão à distância de um clique 😊

Desfrutem deste bolo e ajudem a divulgar este produto português.
Visitem e partilhem a página de Facebook das Cavacas de Pinhel e façam as vossas encomendas através do 964 864 387

Se quiserem ver o processo de fabrico, vejam este pequeno vídeo da confeção das Cavacas de Pinhel:



Share:

2 comments

  1. Respostas
    1. Boa tarde,
      A receita é da D. Conceição não é minha, e o processo é explicado no video que partilhei.
      Cpts
      Marta

      Eliminar