Trouxinhas de maçã

Não sei se partilham da mesma opinião que eu, mas a fruta este ano é muito boa. Ainda não comi fruta que não soubesse a fruta. O que me tem deliciado. Andava quase que de "desejos" por pêssegos, porque os que comi o ano passado sabiam a tudo menos a fruta. Os de este ano são maravilhosamente saborosos e cheirosos. Ah e as melancias! Que boas que são, bem vermelhinhas, bem docinhas!

E boa fruta, revela boas receitas.



Ingredientes (6 unidades):
Para a massa:
250ml de leite
125g de farinha de trigo
3 c. sopa de azeite
3 ovos pequenos + 1 gema
1/2 c. café de sal
Para o recheio:
3 maçãs (usei reineta)
75g de açúcar
1 pau de canela
25ml de vinho do Porto
canela em pó q.b.



Preparação:
Comece por fazer a massa dos crepes, juntando à farinha o leite aos poucos, depois os ovos e a gema. Bata tudo com uma vara de arames e, por fim, adicione o azeite. Volte a bater tudo muito bem e deixe descansar durante uma hora.
Descasque as maças, coloque-as num tacho com o açúcar, o pau de canela e o vinho do Porto, e leve a lume brando. Depois de cozidas esmague-as com um garfo, e reserve.
Coloque uma frigideira anti aderente (ou uma crepeira com cerca de 24cm de diâmetro) ao lume, e quando estiver bem quente, e com a ajuda de uma concha pequena ponha uma porção de massa na frigideira e rode-a por forma a espalhar a massa por toda a frigideira. Deixe cozer até que se formem bolinhas na masse. Vire-a, e deixe cozer do outro lado. Retire e repita a operação até acabar a massa. Vá colocando os crepes num prato e deixe arrefecer. Depois de frios, coloque uma porção de maçã no centro do crepe e junte os lados de forma a formar uma trouxinha. Coloque no prato de servir e salpique com canela.
Se quiser servir esta sobremesa quente, um pouco antes de levar à mesa, coloque no forno.

Sugestão de decoração: Sirva os crepes acompanhados de batido de framboesa.

Bom Apetite!


Fonte: Receita adaptada de Crepe de Maçã - Revista Sabe Bem Pingo Doce


Share:

4 comments

  1. no Brasil, pais tropical, geralmente temos boas frutas e deliciosas o ano todo! adorei a sua ideia de rechear os crepes com esta deliciosa maçã!

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, tambem acho que este ano a fruta tem mais sabor e um perfume delicioso.
    Gosto muito de crepes, com recheio doce, salgado ou apenas com açucar e canela venham eles.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. ummm bom! E sim, a fruta anda maravilhosa!

    ResponderEliminar