21 de junho de 2020

Gelado de Pistachio (Pistachio Ice Cream)


Não sou uma “Ice Cream Lover”, nunca fui, mas de vez em quando sabe muito bem desfrutar de uma bola de gelado cremosa e bem refrescante.  São os de nata que mais me satisfazem. Cremosos, densos, decadentes, ricos em sabor. Costumo ser muito clássica nos sabores elheitos… gosto de me manter pelos tradicionais sabores a morango, baunilha, limão….o chocolate vem bem no fundo da lista 😊     mas aqui há dias passei por uma foto de um gelado de pistachio e a sua cor, o seu vibrante verde, prendeu de tal maneira o meu olhar, a minha gula, que não descansei enquanto não fiz um.
Não segui receita nenhuma em especial, misturei umas quantas, e acabei numa versão que achei que me poderia satisfazer. Fugi dos que incluem ovos na sua confeção, e mantive-me pelas natas e leite.
A cor…bom a cor é outro tema interessante. Na maioria das receitas que têm uma cor verde viva, deslumbrante e que nos prende o olhar, acrescem corante seja em verde líquido ou em pó. Eu optei por usar o pó de matcha, que me pareceu uma solução mais eficaz e saudável.  No entanto a quantidade que usei foi muito reduzida em relação à maioria das receitas e das quantidades descritas em outras receitas, porque quando acabei de misturar os pistachios ao creme de natas, a cor obtida já era de um maravilhoso verde claro. Por isso a quantidade de corante a colocar é mesmo uma escolha pessoal.
Outra questão é os pistachios a usar. Eu usei torrados e sem sal, descascados e retirei o máximo que consegui da pele seca; mas podem obviamente usar com sal, até acho que vai realçar o sabor.
O sabor esse, é muito bom. Por aqui foi mesmo um sucesso, de tal forma que até o meu filho mais velho, que ainda consegue ser clássico que eu, gostou, repetiu e ficou fã.   It’s a winner!
Esta não é seguramente a versão mais saudável, nem pretende ser, mas facilmente e com poucas alterações podem adaptá-lo às vossas necessidades/opções alimentares. O leite pode ser substituído por bebida vegetal e as natas por leite creme de coco por exemplo. Sejam criativos, mas não deixem de o experimentar 😊

Espero que gostem e viva o verão e a sua chegada.







Ingredientes
400ml de Leite Gordo
400ml de Natas Gordas (35% Mg)
100g de Miolo de Pistachio
80 g de Açúcar
1 c. de chá (mal cheia) de Matcha Powder
Miolo de Pistachio para servir (opcional)

Preparação:
Numa caçarola, aqueça o leite, as natas e o açúcar, mas sem deixar ferver.
Enquanto o leite aquece, triture os pistachios, o mais fino que consiga.
De seguida junte os pistachios ao creme de natas e envolva. Depois junte o matcha e envolva de novo. Com uma varinha mágica ou num processador de alimentos, triture a mistura de forma a ficar o mais sedosa e lisa possível.
Deixe a mistura arrefecer por completo.
Se tiver máquina de fazer gelados, coloque o creme na máquina e siga as instruções do fabricante.
Caso não tenha, como é o meu caso, coloque o creme numa taça ou caixa que possa ir ao congelador. De meia em meia hora retire o gelado do congelador e bata a mistura, de forma a quebrar os cristais de gelo que se vão formando e dessa forma obter um gelado cremoso.
Deverá repetir o processo pelo menos durante 3 a 4 horas.


Retire o gelado do congelador os minutos antes de servir, para ficar com uma consistência mais cremosa. Sirva com pedaços de pistachios.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...