Falso Risotto?

Até há pouco tempo estava convencida que Risotto era só um nome finório que os grandes chefs ou pseudo-chefs davam aos pratos de arroz.... depois descobri que não podia estar mais enganada!
pois é.... santa ignorância; posso dizer que tenho aprendido muito desde que criei o blog, porque estou cada vez mais desperta a todas as técnicas, ingredientes e preceitos, e estou a adorar cada novo degrau que subo; e como nunca é tarde para aprender, tenho dedicado algum tempo a tentar perceber o élan à volta deste prato;  já percebi que é um prato que envolve tempo e dedicação, alguma técnica e acima de tudo, a chave é o ingrediente base... o arroz arbóreo; pois é... o ingrediente principal foi outra surpresa, porque desconhecia de todo a existência de um arroz arbóreo... ok...conhecia o carolino e o agulha, o basmati, o selvagem, algumas variedades de maior qualidade que outras ... mas o arbóreo é que não...
E à medida que ia sabendo mais, maior se tornava a curiosidade e a vontade de experimentar fazer e comer!
O pior veio a seguir.... não encontrei arroz arbóreo na minha zona por lado nenhum... i-na-cre-di-tá-vel... 
pois...
mas como não sou de baixar os braços, e queria MUITO experimentar fazer um risotto, acabei por fazer usando arroz carolino de qualidade.
Como é óbvio não posso dizer qual é a diferença para o arroz arbóreo, mas acabei por gostar bastante do resultado que obtive. Com certeza o sabor será todo outro, assim como o aveludado do arroz, ...o que me deixa ainda com mais vontade de experimentar com o arroz correcto - que ficará certamente para breve.
No entretanto não quis deixar de vos trazer esta sugestão, que se já ficou bem saborosa com arroz carolino, certamente vos agradará ainda mais feito com o TAL.
Espero que gostem!

Risotto com lulas e manteiga de alho



Ingredientes:
1 kg de lulas limpas e lavadas
~150g de manteiga
1 c. sopa de azeite
1 cebola pequena finamente picada
280g de arroz arboreo
~1,25Lt de caldo de peixe ou de galinha a ferver
sal e pimenta q.b.
3 dentes de alho esmagados
~85g de queijo parmesão ralado
2 c. sopa de salsa fresca finamente picada

Preparação:
Corte as lulas ao meio, no sentido do comprimento e faça incisões horizontais e verticais com uma faca bem afiada. Seque-as bem.
Num tacho, em lume médio, derreta cerca de 30g de manteiga (2 c. sopa) com 2 colheres de sopa de azeite. Refogue a cebola, mexendo, até ficar tenra e alourada. Junte o arroz e mexa até que os grãos fiquem translúcidos. Vá juntando o caldo (uma concha de cada vez). Sempre a mexer, junte mais líquido assim que o arroz tiver absorvido o anterior. Deixe cozer até ter gasto todo o líquido e o arroz estar bem cremoso (esta operação demora no mínimo 30 minutos). Tempere de sal e pimenta.
Quando o risotto estiver quase cozido, derreta a restante manteiga numa caçarola e junte o alho. Refogue em lume brando até ficar tenro. Levante o lume, junte as lulas e salteie, não mais de 2/3 minutos para que não fiquem rijas. Retire-as da caçarola escorrendo-as e reservando a manteiga de alho.
Retire o risotto do lume, junte um pouco de manteiga (pouca) e o queijo ralado, e envolva.
Distribua o risotto pelos pratos (aquecidos de preferência) e coloque as lulas por cima.
Regue com um pouco da manteiga de alho e sirva de imediato, polvilhado com a salsa.

Fonte: Peixes e Mariscos - Parragon Books Ltd

Share:

6 comments

  1. NUNCA FIZ RISOTTO ,MAS DEVO DIZER QUE O TEU FICOU 5* E COM UMA APRESENTAÇÃO MARAVILHOSA .
    BJS

    ResponderEliminar
  2. :) Obrigado São!! Olha eu acho que fiquei rendida ao mundo do Risottos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns por esta refeição, está com um aspecto magnífico!

    ResponderEliminar
  4. Mas olha que aprendeste bem e rápido, ficou excelente!

    ResponderEliminar
  5. Olá Vânia, eu também estou completamente rendida! Beijinhos

    Sarinha obrigado ;)

    Muito obrigado pelo comentário Luísa!

    Argas, ehehehe, obrigado linda!! beijos

    ResponderEliminar