Risotto de Camarão, Abacaxi e Leite de Coco

 

Gosto bastante de Risottos, pela sua riqueza de sabor e cremosidade.

Este não é exceção. A adição de leite de coco veio acrescentar uma cremosidade extra e um aroma particular, e o abacaxi é o toque final para uma refeição riquíssima e uma explosão de sabores.

 

Bom Apetite!

 











Risotto de Camarão, Abacaxi e Leite de Coco

Adaptado de Thermomixbrasil

 

Ingedientes:

1 Cebola, picada

1 c. sopa de Azeite

300g Arroz Arbóreo (uso Arroz Pato Real)

300g Camarão médio cozido, sem casca e sem cabeça

100ml de Vinho Branco

700ml de Água, quente

200 ml de Leite de Coco

150g Queijo Parmesão, ralado

Sal & Pimenta q.b.

70g de Manteiga

100g Abacaxi, sem casca, cortado em cubos pequenos

Raspa de 1 Limão

 

Preparação:

Num tacho, aqueça o azeite e depois adicione a cebola picada. Deixe cozinhar até que a cebola fique mole e translúcida, mexendo frequentemente. Junte o arroz, e deixe fritar uns minutos, mexendo sempre, para que não peque ao fundo do tacho.

Junte o vinho branco e ajuste a intensidade do lume de modo que o arroz ferva lentamente, mas sem que fique em ponto de ebulição, e deixe que absorva o vinho. Tempere com um pouco de sal e pimenta.

Vá acrescentando água quente aos poucos; quando já não houver líquido à superfície acrescente mais água, e volte a repetir sempre que o arroz já tenha absorvido o que acrescentou anteriormente. Deixe o arroz cozinhar, o que deverá levar cerca de 20 a 30 minutos. Deve mexer frequentemente o arroz, só assim este libertará o seu amido, para que no final fique bem cremoso. Retifique os temperos se necessário.

Junte os camarões e o leite de Coco e envolva bem. Deixe só fervilhar mais um minuto ou dois, e depois retire do lume.

Derreta a manteiga.

Distribua o risotto pelos pratos de servir, regue com um pouco de manteiga derretida, polvilhe com um pouco de queijo e raspa de limão. Finalize com pedaços de abacaxi.

 

 

Notas:

  •   Aproveitei a água da cozedura dos camarões e as cabeças para fazer um Fumet (triture grosseiramente com a varinha mágica, e de seguida coe o líquido, de preferência com um coador de pano)

Share:

2 comments

  1. Mas que bom aspecto, minha querida sócia. Com coco nunca comi confesso. Mas este parece me muito bem com camarão e abacaxi. Ai que combinação sublime.
    Beijinhos
    Elsa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adorei a união de sabores Elsinha, mesmo muito! e tu que gostas muito de camarão, devias experimentar ;)
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar