Pão de Pesto de Cenoura {Carrot Pesto Bread}


As saudades que eu tinha de fazer pão! Depois de uma ausência necessária e um pouco forçada, não havia melhor receita para me trazer de volta senão pão. Sou completamente apaixonada por pão, seja qual seja a variedade, textura ou sabor.
O que trago hoje, embora tenha ficado muito aquém no aspeto que tinha idealizado, conquistou-me pelo sabor suave e ligeiramente adocicado do pesto de cenoura. Não vou dizer que é o pão que mais me arrebatou, mas cumpriu na perfeição o seu propósito, e embora não sendo um pão que deixe a sua marca é muito agradável.
Uma proposta diferente para dias diferentes.






Ingredientes Pesto de Cenoura:
2 Cenouras médias, descascadas e partidas em pedações pequenos
50g de Miolo de Pinhão
1 dente de Alho médio
20g de Queijo Parmesão, ralado
1 pitada de Flor de Sal
1 pitada de Pimenta Preta moída na altura
4 folhas de Manjericão
1 metade de Tomate Desidratado em Azeite
50g de Azeite

Preparação Pesto de Cenoura:
Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos, e pique até obter uma mistura homogénea e cremosa. Se necessário retifique os temperos e a quantidade de azeite, para ajustar a consistência do pesto. Coloque num frasco limpo e hermético.





Ingredientes Pão:
500g de Farinha de Trigo T65
350ml de Água, morna
25g de Fermento Fresco de Padeiro
2 c. sopa de Azeite do Tomate Desidratado (ou outro Azeite)
1 pitada de Sal de Pele de Tomate (veja receita aqui) – ou outro Sal

Preparação Pão:
Dissolva o fermento na água morna. Na bancada de trabalho, coloque a farinha, previamente misturada com o sal, faça uma cova no centro e coloque a água e o azeite.
Amasse a massa durante pelo menos uns 10 minutos. Poderá ter de adicionar mais água, isso dependerá da qualidade da farinha. A massa deverá ficar elástica e macia.
Amasse em forma de bola e coloque num recipiente polvilhado com farinha. Polvilhe a bola de massa com farinha também, tape com um pano, e reserve num local quente, durante cerca de 2 horas, até que dobre de volume.
Depois da massa levedar, retire-a da taça, e coloque-a sobre a bancada de trabalho levemente enfarinhada, e volte a trabalhar a massa uns minutos.
Estique a massa, num retângulo de sensivelmente 25x35, espalhe uniformemente o pesto de cenoura pela superfície da massa e depois enrole como se fosse uma torta. Com uma faca afiada corte o rolo ao meio no sentido do comprimento, e depois entrelace as duas metades entre si, mantendo a face do corte para cima, e comprima as extremidades. Coloque a trança de pão num tabuleiro, forrado com papel vegetal ou folha de silicone e tape com um pano, deixando levedar outra vez, cerca de 20 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Findo o tempo de levedar a massa, retire o pano, pincele com um pouco de azeite e leve ao forno por cerca de 30/40 minutos, até que o pão esteja cozido e douradinho.
Retire do forno e transfira para uma grade. 

Pode servir quentinho, a crepitar, ou pode deixar arrefecer por completo, se resistir!


Tags:

Share:

4 comments

  1. Está com super, super bom aspecto, diga-se!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olha, já somos duas! Eu adooorrrooooo pão! Gosto tanto que como simples sem nada! Até o cheiro do pão me tira fora do sério! Poderia dizer que na dieta o que mais me custa não comer são os doces, mas não, definitivamente o que mais me custa não comer é o pão! Já estou a ver a maravilha que este deve ser! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esse pesto de cenoura me pareceu ser maravilhoso ~ já fiquei pensando em outros usos para ele!

    ResponderEliminar
  4. Mais uma para o club. Adoro pão assim como faze-lo e claro comê-lo. Este está muito bonito com aquele aspecto de apetecer uma fatia. Este fim de semana vi uma receita de pesto feito com a rama da cenoura que estava com vontade de experimentar....
    Beijinhos Marta desejo o melhor
    Ana http://acozinhadaanikasblog.wordpress.

    ResponderEliminar