Bolo São Marcos {San Marcos Cream Cake}


A mil à hora e a derrapar nas curvas, aqui estou eu para participar na 13ª edição do Sweet World…achei eu que o janeiro tinha sido complicado, e que tudo voltaria a acalmar em fevereiro…não poderia estar mais enganada. Sem entrar em grandes detalhes, para já, posso adiantar que entretanto mudei de emprego, estou mais longe de casa, e tenho todas as minhas rotinas e horários “up side down”… e até que me acostume a um novo ritmo, os meus imensos planos para um fevereiro que se queria especial, teimam em não passar disso mesmo, planos. Quero pedir imensas desculpas a quem tem vindo a participar, e que eu ainda nem consegui ver as receitas! … vou tentar que a minha visita às vossas cozinhas seja a mais breve possível, mas para já peço a vossa compreensão J

Agora falando desta edição do Sweet World, e do Bolo São Marcos: o bolo não é difícil na sua execução, mas o que veem nas fotos é o 2º que fiz, facto que se ficou a dever a alguma insensatez. A primeira receita que segui foi uma que a Lia indicou, do blog Dom Simão, e que era a que mais me agradava. O único problema que levou a uma prova não superada foi o facto das natas não terem ficado firmes, e ter acabado com um São Marcos abatido e derretido. E aqui pesou realmente a minha insensatez, uma vez que há relativamente pouco tempo tinha feito uma receita deste género em que não coloquei nada que fizesse com que as natas mantivessem a sua firmeza, e o resultado foi o mesmo. Mas na altura em que estava a seguir a receita nem pensei, e o resultado não foi de todo satisfatório.
Estive prestes a desistir, confesso, mas estava tão irritada comigo mesmo e decidida a não falhar na minha participação, que voltei a lançar-me ao desafio de um novo São Marcos.
Desta vez, misturei as duas receitas, a da Lia e do Dom Simão, improvisei também um pouco, e não fosse a falta de tempo para conseguir fazer fotos ainda com a luz do dia, e talvez tivesse ficado realmente no ponto. Neste acho que a única coisa que correu menos bem foi não ter deixado o doce de ovos mais um pouco no frio para poder ficar mais firme, o que levou a que escorresse um pouco quando desenformei o bolo. Pode parecer preciosismo, mas sim teria ficado mais bonito….mas ainda assim estou muito contente com o 2º resultado J
Não é um bolo que me arrebate, mas é bastante agradável, e foi bastante apreciado pelos meus comensais.

Queridas Lia e Susana, obrigado por mais um desafio delicioso!






Bolo São Marcos
San Marcos Cream Cake


A receita apresentada rende 6 a 8 fatias.
Ingredientes Genoise (bolo):
2 Ovos
60g Açúcar
60g Farinha de Trigo

Preparação Genoise:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte e polvilhe de farinha duas formas de 14cm, ou use só uma forma e depois de frio, corte o bolo ao meio, por forma a obter dois discos. Reserve.
Bata os ovos inteiros com o açúcar, em banho-maria, até que o açúcar derreta e a mistura comece a ganhar corpo. Tire do lume e bata com a batedeira até os ovos e açúcar duplicarem de volume, e fique com um creme muito fofo e esbranquiçado. Envolva a farinha peneirada, tentando não retirar ar à massa. Verta a massa nas formas e leve ao forno. Este bolo demora minutos no forno e seca muito rapidamente, por isso requer algum cuidado e vigilância. No meu forno foram suficientes 15 minutos usando as duas formas de 14cm.



Ingredientes Calda:
75g de Água
75g de Açúcar
1 c. sopa de Café, bem forte

Preparação Calda:
Misture o açúcar com a água e leve a lume forte até o açúcar se dissolver e a calda espessar um pouco. Retire do lume, junte o café e mexa bem. Reserve.



Ingredientes Doce de Ovos:
3 Gemas
3 c. sopa de Açúcar
3 c. sopa de Água

Preparação Doce de Ovos:
Junte o açúcar e a água e leve ao lume até formar uma calda fraca.
Bata as gemas ligeiramente e verta a calda lentamente e em fio, por cima das gemas, mexendo sempre.
Leve novamente ao lume, mexendo sempre, até engrossar ligeiramente.
Retire do lume e deixar arrefecer por completo.



Ingredientes Recheio:
1 Iogurte Grego Natural Açucarado
6g de Gelatina em folha
200ml de Natas Gordas (usei Agros©)
1 c. sopa de Açúcar em Pó
1 c. sopa de Água, a ferver

Preparação Recheio:
Amoleça as folhas de gelatina em água fria durante 10 minutos. Depois escorra e junte uma colher sopa de água a ferver, mexendo bem, até que fiquem completamente diluídas.
Coloque o iogurte numa taça e junte de imediato a gelatina derretida, envolvendo muito bem.
Bata as natas com o açúcar em pó até começarem a ficar firmes. Adicione o iogurte e bata mais um pouco até obter uma mistura bem firme. Reserve refrigerado até usar.




