Lulas grelhadas com puré de ervilhas
Encontrar soluções para que os miúdos comam legumes sem refilarem é tarefa árdua por vezes....
O puré com que acompanhei estas lulas teve pelo menos a vantagem de despertar curiosidade... e depois foi um pouco como a publicidade de Fernando Pessoa à Coca-Cola: Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
O puré com que acompanhei estas lulas teve pelo menos a vantagem de despertar curiosidade... e depois foi um pouco como a publicidade de Fernando Pessoa à Coca-Cola: Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Ingredientes:
1kg de lulas limpas
sal e pimenta q.b.
800g de ervilhas
3 dentes de alho
1 cebola
azeite
Preparação:
Comece por arranjar as lulas: lave-as bem e em cima de uma tábua coloque as lulas uma a uma, e comece por puxar os tentáculos de forma a separar do corpo da lula. Corte-as ao meio, no sentido do comprimento e faça incisões horizontais e verticais com uma faca bem afiada. Seque-as bem. Tempere levemente de sal e pimenta e leve a grelhar, no carvão ou em grelhador electrico.
Para o puré, num tacho junte azeite, os alhos e a cebola picados e deixe alourar. Junte as ervilhas, sal e pimenta, e refogue durante 5 minutos. Cubra com água e deixe cozer. Escorra as ervilhas e reduza-as a puré.
Nota: eu reduzi as ervilhas a puré num passador, mas penso que se a tarefa for feita num robô se torne mais fácil. O puré resultante ficou bastante espesso e por isso achei melhor juntar um pouco de leite para amaciar.
Bom apetite!
Fonte: Puré - Continente Magazine setembro 2011
Fonte: Puré - Continente Magazine setembro 2011
9 comments
ADORO LULAS E GOSTEI MUITO DO ASPECTO DAS TUAS.
ResponderEliminarO PURÉ FICA LINDO A CREIO QUE BEM DELICIOSO.
GOSTEI MUITO DA APRESENTAÇÃO.
BOA SEMANA
BJS
Não sou grande fã de ervilhas, mas fiquei com curiosidade em provar o puré. As lulas ficaram com um aspecto delicioso! Bjs
ResponderEliminarEu acho que qualquer criança se sentiria atraída por esse prato... está encantador e apetece mesmo deitar o garfo e a faca.
ResponderEliminarParabens, gostei imenso do conjunto!
Beijinhos
Ficou muito bonita a apresentação mas acho que os meus filhos mesmo assim não lhe tocavam...comia eu!!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Confesso que assim que olhei para as lulas pensei: mas ela come as lulas crúas? Ficaram tão branquinhas! Grelhaste como?
ResponderEliminarDe facto estou curiosa para saber como ficaram com um aspecto tão delicado! Estão fenomenais! Um beijinho!
ResponderEliminarFica uma refeição linda e deliciosa!
ResponderEliminarNunca provei puré de ervilhas mas ando tentada a fazer . As lulas ficaram bem bonitas.
ResponderEliminarUm beijinho e boa semana
Olá,
ResponderEliminarmuito obrigado pelo vossos comentários! :)
Satisfazendo a curiosidade de como grelhei as lulas:
Penso que o corte das lulas é fundamental para lhes dar um toque mais especial (a técnica tirei de um livro do Jamie Oliver), e também permite que elas grelhem mais rápido.
Para as grelhar usei um grelhador eléctrico. Mas seja num grelhador eléctrico ou na brasa (que penso que ainda ficarão mais saborosas) a ideia é não as deixar grelhar muito, porque senão em vez de ficarem tenras, macias e com este aspecto aveludado, ficam tipo elástico e muito secas. Eu pessoalmente gosto muito delas assim, e assim que deixam de ter a cor transparente e passam a estar opacas tiro-as do grelhador.... e são uma delícia!
Espero ter ajudado e espero também que experimentem e depois me digam o que acham!
Beijinhos grandes