Maio é mês de...


Maio é um mês de traços dominantes. Já ultrapassámos a explosão de cor e aromas do mês de março e abril, e passamos a ter cores e aromas predominantes e vincados.
É o mês das rosas, dos morangos, e até já de algumas cerejas, dos pêssegos e das nêsperas, dos deliciosos espargos, da rúcula, das beterrabas e dos rabanetes, dos brócolos, dos agriões, das favas e ervilhas e dos grelos. Um mês profundamente rico em ingredientes de cores fortes e sabores prenunciados.
Por isso como podem perceber a escolha do ingrediente para maio era variadíssima e difícil.
Não escolhi nenhum dos anteriores, aliás escolhi um que vamos encontrando facilmente durante todo o ano, mas que ao receber esta semana um atado delas no cabaz semanal da PROVE, achei que seriam o ingrediente perfeito!

A Cenoura faz os olhos lindos!”, quem nunca ouvir esta expressão?

É isso mesmo a escolha para este mês recaiu sobre as deliciosas e térreas Cenouras.




Este ditote popular tem o seu fundamento na vitamina A, que dá ao vegetal a sua cor alaranjada característica, e que melhora o desempenho dos recetores da retina e, portanto, melhora a visão. Apenas cem gramas são suficientes para suprir as necessidades diárias de um ser humano desta vitamina. Uma cenoura média tem mais de 200% da quantidade de vitamina A que uma pessoa adulta necessita por dia.     

A mim as cenouras fazem-me sempre lembrar o Bugs Bunny, um coelho personagem de desenhos animados, que aparecia sempre a dar grandes dentadas numa cenoura e a dizer “Ehh, what’s up Doc?”. Grandes desenhos animados que nos garantiam manhãs e tardes de grande diversão! Quem se lembra?...


Ora e é com estes motes, que vos deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de maio, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha Cenoura e a valorize enquanto ingrediente!
Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.
Poderão também identificar a vossa receita com a hashtag #martaingredientofthemonth!





A cenoura cujo nome científico é Dacus carota, é um vegetal pertencente à família Apiaceae, da qual estão inclusas mais de 3000 espécies, entre elas a salsa, o aipo, o coentro e ate mesmo espécies de plantas altamente tóxicas como a cicuta. Nativa da Europa e da Ásia, a cenoura é cultivada em várias regiões do mundo e tende a se adaptar melhor em climas amenos, onde a temperatura esteja em torno de 10 a 15 graus Celsius, que é a condição climática ideal para que haja um crescimento saudável das raízes (parte comestível da cenoura).

Estas raízes caracterizam-se por serem tuberosas, grossas, carnudas e de cor profunda. Existe uma variedade enorme de raízes de cenouras presentes na natureza, que diferem em cor e tamanho. Embora as cenouras mais conhecidas sejam as de cor alaranjada, existem noutras cores e variedades como o branco, o amarelo, o vermelho e ate mesmo roxo. Também podem ter tamanhos diversos entre 20 cm até 3 metros de comprimento. As cenouras são muito saborosas e possuem uma textura crocante e um sabor mentolado. No entanto as raízes maiores são, na maioria das vezes, as menos saborosas, pois são mais fibrosas. Outras partes da planta da cenoura como as folhas são de coloração esverdeada. Já as flores possuem hastes que podem chegar até 1 metro de altura, e suas pétalas são brancas.

A cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo por conter excelentes quantidades de vitamina A (β-caroteno), que é uma vitamina importantíssima para o ser humano. Esta vitamina é eficaz em combater os radicais livres, pois atua como antioxidante, como também protege a visão, evitando o aparecimento de doenças como a cegueira noturna e a xeroftalmia. Sua carência contribui para que o indivíduo apresente pele seca e áspera, fissuras nos lábios, dores de cabeça, dores ósseas e ate mesmo dores articulares.
Além de ser rica em vitamina A, esta raiz que possui uma quantidade enorme de nutrientes importantes como vitaminas B, C e K, sais minerais como o Potássio, Sódio, Cálcio, Magnésio. O betacaroteno presente na cenoura também é antioxidante, ajudando a conter danos celulares. Esse mesmo nutriente previne contra doenças cardiovasculares. Por ter bastante fibra, o consumo de cenoura auxilia na diminuição do nível de colesterol além de ajudar em uma dieta saudável, sendo um alimento com poucas calorias (100g oferecem cerca de 50 kcal).




