Bolo de Bolacha (versão Vegan)

 

Esta receita é uma das receitas que podem encontrar no livro “Cozinha Vegetariana para festejar” da Gabriela Oliveira, e é absolutamente deliciosa.

Cá em casa todos gostaram, sem exceção, e estou em crer que esta será a primeira de muitas vezes que esta receita será feita. É perfeita para festas, refeições em família ou com amigos, ou para devorarem sozinhos 😊

Confesso que até me agrada mais que a versão mais tradicional. É mais leve, menos doce e como tal menos enjoativa, e o sabor do café sai ainda mais realçado, o que para mim é claramente uma mais-valia. Se tivesse que lhe apontar alguma coisa, seria somente o ter mais algum creme, mas é uma nota que facilmente se resolve 😊 além disso, acho que a amêndoa na decoração é facilmente dispensável, assim como a canela. Mas estas são notas muito pessoais.  Diria para começarem com a versão que a Gabriela propõe, que aqui vos deixo inalterada, e depois irem adaptando ao vosso gosto, sendo que esta versão já é dos deuses.  Vão ver que vão gostar (muito!).


 





Ingredientes para 12 doses:

1 pacote 200ml de Natas de Soja para bater

1 c. sopa de Sumo de Limão

6 a 8 c. sopa de Açúcar Amarelo

2 s. sopa cheias de Manteiga de Amêndoa, de Avelã ou de Amendoim

1 c. sopa de Farinha de Alfarroba (opcional)

1 Café Expresso

1 chávena de água quente

2 pacotes (400g) de Bolacha Torrada

Amêndoa Torrada e Canela em pó para polvilhar

 

Preparação:

Prepare o creme. Com uma batedeira, bata as natas com o sumo de limão e o açúcar até ficarem firmes. Junte a manteiga (amêndoa, avelã, amendoim) e a farinha de alfarroba (se usar) e volte a bater para incorporar. Prove e retifique o açúcar se achar necessário. Reserve no frigorifico por 30 minutos.

Prepare o café e misture a água quente. Adoce se achar necessário. (Não se esqueça que o creme já leva açúcar e que as bolachas também são doces.)

Molhe as bolachas, uma a uma, por alguns segundos, no café morno; coloque-as alinhadas num prato, formando uma primeira camada (disponha-as no formato que quiser). Cubra com uma camada de creme e alise com uma espátula; repita a operação, formando camadas sucessivas.

No final barre as laterais com creme e polvilhe com bolacha triturada, amêndoa ralada e canela em pó. (eu reservei 6 bolachas para triturar e polvilhar o bolo)

Leve ao frigorifico por 2 horas antes de servir.



*Como fazer Manteiga de Amêndoa, Avelã, Caju ou Amendoim em casa

Não podia ser mais fácil, basta ter um processador de alimentos com alguma potência e alguma dose de paciência. Quanto mais potente for o equipamento mais rápida será a preparação da manteiga, mas com paciência, é possível com qualquer equipamento. (só a título de curiosidade, no meu, demorou bem à vontade uns 15 minutos)

Pode começar por levar os frutos secos ao forno, a 180º por cerca de 5ª 10 minutos. Este passo é opcional, mas tem de garantir que os frutos não estão húmidos ou molhados. No caso da amêndoa tanto pode usar o fruto com ou sem pele.

Num processador de alimentos junte os frutos secos e triture na velocidade máxima até formar farinha. Limpe as laterais do processador com uma espátula e volte a triturar numa velocidade alta por cerca de 1 minuto.

Limpe novamente as laterais do processador e triture numa velocidade média por uns 5 minutos, parando ocasionalmente para limpar as laterais.

Continue este processo (pacientemente) até obter a consistência desejada de uma manteiga líquida e cremosa, sabendo que quanto mais triturar mais líquida vai ficar. No final é só transferir para um frasco de vidro.




 

Share:

0 comments