Bolo Cheesecake de Cenoura {Carrot Cake Cheesecake}


Chegámos incrivelmente ao final do mês de maio e eu tenho a sensação que tudo está de pernas para o ar!
Além de alguns imprevistos e de um acréscimo de trabalho profissional, o meu corpo decidiu este mês mostrar, de uma forma um bocadinho assustadora, que eu tinha mesmo de abrandar, que andava claramente em “burnout”. Já tinha enviado alguns sinais que eu claramente e de forma conscientemente ignorei e, talvez por isso, decidiu que teria que enviar uma mensagem bem explicita. Num episódio surreal experimentei a sensação que se fechasse os olhos e cedesse ao colapso que o meu corpo experimentava, não os voltaria a abrir… e essa sensação deixou-me bastante abalada e extremamente perturbada, o suficiente a obrigar-me a abrandar por uns tempos… mas as saudades de estar aqui, de cozinhar para o blogue e fotografar é tão grande…
Mas devagarinho vou voltando, até porque é aqui na vossa companhia que me sinto bem, me sinto melhor.
Pela ausência aqui e nos blogs que tanto admiro, pela minha demora na reação às vossas sempre tão generosas participações na rubrica e pela falta de atenção que todos merecem, as minhas mais sinceras desculpas…, mas eu tenho mesmo de ir com calma, pelo menos por enquanto. Tem mesmo de ser. Sei que certamente terei a compreensão de todos, mas sinto-me em falta, o que me causa algum desconforto…

Sem mais demoras, deixo-vos com o meu doce de fim de rubrica, um bolo de cenoura cheesecake que, embora não sendo uma sobremesa deslumbrante - e que é a prova inequivoca que eu só sei fazer cheesecakes de forno com rachas à Grand Canyon, como já tinha acontecido aqui -, é uma sobremesa que ganha pontos em sabor e que conquistou o palato de todos os meus comensais, até o mais cético aos doces 😊
Espero que gostem, e obrigado por estarem desse lado!
Beijinhos






Ingredientes Bolo de Cenoura:
150g de Farinha de Trigo
1 c. chá de Fermento em Pó
2 Ovos
100g de Manteiga, derretida e arrefecida
100g de Açúcar
150g de Cenoura ralada,
¼ de c. chá de Sal fino
½ c. chá de Canela em Pó
Ingredientes Cheesecake:
400g de Queijo creme, à temperatura ambiente
2 Ovos
2 c. sopa de Mel
1 c. sopa de Farinha de Trigo, peneirada
Sumo de ½ Limão
Raspa de ½ Limão

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 160 °C.
Unte uma forma de mola de Ø20cm.
Lave, seque e rale finamente as cenouras.
Numa tigela média bata os ovos e o açúcar até ficar cremoso e leve. De seguida adicione a manteiga e bata até estar completamente envolvida. Acrescente a farinha misturada com o sal e a canela, envolva, e por fim acrescente as cenouras. Misture só até obter uma mistura homogénea. Verta a massa na forma e reserve.

Noutra tigela bata o queijo creme até estar bem macio. Depois adicione o mel, os ovos, a raspa e o sumo de limão e misture bem. Por fim acrescente a farinha e envolva.
Verta na forma por cima da massa do bolo e leva ao forno durante 60 minutos.
Findo o tempo, desligue o forno e deixe o bolo por mais uns 30 minutos, com o forno fechado. De seguida retire-o do forno e deixe arrefecer por completo em cima de uma rede.
Depois de frio, cubra a forma com pelicula aderente ou folha de alumínio, e leve a refrigerar por, pelo menos, 4 horas antes de servir.

Antes de servir desenforme, e sirva bem fresco.


Tags:

Share:

10 comments

  1. Marta, senti-me altamente inspirada com esta receita para ainda hoje participar no desafio do mês! :)
    Me aguardji ;)

    ResponderEliminar
  2. ai oh Marta, agora até me assustaste, olha q burnout é perigoso - speaking from experience here!! Tu vai mm com muita calma, e aproveita todos os momentos para relaxares e descansares, para limpares o cérebro de preocupações, para te permitires desligar de tudo. Não tens de te sentir em falta se pões o teu bem estar e a tua saúde á frente de tudo o resto, pois isso é que é importante. On another note: eu cá gosto mesmo muito do aspecto visual de um cheesecake rachado, acho que lhe dá uma dimensão completamente distinta, afastando-o do look surreal e perfeitinho de coisa feita em série. Este está lindo, acredita!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Ruth foi uma sensação horrível, um episodio complicado, que me deixou mesmo assustada. Sei que tenho, devo ir devagar, mas fica sempre um desconforto por me sentir em falha. O blog não é uma obrigação, mas sinto falta de ter tempo e disponibilidade física e mental para fazer o que gosto.
      Mas é uma questão d ir devagarinho...
      Em relação ao cheesecake, até concordo contigo, mas escusava de ser uma racha tão GRANDE! Lol
      Beijinho grande amiga

      Eliminar
  3. Bom, já somos duas! Sinto-me derrubada. O cansaço, stress e falta de horas de sono suficientes e de qualidade até me fizeram crescer um alto na testa. Stresso porque tenho imenso que fazer, e depois stresso quando não consigo fazer tudo o que tenho para fazer! Juro que não sei para que lado me virar! Estive praticamente um mês inteiro sem conseguir fotografar nada para o blog. Têm-me valido as publicações que tenho em rascunho. Não queria mesmo ter de abandonar o blog mas nesta altura do campeonato não sei mesmo em que posição vai ficar.
    Como sabes sou loucamente apaixonada por cheesecakes! Nunca provei um de cenoura, portanto vejo aqui uma excelente oportunidade para experimentar! E não te preocupes, tenho a certeza que essas rachas não prejudicaram em nada o sabor! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sensação é mesmo essa... querer fazer muito, sem conseguir fazer quase nada, e o desespero que isso causa. Brrrr que nervos!
      Quando fiz o cheesecake lembrei-me de ti, e o quanto adoras cheesecakes de forno :) acho que irias gostar deste também!
      Beijinho enorme

      Eliminar
  4. Ai ai que só de olhar para essas duas camadas fiquei aqui a babar, com Grande Canyon ou não esse bolo está uma delícia! :) Tens que ir com calma que todos nós compreendemos, pois a nossa saúde e bem-estar tem que estar sempre em primeiro lugar. Um beijinho grande e as melhoras.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas palavras Inês :)
      beijinho muito grande

      Eliminar
  5. Marta passei por aqui só para deixar um beijinho e concordar com o que foi escrito acima. Hà um ditado que conheces concerteza que diz " devagar se vai ao longe". Pois calma, porque nada há mais importante que a saúde, logo a seguir os filhos, e todos os nossos entes queridos. Adoro cheesecakes de forno este concordando novamente com as colegas, está de se babar e a novidade para mim é a base ser em bolo. Tenho que experimentar um dia destes.
    Beijinhos e saúde
    Ana

    ResponderEliminar