A cenoura é muito usada na culinária.
As saladas de cenoura são refrescantes, uma ótima opção para o verão. Muitos bares têm em seu cardápio palitos de cenoura, um petisco mais suave e saudável.
No dia-a-dia, é uma ótima adição para acompanhar pratos com carnes, harmonizando bem com essas fontes de proteína, deixando-os menos gordurosos.
É muito utilizada na preparação de sopas, purés e sumos. O seu sabor adocicado também possibilita usá-la como ingrediente principal de sobremesas; o bolo de cenoura, por exemplo, é um bolo sobejamente conhecido e bastante apreciado.
Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la.

Um outro uso que a cenoura tem é para a higiene dos dentes. Se consumida crua, é capaz de limpar os dentes e a boca, raspando a placa bacteriana dos dentes e retirando resíduos de alimentos. O cabelo é outra parte do corpo beneficiada por esse legume já que os carotenoides e a vitamina A presentes ajudam a deixá-lo forte, hidratado e brilhante.



Share:

20 comments

  1. Adoro cenoura. Vamos lá ver se consigo participar este mês com uma receita. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/05/dia-um-na-cozinha-e-pao-de-queijo-minha.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clarinha,

      que bom que gostaste, e espero que consigas participar :)
      Beijocas grandes

      Eliminar
  2. A ver vamos! Gosto e é um bom ingrediente! Aliás, haverá algum ingrediente que não seja bom?! Gosto de tudo por isso qualquer um é bom para ingrediente do mês! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que só não são bons os que não gostamos!
      Beijocas grandes

      Eliminar
  3. Então, eu uso cenoura em tudo. Não há refogado que eu faça que não tenha pelo menos uma cenoura ahahahah. Sei lá,nem é pelo sabor que não sou grande fã, acho que é mesmo para enfiar a maior quantidade de legumes e vegetais nos pratos. Cenoura assada já é outra história e também é raro o assado em que eu não espete com uma ou duas cenouras, aí adoroooo. Infelizmente este mês sei que não vou ter tempo quase nenhum para o blog e para fazer receitas mais rebuscadas (tenho um manuscrito de 500 páginas para fazer a revisão e a edição final e depois publicar, jazuz e já hoje vamos em dia dois!!!) mas tenho já receitas no blog com cenouras, uma delas em particular eu gosto muito. Deixo os links aqui:

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/03/a-shopping-spree-of-all-wrong-things.html (é esta a que eu adoro, o meu filho então é viciado nestas cenouras!)

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/10/to-every-season-there-is-time-and-in.html

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/02/editings-revisions-whole-lot-of-work.html

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/12/making-it-december-to-remember-set-of.html

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/11/the-comfort-of-grey-skies-and-well-know.html

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/04/i-dont-do-easter.html

    estranhamente a maioria são bolos, que no fundo é onde eu prefiro as minhas cenouras: em bolinhos!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei por fazer mais uma:
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/05/a-new-novel-and-take-on-old-recipe.html

      Eliminar
  4. Querida Marta,
    Adoro cenouras é claro que vamos todos ficar com uns olhos lindos este mês, pois haverá cenoura e muita vitamina A em fartura.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta! O que eu adoro cenouras! E os meus filhotes também, adoram palitos de cenoura crua! Simples e saudável!Também recebo o cartaz da PROVE, sem dúvida uma fonte de inspiração!! :)
    Para este mês, deixo-te duas sugestões, uma salgada e outra doce. Espero que gostes!!
    -Bacalhau com cenoura gratinado - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2015/03/bacalhau-com-cenoura-gratinado.html
    - Bolo de cenoura com cobertura de chocolate - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2016/07/bolo-de-cenoura-com-cobertura-de.html
    Beijinho!


    ResponderEliminar
  6. Olá querida Marta,
    Cenoura um ingrediente que adoro e que coloco em quase tudo, por isso a quantidade de receitas que tenho com este ingrediente são imensas mas deixo aqui duas sugestões bonitas, boas e gulosas.
    Bolo de cenoura com chocolate: http://odaines.blogspot.pt/2016/08/comidas-da-mama-bolo-de-cenoura-com.html
    Delícia de cenoura com cobertura de chocolate: http://odaines.blogspot.pt/2016/04/delicia-de-cenoura-com-cobertura-de.html

    A minha vida tem andado corrida mas vou ver se consigo fazer alguma receita nova com cenouras! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pronto aqui estou eu com uma receita fresquinha feita de propósito para a tua mesa, espero que gostes das minhas bolinhas de cenoura e coco! :) Beijinhos
      http://odaines.blogspot.pt/2017/05/bolinhas-de-cenoura-e-coco.html
      --
      O diário da Inês | Facebook | Instagram

      Eliminar
  7. Querida Martinha,
    Se há ingrediente que adoro e nunca falta na minha cozinha, sãos as doces e vitaminadas cenouras!
    Aqui fica a primeira receita:
    https://sugar-bites.blogspot.pt/2017/05/creme-de-cenoura-e-coco.html
    Tenho também um delicioso bolo de cenoura com cobertura de chocolate;
    https://sugar-bites.blogspot.pt/2016/07/bolo-de-cenoura-com-cobertura-de.html

    Um grande beijinho,
    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Martinha,
      aqui fica um saudável e saboroso sumo natural de cenoura e laranja para acompanhar todas as deliciosas iguarias deste mês.
      https://sugar-bites.blogspot.pt/2017/05/sumo-natural-de-cenoura-e-laranja.html

      Beijinhos,
      Paula G.

      Eliminar
  8. Marta,
    Aqui está a minha participação (uma) para a semana publico outra.
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2017/05/creme-de-cenoura-e-gengibre.html
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Marta,
    Segue a minha 2ª participação com uma receita que me surpreendeu.
    Bjinhos,
    Carla

    ResponderEliminar
  10. Tenho que voltar a participar, o tempo para o blogue não tem sido muito mas ainda vou a tempo. Talvez esta semana saia uma receita de cenoura ;)

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Deixo aqui a minha sugestão de umas deliciosas cenouras ao alho e manteiga como acompanhamento de courgetes recheadas com queijo e bacon...
    http://soniaeacozinha.blogspot.pt/2017/05/courgetes-redondas-recheadas-com.html?m=1

    ResponderEliminar
  13. Querida Marta,
    Cá ficam então os meus links para todas as receitinhas com "olhos bonitos" que preparei especialmente para ti, mas que a nós nos encheram a barriga e a alma:

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/05/carrot-tarte-tatin-tarte-tatin-de.html

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/05/spiced-carrot-puree-dip-with-dukkah.html

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/05/carrot-and-coconut-cake-bolo-de-cenoura.html

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/05/carrot-keftedes-keftedes-de-cenoura.html

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/05/carrot-dill-almond-and-feta-baklava.html

    Um grande beijinho e venha mais um mês de delícias com o novo ingrediente do mês de Junho.

    Lia


    ResponderEliminar
  14. Olá Marta querida,

    tão bom regressar a este desafio, adoro cenouras :)
    Aqui fica a minha participação e com ansiedade para a próxima escolha.

    http://thatcakesweet.blogspot.pt/2017/05/quadrados-de-iogurte-e-cenoura.html

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  15. E cá está a minha participação para este mês:
    http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/05/empadao-de-carne.html

    Esteve mesmo para não acontecer pois é uma receita muito fraquinha. Aliás como têm sido as últimas que tenho feito para a tua rubrica. Na verdade para esta rubrica eu tinha feito três receitas. Uma em termos de fotos ficou uma porcaria, portanto excluí de imediato. A outra era uma receita fantástica (embora mais adequada para o inverno), ficou com umas fotos lindas mas não consegui publicar a tempo. Esta não é nada de especial, as fotos também deixam muito a desejar mas aqui fica!

    beijinhos

    ResponderEliminar