Bolinhos de Castanha {Chestnut Cookies} II


Não fosse o calendário, a mudança de hora e a coloração das folhas que vão caindo formando um manto no chão, e que não deixam negar que o outono está aí, ninguém diria que a estação já chegou. O clima está efetivamente a mudar a um ritmo que já passou da fase preocupante para a fase assustadora. Estamos no final de outubro com temperaturas de 30 graus, sem chuva ou humidade… acho que nunca houve tanta unanimidade na vontade que a chuva venha. Nem mesmo os mais insatisfeitos e rabugentos com o tempo chuvoso têm coragem de pedir que não venha a chuva.
É com alguma estranheza que vejo os vendedores de castanha nas ruas… o cheiro da castanha assada não se propaga da mesma forma… a castanha quentinha não traz a mesma sensação de conforto e saciabilidade... faz-me falta sentir o conforto dos casacos quentinhos e dos cachecóis…sinto falta do frio…do prazer absoluto ao comer uma sopa a fumegar!
Apesar de tudo, é na cozinha, nas refeições que procuro alguma normalidade… até porque, felizmente e apesar do calor, vamos encontrando os ingredientes que são característicos desta época do ano.
Hoje trago uns bolinhos, porque já se sabe, domingo é dia de bolinho(s). E mesmo com um calor infernal lá fora não dispenso ligar o forno e satisfazer a gula dos meus comensais. São uns bolinhos com castanha, na sua versão farinha. Quem me segue no Facebook certamente já sabe que este ano vou estar novamente presente na Feira da Castanha e Paladares de Outono de Trancoso e também por isso ando em “testes”. Estas pequenas delicias são grandes candidatas a estarem presentes! São uns bolinhos delicados, que se desfazem na boca e, claro, com a grande mais valia de saberem a castanha.





Ingredientes:
Receita adaptada de Gustoblog
100g de Farinha de Castanha Amálgama
50g de Farinha de Trigo “00”
70g de Açúcar Amarelo
100g de Manteiga, refrigerada e cortada em cubos pequenos
3 Gemas
1 pitada de Sal
½ c. de chá de Fermento em Pó

Preparação:
Numa taça coloque a farinha de trigo e a farinha de castanha. Junte o açúcar, o sal e o fermento. Misture tudo muito bem.  Adicione a manteiga e, com as mãos, esfarele a manteiga na mistura de farinha, até obter uma massa tipo areia. Por fim junte as gemas e misture bem até obter uma misture homogénea, tentando não trabalhar muito a massa, só o suficiente para que os ovos fiquem bem misturados.
Pegue uma tigela e coloque farinha branca e farinha de castanha, adicione açúcar, sal e fermento, misture bem e adicione a manteiga picada. Misture tudo até você ter uma mistura desintegrada, depois combine as gemas e misture bem até obter uma mistura homogênea e compacta.
Embrulhe a massa em película aderente e coloque-a por pelo menos ½ hora a refrigerar.
Findo o tempo, peque na massa e divida-a em bolinhas (eu fiz com cerca de 30g cada uma), e coloque-as num tabuleiro de forno, previamente forrado com papel vegetal ou folha de silicone.

Leve ao forno, pré-aquecido a 170º, por cerca de 10-12 minutos. Não estranhe que os bolinhos estejam moles quando os tirar do forno. Eles vão endurecer um pouco mais quando arrefecerem. 

Share:

2 comments

  1. em primeiro lugar, cheira-me que marido e filho iam amar estes bolinhos. Em segundo lugar, eu já nem tenho palavras para o que se passa com o clima: norte da Europa assolado com tempestades, Portugal debaixo de uma onda de calor infernal... e ainda há quem venha dizer que o aquecimento global é uma mentira?

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Querida Marta,
    Mais um encanto... para a minha coleção e palato :P Devido à fase assustadora deste destemperado outubro que uma virose tem-me perturbado muito. E como tenho asma, é muito complicado.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar