Quinoa Doce com Figos & Amêndoas {Quinoa Pudding with Figs & Almonds}


Novos sabores. Novas texturas.

Andava há imenso tempo para experimentar cozinhar com quinoa. Sendo um cereal que está claramente na “moda”, é impossível não nos cruzarmos todos os dias com um sem fim de receitas em que é protagonista principal.
Tinha muita curiosidade, confesso, mas depois tinha também a minha natural resistência a tudo quanto é e está na moda. Tenho uma dificuldade imensa em seguir estas “ondas” de entusiasmo em volta deste ou aquele ingrediente. Por isso, talvez só por isso, tardou a minha descoberta deste cereal. Mas felizmente que esse "entrave" pessoal foi ultrapassado e pude descobrir o seu sabor e textura. Cozinhá-lo é muito simples e prático e facilmente podemos ter porções já pré cozinhadas e depois, na altura, preparar deliciosos almoços ou jantares. Já para não falar em sobremesas...
Vale claramente a pena render-nos a este super cereal, rico em proteínas, vitaminas e aminoácidos essenciais ao nosso bem estar.
Tinha a convicção de que seria muito parecido com a sêmola de trigo, mas embora o seu sabor seja bem diferente é igualmente muito agradável e suave.

A receita que trago hoje foi a minha segunda experiência com este cereal. Não posso afirmar que foi do gosto de todos os meus comensais, mas fez as minhas delícias! Sem dúvida uma forma de cozinhar quinoa a explorar. 







Ingredientes (4 porções):
½ chávena de Grãos de Quinoa Portuguesa
2 chávenas de Bebida de Amêndoa
1 c. café de Extrato de Baunilha
Casca de ½ Limão
2 ½ c. sopa de Açúcar Mascavado (para os mais gulosos é melhor aumentar a quantidade)
4 c. sopa de Mel
4 c. sopa de Amêndoas com Pele Vale D’Amêndoa, grosseiramente cortadas em pedaços
2 Figos, cortados em quartos

Preparação:
Coloque a quinoa de molho em água abundante, pelo menos durante meia hora.
Descarte a água e passe a quinoa muito bem por água corrente.
Coloque ao lume, num tacho, a bebida de amêndoa, o açúcar, a casca de limão, o extrato de baunilha e deixe levantar fervura. Junte a quinoa, reduza o lume, e deixe a quinoa cozinhar durante cerca de 15 a 20 minutos.
Retire do lume e deixe amornar.
Numa frigideira coloque o mel e deixe aquecer ligeiramente. Coloque os figos cortados em quartos e deixe caramelizar um pouco. Retire com cuidado e reserve num pratinho. Junte ao mel ainda quente as amêndoas e deixe também caramelizar durante uns minutos. Retire-as também para um pratinho.

Distribua a quinoa por 4 tacinhas de servir. Por cima de cada uma coloque 2 pedaços de figo e algumas amêndoas. Regue com o restante mel que ficou na frigideira.

Decore com um pouco de hortelã e raspa de limão (opcional) e sirva ainda morno ou frio. (eu pessoalmente adorei morninho!)



Share:

3 comments

  1. Não sou apreciadora do sabor nem da textura da quinoa, mas as fotos estão tão lindas que até eu babei!

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito bonito! Normalmente uso a quinoa em pratos salgados, acho que nunca experimentei em versão doce! Já experimentaste quinoto? Fica muito bem (faz-se como o risotto mas em vez de arroz, usa-se quinoa). Tenho uma receita no blogue, se te apetecer experimentar!

    ResponderEliminar
  3. im te conhecer e adorei o seu blog... Parabéns!!!

    ResponderEliminar