Montagem:
Coloque um dos discos do bolo de novo na forma, ou num aro, e regue com metade da calda. Sobre o bolo espalhe o preparado de natas, alisando bem a superfície. Regue com a restante calda o outro disco de bolo e coloque-o por cima das natas, com a parte molhada voltada para baixo. Reserve no frigorífico até o recheio solidificar.
Após solidificar, e tire do frigorifico e espalhe o doce de ovos por cima, e leve de novo a refrigerar até que o doce de ovos esteja firme. Opcionalmente, decore com um pouco de amêndoa granulada em toda a volta.
Desenforme, e transfira o bolo com cuidado para o prato de servir.

Conserve fresco até ao momento de servir.

Share:

10 comments

  1. O teu bolo está dos mais apetitosos que já vi, meu Deus que tentação! :) Espero que consigas acertar os teus horários e ter o mês de Fevereiro que mereces. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Sabes, ainda hoje pensei em ti. Não pela falta de comentários, mas pela tua ausência aqui no blog. O facto de não estares a publicar fez-me acreditar que algo se estaria a passar. Pretendia entrar em contacto amanhã para saber se estaria tudo bem. Folgo em saber que estão todos bem. Embora a reviravolta não seja agradável, mas com saúde tudo se faz. Desejo que encontres o teu equilíbrio rapidamente. Quanto ao São Marcos, estando as coisas como estão acho que conseguiste uma proeza. Ficou bonito , as fotos também e isso só prova o quão talentosa és! Mesmo que tenha sido à segunda, não te retira mérito nenhum pois acredito que há muito boa gente que nem à quinta lá vão! São aqueles erros parvos, todos os temos e eu também tenho um para partilhar em breve! Beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar, espero que consigas encontrar o teu ritmo rapidamente e que voltes a ter tempo para tudo o que gostas.
    Em segundo lugar, acho o teu São Marcos lindo e perfeito, não importa de foi à 1ª ou à 2ª tentativa, o que interessa é que não desististe e conseguiste apresentar algo digno de qualquer mesa de festa. Aplaudo a tua persistência, especialmente quando andas sem tempo e acredito que sem cabeça também para muitas coisas. E tal como a ti, este bolo também não me fez suspirar mas pronto, também não podem todos os doces ter esse efeito, não é? Hoje foi a sobremesa cá em casa e amanhã lá publico, mesmo no limite ;)
    Boa semana para ti :)

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito bonito! Confesso que tal como a ti, não é um bolo que me faça delirar. E para quem anda tão ocupada, ficou perfeito!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ai Marta, eu assim não aguento! Eu deliro e fico a babar com tanto São Marcos maravilhoso na blogosfera, o teu ficou LINDOOOO! :D
    Tenho mesmo que arranjar coragem para fazer um! :)
    Uma semana feliz, beijinho!*

    ResponderEliminar
  6. N aprecio o sabor do bolo em si, mas acho que o teu ficou tão bonito que dei por mim a babar!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Minha querida,
    Com tanta azáfama, acabaste por nos apresentar um São Marcos mais que perfeito!!!
    Olha, eu o que mais gostei no receita do Dom Simão foi o facto de não levar gelatina, mas pelos vistos não resulta...
    É que eu não gostei do bolo, porque acho precisamente que é a gelatina que lhe confere um sabor e textura artificiais. E no caso do meu, também acho que o ratio de doce de ovos para o bolo é pequeno. Acho que mais doce de ovos ficava melhor, mas isto sou eu, porque por cá, quem o comeu também adorou.
    Isto é como tudo e ainda bem que somos todos diferentes porque senão seria um tédio, lol.
    Um beijinho e obrigada linda Marta e fico feliz que não tenhas desistido. Nunca se desiste. Isso é para os fracos.
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Martinha, percalços à parte, que são perfeitamente normais de acontecer, só te posso dizer que chegaste a um São Marcos bem lindo e extra apetitoso. :)
    Eu adorei, como sabes!
    Sou apaixonadissima por este bolo e por isso muito suspeita para opinar. Adoro o seu jogo de texturas e sabores. Acho-o leve e envolvente, mas isto sou eu... :D Já ouvi várias opiniões tão dispares, não é mesmo um bolo que reúna consenso. O que faz parte, naturalmente...
    Mais uma vez Muito Obrigada pela tua excelente participação e por estares sempre no SW.

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
  9. Martinha, percalços à parte, que são perfeitamente normais de acontecer, só te posso dizer que chegaste a um São Marcos bem lindo e extra apetitoso. :)
    Eu adorei, como sabes!
    Sou apaixonadissima por este bolo e por isso muito suspeita para opinar. Adoro o seu jogo de texturas e sabores. Acho-o leve e envolvente, mas isto sou eu... :D Já ouvi várias opiniões tão dispares, não é mesmo um bolo que reúna consenso. O que faz parte, naturalmente...
    Mais uma vez Muito Obrigada pela tua excelente participação e por estares sempre no SW.

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
  10. Acredito que com todas as mudanças tenha sido complicado ultimamente, mas digo-te já, é obra conseguires organizar mesmo assim o teu desafio e ainda participar nos de outras blogger! É mesmo coisa de quem gosta do que faz :)
    Quanto ao bolo - aconteceu-me exatamente o mesmo que a ti :( Até pesquisei e não encontrei ninguém que tivesse feito um que não solidificou, agora fiquei a sentir-me menos 'fora da caixa' :P
    Ao contrário de ti, não tive perseverança para uma segunda tentativa, fiquei-me por aí. Agora arrependo-me, porque o teu segundo ficou incrível e lindíssimo!

    ResponderEliminar