Snow Globe Cake, e a magia do Natla num Bolo de Coco

 

O Natal está a chegar!

Existe inegavelmente uma corrente de alegria e positividade em redor desta época do ano. Não posso negar que as luzes, os aromas e os sons desta da época natalina me deixam nostálgica, mas feliz.

Sem ligações religiosas, vejo no Natal a possibilidade de celebrar a família, e de reforçar os laços que nos unem. E é nesse abraço mágico que gosto de me refugiar e mergulhar.

Hoje, cá por casa, é dia de cumprir a tradição de montar a árvore de natal, e de “vestir” a casa de pós perlimpimpim e de espírito natalício. Começa-se a pensar nas receitas para a ceia e os doces que vão colorir a nossa mesa.

A magia vai acontecendo.

Como neste bolo maravilhoso de coco… cheio de magia… que envolve duas artes que gosto muito, a pastelaria e o artesanato…  o globo de neve foi feito por mim, e sem estar perfeito gosto tanto dele!..

Espero que gostem também e que se sintam contagiados pela magia.

 



 

 

 

 


Ingredientes Bolo:

Receita do blog Faz & Come

3 Ovos médios

200ml de Leite de Coco

120ml de Óleo

320g de Açúcar

240g de Farinha de Trigo T55

15g de Fermento em Pó para bolos

75gr de Coco ralado

1 pitada de Sal

 

Preparação:

Pré aqueça o forno nos 180ºC (se tiver ventilador ligue apenas nos 160º).

Coloque numa taça os ovos, o leite de coco, o açúcar, o óleo e uma pitada de sal. Bata durante cerca de 2 minutos, até obter uma mistura bem homogénea.

Adicione a farinha peneirada com o fermento, e de seguida o coco ralado. Misture com uma colher de pau.

Verta a massa em duas formas de Ø12cm, untadas com manteiga e polvilhada com farinha, ou pulverizadas com spray desmoldante, e leve ao forno durante cerca de 30/40 minutos. Verifique a cozedura, espetando um palito de madeira no centro do bolo. Se sair sem massa está cozido.

Retire do forno e deixe amornar uns minutos ainda dentro da forma. Depois desenforme e deixe arrefecer por completo em cima de uma rede.

 

Ingredientes do Recheio:

165ml de Creme de Coco (usei da marca Koala)

1 chávena de Coco Ralado

+ 1 chávena de Coco Ralado para finalizar

1/3 chávena de Açúcar Granulado

 

Preparação:

Numa taça junte o creme de coco e o açúcar. Bata até obter uma mistura homogénea e cremosa.

Adicione o coco ralado e envolva. Reserve fresco.

 

Ingredientes cobertura Swiss Merengue Buttercream:

3 Claras de Ovo, à temperatura ambiente

230g de Manteiga amolecida (não é derretida!)

150g de Açúcar Granulado

1 pitada de Sal

1 c. sopa de Extrato de Baunilha

 

Preparação:

Aqueça um tacho com água ao lume - não é preciso muita água, só o suficiente para criar vapor de água, e para que não toque no fundo da taça que vai usar para bater as claras. Na taça da sua batedeira junte as claras, o açúcar e o sal e coloque a taça sobre o tacho – lembre-se que a taça não pode tocar diretamente na água, senão irá cozer as claras. Mexa energicamente com uma vara de arames até o açúcar se dissolver.  Nota: Se estiver a usar um termómetro as claras estarão no ponto para atingir os 70º. Sem o termómetro, estão no ponto quando ao esfregar os dedos com um pouco da mistura já não se sentir os grãos de açúcar.

Transfira de imediato a taça para a batedeira, e comece a bater numa potência média-baixa, aumentando a potência gradualmente até ao máximo e bata as claras até que fiquem brilhantes e formem picos bem firmes, o que deve demorar cerca de 5 a 7 minutos. O tempo deste processo vai variar obviamente de acordo com a potência das vossas batedeiras. O importante é que o merengue fique bem firme.

Antes de juntar a manteiga a taça onde tem o merengue tem de estar completamente fria. Para acelerar o processo pode use um pano húmido ou um saco com gelo, enrolando-o à volta da taça da batedeira.

Quando a taça estiver fria ao toque, e numa velocidade média, adicione a manteiga aos poucos. Vá aumentando a velocidade gradualmente, até ao máximo. Deixe bater, sem parar, por cerca de 10-15 minutos, até obter um creme liso e macio.

Adicione o extrato de baunilha e voltar a bater para misturar.

 

Montagem

Com o auxílio de um nivelador de bolos, divida cada bolo em duas partes iguais, de modo a que fique com 4 discos todos da mesma altura.

Espalhe um pouco de buttercream no prato onde vai servir o bolo. Este irá servir de cola.

Coloque um dos discos de bolo no prato ou base e, usando um saco de pasteleiro, faça dois anéis rodeando o rebordo do bolo.

No centro espalhe um pouco do recheio de modo a que não ultrapasse a altura dos anéis de buttercream.

Sobreponha um segundo disco de bolo comprima ligeiramente.

Volte a repetir a operação que realizou para o primeiro disco, e o mesmo para o terceiro disco de bolo.

Coloque no topo o quarto e último bolo.

Preencha os espaços vazios laterais do bolo com buttercream e, com uma espátula, alise o em toda a volta, até que o buttercream fique uniforme.

 

Finalize, depois de refrigerado, cobrindo o topo e as laterais do bolo com coco ralado.

 

Feliz Natal!



Share:

0 comments