Lombo de Porco Recheado com Pera & Frutos Secos [Pear & Nuts Stuffed Pork Loin]

Existem muitas e variadíssimas razões que me levam a gostar do tempo mais fresco. Entre elas está claramente os assados de domingo… aqueles assados que deixam a cozinha cheia de aromas, que arrancam “humm… cheira bem!”, a quem vai passando.
Verdade é que não preciso do tempo fresco para ligar o forno, ou fazer um bom assado, mas também é verdade que é a partir de agora que melhor sabem, que mais prazer provocam, e mais sorrisos despertam em quem os degusta.  E eu adoro comida de forno. Adoro.
Espero que se sintam inspirados, e partilhem com quem mais gostam este lombo recheado que fica muito bom. A junção da pera com os frutos secos já sabemos que é uma união de prazer, e conjugá-la com um bom assado de porco é torna-la numa união memorável.




Ingredientes (4 pessoas):
600g de Lombo de Porco
Azeite q.b.
1 Cebola pequena
1 Pera grande, sem caroços e cortada em cubos (mantive a pele)
1 c. chá de Açúcar Amarelo
1/3 chávena de Mix de Frutos Secos (usei nozes, avelãs, caju e amêndoa)
1 haste de Alecrim
1 c. sopa Margarina Vegetal
Sal q.b.
1 c. café de Pimenta Rosa em grão
3 dentes de Alho esmagados


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Numa frigideira coloque um fio de azeite, e leve ao lume. Depois de quente adicione a cebola e deixe cozinhar até que comece a ficar translúcida. Junte a pera e o açúcar amarelo e deixe ao lume até que a pera comece a amolecer. Junte os frutos secos, envolva, e retire do lume. Reserve.
Prepare o lombo começando por secar bem a peça de carne com um pano limpo ou papel de cozinha. Com a ajuda de uma faca bem afiada, faça um corte vertical no comprimento do lombo, sem separar a peça. Tempere o interior com um pouco de sal.
Distribua o recheio de pera e frutos secos pelo lombo e feche a peça de carne, unindo os bordos e atando com fio de cozinha. Tempere o exterior da peça com um pouco de sal.
Numa frigideira que possa ir ao forno coloque um pouco de azeite e a colher de sopa de margarina vegetal, e leva ao lume. Quando estive quente junte os alhos esmagados, a pimenta rosa e as folhas de alecrim. Deixe cozinhar cerca de ½ minuto. Junte de seguida o lombo e sele. Vá rodando, para que todos os lados fiquem selados, e a carne dourada.
De seguida leve ao forno por cerca de 20-25 minutos, ou até atingir uma temperatura interior de 65-70º. Durante a cozedura vá rodando a peça e regue-a com o molho que se vai formando.
Depois de cozido, retire o lombo da frigideira e coloque -o em cima de uma tábua de corte. Deixe a carne descansar por uns 10 minutos, para que os seus sucos sejam reabsorvidos tornando assim a carne mais tenra e suculenta. Se necessário, principalmente quando o tempo está mais frio, tape a carne com um pouco de papel de alumínio, enquanto descansa.

Corte o lombo em fatias e sirva com umas batatinhas assadas no forno. Bom Apetite!

Tags:

Share:

12 comments

  1. Adorei esta sugestão!! Esta com um ótimo aspeto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou muito apetitosa Célia! Eu que nem sempre gosto do sabor da fruta com a carne, desta vez fiquei deliciada. É mesmo muito agradável.
      Beijocas

      Eliminar
  2. Olha que lindo! Está um prato com ar de Outono, algo rústico mas algo chique ao mesmo tempo! E o lombo parece estar bem tenro e suculento! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou bem Outonal não ficou?! Também gostei muito do aspeto, e do sabor!
      Beijocas grandes

      Eliminar
  3. epah, olha que nunca me passou pela cabeça a pera aqui!! De vez em quando faço com maçãs cortadas em pedacinhos bem pequenos e frutos secos, mas pera nunca me tinha lembrado... a reter!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que é muito bom, se gostas com maça vais gostar desta também tenho a certeza. Eu até acho que fiquei a preferir com pera.
      Beijocas!

      Eliminar
  4. Que maravilha! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Martinha, este teu lombo está divinal!
    E tenho a certeza que esse recheio deve ser uma maravilha, hum... até faz água na boca.
    Adorei e vou levar a receita para fazer, obrigada pela partilha!
    Beijinhos,

    Paula G.

    ResponderEliminar
  6. Martinha, este teu lombo está divinal!
    E tenho a certeza que esse recheio deve ser uma maravilha, hum... até faz água na boca.
    Adorei e vou levar a receita para fazer, obrigada pela partilha!
    Beijinhos,

    Paula G.

    ResponderEliminar
  7. Claro que podemos fazer assados durante todo o ano, mas não é a mesma coisa! Esse está perfeito para uma refeição de Outono, imagino que a combinação de sabores seja o máximo :)

    ResponderEliminar