Papas de Aveia de Chocolate & Amêndoa no Forno {Chocolate & Almond Baked Oatmeal}



Que delícia de receita que vos trago hoje! Com esta é a quarta vez que a faço e quanto mais vezes a provo mais me converto a esta maravilha.
As papas de aveia são uma saudável e nutritiva forma de começarmos o nosso dia, ou ter um lanche perfeito.
Este cereal, que durante tanto tempo foi considerado um cereal de segunda, ganhou finalmente o seu lugar de destaque e percebeu-se as vantagens do seu consumo.
A aveia é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, os carboidratos presentes nesse alimento são absorvidos lentamente, não provocando picos de glicemia e consequentemente de insulina. Embora não sendo um alimento de baixo teor calórico, se for consumida em quantidades adequadas pode ainda assim ajudar no processo de emagrecimento, porque é rica em fibras, o que proporciona uma maior saciedade por um período prolongado de tempo. Assim, a fome é menor e consequentemente cumprir a dieta e comer menos torna-se mais fácil.
Esta receita é mais uma das que levei ao Showcooking que apresentei no Festival Internacional de Chocolate de Óbidios e é deliciosa. Não deixem de experimentar. Ajustem-na ao vosso gosto pessoal, se for caso disso. Troquei o fruto seco, omitam o mel, usem outro qualquer adoçante natural, troquem o sabor da bebida, inventem, divirtam-se, mas experimentem! Acabadinhas de sair do forno ainda a fumegar e acompanhadas por doce e sumarenta fruta é uma verdadeira perdição.






Ingredientes (2 porções):
1/3 chávena de Miolo de Amêndoa Pelado Torrado, Vale D’Amêndoa, grosseiramente picadas
1 chávena de Flocos de Aveia
½ c. sopa de Cacau em Pó, sem adição de açúcar
1 c. café de Canela em Pó
1 chávena de Bebida de Amêndoa
½ chávena de Sumo de Laranja, acabado de espremer
1 c. sopa de Óleo de Coco
1 c. sopa de Mel
1 quadradinho de Chocolate Negro
Fruta da época, para acompanhar
  
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça coloque os ingredientes secos: o miolo da amêndoa, os flocos de aveia, a canela e o cacau. Envolva e reserve.
Coloque o óleo de coco e o mel numa tacinha e leve ao micro-ondas até que o óleo derreta.
Noutra taça junte a bebida de amêndoa, o sumo de laranja, o mel e o óleo de coco.
Junte os secos com os líquidos e envolva tudo muito bem.
Coloque as papas num recipiente próprio para forno e salpique com o chocolate ralado na altura, criando uma boa (e decadente) camada de chocolate negro.
Leve ao forno cerca de 15-20 minutos. Se as preferir mais húmidas, os 15 minutos serão suficientes.
Sirva as papas ainda mornas e acompanhadas de fruta fresca e de época partida em pedaços.




Share:

2 comments

  1. Adoro aveia, seja no forno ou em papas no tacho. Só não gosto muito é dos flocos em cru! Vou levar esta tua sugestão para o próximo pequeno almoço! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Martinha,
    Acreditas que nunca experimentei fazer papas de aveia no forno?! Mas ando tentado, a cada partilha que vejo fico ainda com mais vontade de fazer. Não gosto de papas de aveia, jia experimentei e não fiquei nada convencido. Aquela textura não me convence por nada. Talvez por isso ainda não tenha experimentado a versão de forno. Mas a tua receita está muito apelativa, e por ser de chocolate deve ser uma delícia. E as fotos, lindíssimas.
    Um beijinho e votos de uma boa semana.

    ResponderEliminar