Risotto de Ano Novo

 

Chegou 2021, cheio de esperança.  Tenho muitos desejos para este novo ano, mas acima de tudo desejo que seja o ano em que vamos poder voltar a abraçar quem gostamos sem restrições, máscaras e medos.

Este ano deixei-me levar por uma moleza tranquilizante. Nestes primeiros dias desfrutei imenso da minha lareira e do calor da minha casa, do ambiente sereno que se sentiu na minha família; houve jogos, sestas, leituras, conversas, muita televisão e descanso. Começou sereno este ano. Que se mantenha assim…

 

Feliz Ano Novo para todos.




 

Esta receita é ótima para aproveitar sobras da noite de Ano Novo.. pelo menos cá em casa foi! 😊

 













Ingredientes:

Cerca de 250g de Camarões inteiros, cozidos

“Carne” de Sapateira

 

Caldo

Cabeças e Cascas dos camarões

2 dentes de Alho

1,5Lt água

1 Malagueta pequena (sem sementes)

  

Risotto

1 Cebola, finamente picada

2 dentes de Alho, finamente picados

2 c. sopa de Azeite

1 c. sopa de Polpa de Tomate

200ml de Espumante

1 chávena (300g) de Arroz Carnaroli Pato Real

2 c. sopa de Queijo Parmesão, ralado na hora + algum para servir

Sal, a gosto

Coentros, picados finamente

Raspa de Limão

 

Preparação:

Comece por descascar os camarões reservando as cascas e as cabeças.

Num tacho coloque 1,5 de água, as cascas e as cabeças dos camarões, os dentes de alho e a pequena malagueta. Leve ao lume e deixe fervilhar uns minutos. Depois de ferver, triture grosseiramente com a varinha mágica, e de seguida coe o líquido, de preferência com um coador de pano. Reserve quente.

 

Num tacho, aqueça o azeite e depois adicione a cebola e os alhos picados. Deixe cozinhar até que a cebola fique mole e translúcida, mexendo frequentemente. Junte a calda de tomate e o arroz, e deixe fritar uns minutos, mexendo sempre, para que não peque ao fundo do tacho.

Junte o espumante e deixe cozinhar até que o espumante evapore quase todo.

De seguida adicione uma porção de caldo quente, suficiente para tapar o arroz.  Ajuste a intensidade do lume de modo a que o arroz ferva lentamente, mas sem que fique em ponto de ebulição, e deixe que absorva o caldo. Vá acrescentando caldo aos poucos; quando já não houver líquido à superfície acrescente mais caldo, e volte a repetir sempre que o arroz já tenha absorvido o que acrescentou anteriormente. Deixe o arroz cozinhar, o que deverá levar cerca de 20 a 30 minutos. Deve mexer constantemente o arroz, só assim este libertará o seu amido, para que no final fique bem cremoso. Retifique os temperos se necessário.

No final, junte os camarões descascados, a “carne” da sapateira, o queijo parmesão e alguns coentros picados. Envolva delicadamente e sirva de imediato.

 

Distribua pelos pratos de servir, polvilhando com mais um pouco de queijo parmesão e um pouco de raspa de limão.

Share:

2 comments