2 de setembro de 2018

Cheesecake Brûlée de Chocolate & Baunilha (Chocolate-Vanilla Brûlée Cheesecake-Donna Hay Recipe)


Esta era uma daquelas receitas que estava na (enorme) lista de “receitas a fazer”, à espera do seu momento de estrelato. Esse momento surgiu quando uma colega de trabalho fez anos. Sendo esta uma receita da Donna Hay tinha a certeza que não ia desapontar.
A consistência deste cheesecake é um pouco diferente dos que já tinha feito. Fica bem mais sedoso. O recheio de chocolate fica quase que como uma mousse e o de baunilha fica muito cremoso também. A união dos dois sabores é perfeita e harmoniosa. O único apontamento que lhe posso fazer é em relação à quantidade de açúcar, que na minha opinião e dos demais, se torna um pouco exagerada. O açúcar da base é totalmente dispensável e a do recheio pode ser perfeitamente reduzida. Mas tirando essa pequena nota é delicioso e viciante!









Ingredientes para a Base (10 / 12 fatias):
340g de Biscoitos de Chocolate
40g de Farinha de Amêndoa
100g de Manteiga sem Sal, derretida e arrefecida
55g de Açúcar Branco Granulado

Ingredientes para o Recheio:
500g de Queijo Creme, à temperatura ambiente
350g Queijo Ricota, à temperatura ambiente
220g de Açúcar em Pó (reduzir!)
4 Ovos
2 c. de chá de Extrato de Baunilha
200g de Chocolate Preto, derretido
2 c. chá de Amido de Milho (farinha Maizena)

Preparação:
Coloque os biscoitos e a farinha de amêndoa na tigela de um processador de alimentos e processe até obter migalhas grosseiras. Adicione a manteiga e processe até estar misturado. Unte levemente com manteiga uma forma de 20cm e forre o fundo com papel vegetal. Usando as costas de uma colher, pressione a mistura de biscoitos na base e na lateral da forma. Leve ao frigorifico por 30 minutos ou até ficar firme.
Pré-aqueça o forno a 150 °C.
Para fazer o recheio, coloque o queijo creme, o queijo ricota e o açúcar em pó numa tigela de um processador de alimentos e processe por 2 a 3 minutos, até ficar homogêneo. Raspe as laterais da tigela, adicione os ovos e 1 colher de chá de essência de baunilha e processe por mais 1 minuto. Coloque dois terços da mistura numa tigela grande e reserve.
Adicione o chocolate derretido ao restante recheio no processador e processe até ficar bem misturado. Despeje a mistura de chocolate sobre a base de biscoitos de chocolate e alise uniformemente.
Coloque o amido de milho e uma colher de chá de essência de baunilha numa tigela pequena e misture muito bem. Adicione a mistura de amido de milho ao recheio que reservou na taça e misture bem. Suavemente, coloque a mistura sobre o recheio de chocolate e alise uniformemente.
Cozinhe por 55 minutos a 1 hora ou até que a borda esteja ajustada e o centro ainda tenha uma leve oscilação. Desligue o forno. Deixe o cheesecake arrefecer no forno com a porta fechada por 20 minutos.
Depois retire do forno e deixe o cheesecake à temperatura ambiente por mais 30 minutos antes de o levar a refrigerar por 2 a 3 horas.
Para fazer o brûlée, polvilhe o cheesecake com açúcar banco e use um maçarico de cozinha para queimar o açúcar. Voltar a refrigerar antes de servir.

4 comentários:

  1. tem super bom aspecto, mas realmente o açucar parece um bocadinho exagerado!!

    ResponderEliminar
  2. Sou louca por cheesecakes e este deixou-me com água na boca...esta maravilhoso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente magnifica, que aspeto fabuloso daquelas que dá logo vontade de tirar umas fatias, esta é daquelas que no final de um jantar por mais cheios que estejamos vamos querer sobremesa.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...