Folar de Amêndoa {Sweet Almond Easter Bread}


Os folares são uma tradição na mesa dos portugueses nesta quadra.

Um pão doce tradicionalmente feito de farinha, ovos e água e que, consoante a região em que é confecionado, a sua forma e preceito vai variando. Mas a base, essa é sempre a mesma.
O que vos trago hoje mantém a base, mas acrescenta mais alguns elementos, como é a amêndoa.

Tenham todos uma Feliz Páscoa e que possam estar rodeados por quem vos faz feliz.







Ingredientes para o Folar (2 unidades):
120ml de Água Morna
120ml de Leite Morno
11g de Fermento Seco Ativo
80g de Açúcar Amarelo
2 Ovos grandes, levemente batidos
120g de Manteiga, derretida e arrefecida
2 c. de sopa de Raspa de Limão
1 c. de chá de Sal
450g de Farinha de Trigo
200g de Farinha de Amêndoa*

Ingredientes para a cobertura:
1 Gema
1 c. sopa de Água
Açúcar Granulado

Preparação:
* Faça a farinha de amêndoa picando finamente miolo de Amêndoa
Coloque a água, o leite e o fermento numa tigela grande, mexa e deixe repousar até que a levedura esteja dissolvida, o que deverá demorar cerca de 10 minutos.
Adicione o açúcar, os ovos, a manteiga derretida, as raspas de limão e o sal e misture bem, até ficar homogêneo. Adicione as farinhas e misture para formar uma massa.
Bata a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove por 8-10 minutos. A massa ao início vai estar muito húmida e a pegar muito às mãos, mas á medida que a for trabalhando, vai-se tornando macia, elástica e já não se pega com tanta facilidade às mãos. Coloque a massa numa taça oleada, cubra com um pano e coloque num lugar quente por algumas horas, ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.
Após levedar, bata novamente a massa sobre uma superfície enfarinhada e, em seguida amasse por mais uns 5 minutos. Separe a massa em quatro partes iguais e enrole cada uma numa corda longa.
Coloque duas cordas lado a lado e entrance. Molde num círculo e coloque num tabuleiro de forno untado. Repita com as outras duas cordas e faça um segundo círculo.
Para a cobertura, misture a gema e a água. Pincele cada pão com a mistura e polvilhe com açúcar. Cubra os pães com um pano e coloque-os num lugar quente para dobrar de tamanho, entre 30 e 45 minutos.
Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC. Quando o pão tiver levedado, leve ao forno por cerca de 20-25 minutos ou até ficar douradinho e cozido.
Eu gosto de colocar, no início da cozedura, um pedaço de folha de alumínio a cobrir este tipo de pães para não ficarem muito escuros. Depois quando está quase no final da cozedura, retiro a folha para ficarem douradinhos.
A uns 5 minutos de terminar, salpique o folar com algumas amêndoas laminadas.
Retire do forno e deixe arrefecer por completo em cima de uma rede.


Share:

2 comments

  1. Fiz por duas vezes um folar, ou pão doce, típico da terra do meu marido, saiu-me assim assim... vou tentar fazer outros e este saltou-me à vista.
    Vou fazer, apenas preciso de saber se fermento seco ativo é o vulgar Fermipan, ou se não for, agradeço que me indique cmo o poderei obter.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Manuela,
      o fermento ativo seco é do tipo fermipan sim.
      Espero que este lhe saia bem

      Beijinhos e obrigado
      Marta

      Eliminar