Junho é mês de...


Junho é mês de dias grandes e de bom tempo!
Abre a época balnear, enchem-se as esplanadas, estendem-se as mantas no chão para deliciosos piqueniques, aproveitando a natureza e a descontração. Todos os pretextos são bons pretextos para aproveitar ao máximo a luz e o calor.
Junho é também o mês de celebrar os Santos Populares. De norte a sul do nosso país a festa é garantida e os arraiais, os bailaricos e as marchas são um bom pretexto para sairmos de casa e divertirmo-nos. No ar vão pairar certamente os cheiros a sardinha assada e a manjericos!...Seja com que mote for, aproveite este mês e saia de casa.
Com o calor as refeições tornam-se naturalmente mais leves. As saladas e os pratos mais descontraídos passam a ser as refeições preferidas, onde a introdução de legumes e frutas são claramente uma mais valia.
O junho é um mês riquíssimo em frutas e legumes deliciosos: temos os tomates, os pepinos, o feijão verde, os rabanetes e nas frutas temos as nêsperas, as cerejas, os pêssegos, as amoras, os morangos, as framboesas entre tantos outros! Imensas propostas para tornar as nossas refeições ainda mais saborosas..

E este mês escolho precisamente um ingrediente lindo, nutritivo e delicioso!

A linda Framboesa.



E assim, deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de junho, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha Framboesa e a valorize enquanto ingrediente!
Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.
Poderão também identificar a vossa receita com a hashtag #martaingredientofthemonth!






A framboesa fruto da framboeseira, é uma pseudobaga e um fruto agregado, cujo sabor suave e adocicado é utilizado para diversas finalidades, como sorvetes, xaropes, geleias, licores e doces. De acordo com as espécies e as cultivares, a coloração dos frutos varia do amarelo ao preto, incluindo os tons alaranjado, rosa, vermelho claro e intenso e púrpura.
Cada baga com cor diferente tem uma composição única de vitaminas, minerais e antioxidantes.

É um fruto com um sabor inconfundível, mas pouco fácil de encontrar, o que se explica, em parte, pelo facto de ser muito frágil. Dada esta característica, é aconselhável comê-lo logo após a sua compra e, caso isso não aconteça, guardá-lo no frigorífico sem lavar previamente, no máximo durante dois dias. Pode também congelar as framboesas para, mais tarde, preparar purés, doces ou gelados.



Este fruto faz parte do grupo seleto das "frutas vermelhas", que fazem muito sucesso e funcionam como ótimos antioxidantes - além de serem ricas em diferentes tipos de vitaminas.
Favorecem o bom funcionamento cardíaco devido ao seu alto teor de potássio. Também ajudam com os problemas de pressão arterial, prevenindo a hipertensão.
Ajudam na boa formação do feto devido ao seu elevado nível de ácido fólico, também conhecido como B9. É curioso o fato de que as parteiras têm utilizado durante anos, as infusões de folha de framboesa para facilitar o parto, já que estas fortalecem os músculos do útero, ajudando nas contrações.
São ricas em antioxidantes. Contêm antioxidantes como a vitamina C, os caretonoides, ácido elágico e quercetina. Isso as converte em um alimento ideal para combater os radicais livres, contribuindo as framboesas com propriedades anticancerígenas.
Ajuda a manter a saúde dos olhos, pois protege contra a degeneração macular, uma condição que pode levar à cegueira.
Tem uma alta percentagem de fibras, o que ajuda a combater a constipação e outros problemas de trânsito intestinal. É por isso que não são recomendadas nos casos de diarreia e insuficiência renal.
Têm muito poucas calorias, por isso são ideais para se manter na linha.
São ricas em vitaminas B1, B2, B3, B6 e C, assim como em cálcio, ferro, magnésio, hidratos de carbono, ácido fólico e flavonoides.



Fontes:
Wikipédia

Share:

6 comments

  1. E pronto como o prometido é devido cá estou eu com minha 1ª partilha neste mês.
    O mês da framboesa.

    Trago uma deliciosa entrada!
    Alem de saborosa e linda devida a sua cor vibrante.

    https://flor-de-rosmaninho.blogspot.com/2019/06/queijo-camembert-no-forno-com-framboesas.html

    Beijo
    Elsa

    ResponderEliminar
  2. Querida Martinha,
    Não poderia deixar de trazer uma receita para o mês da framboesa!
    Não fosse ela um dos meus frutos vermelhos preferidos!
    Aqui ficam uns deliciosos Muffins de framboesa e sementes de papoila.
    Espero que gostes!

    http://sugar-bites.blogspot.com/2019/06/muffins-de-framboesa-e-sementes-de.html
    ... e como sobremesa esta maravilhosa Mousse de framboesa!

    http://sugar-bites.blogspot.com/2019/05/mousse-de-framboesa.html

    Beijinhos e votos de bom fim de semana
    Paula G.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite. Este mês cá estou eu a participar no desafio. Trago-vos uma bavaroise de framboesa. Espero que gostem.
    Obrigada pela oportunidade.
    http://www.bimbexpress.pt/2019/05/bavaroise-de-framboesa.html

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. E mais uma vez bom dia querida Marta!
    Cá estou eu de novo desta vez com um prato principal.
    Uma deliciosa perna de Pato confitada com molho da nossa rainha do mês. Framboesa!
    https://flor-de-rosmaninho.blogspot.com/2019/06/perna-de-pato-confitada-em-cama-de-pure.html
    Espero que gostes! E deixo a promessa da sobremesa também.
    Beijo grande e votos de um excelente fim de semana!
    Elsa.

    ResponderEliminar
  5. Também não resisti e aqui fica a minha participação com rste fruto silvestre de que tanto gosto. Beijinho. https://www.receitasparafelicidade.com/2019/06/bolo-de-limao-com-framboesas.html?m=1

    ResponderEliminar
  6. E para fechar esta minha participação passo aqui a deixar a sobremesa com a rainha do mês.
    Espero que goste, foi um prazer participar mais uma vez nesta deliciosa rubrica.
    https://flor-de-rosmaninho.blogspot.com/2019/06/mousse-de-chocolate-negro-aquafaba.html
    Beijo
    Elsa

    ResponderEliminar