Bolo de Chocolate & Beterraba {Chocolate & Beetroot Cake}


Há imenso tempo que tinha curiosidade em usar beterraba num bolo. A rubrica veio permitir que essa curiosidade fosse satisfeita e testada.
Este é um bolo de textura densa, húmida, quase que “apundizada” e de sabor intenso. Não há como negar que é feito de beterraba. A união da beterraba com o chocolate é bastante utilizada e percebe-se o porquê; os dois sabores funcionam muito bem e a massa fica com uma intensidade muito boa. O creme de Ricotta e laranja veio trazer alguma frescura a este união de sabores fortes.
Tenho de salientar que não é um bolo para todos os palatos; cá em casa foram mais os que não gostaram, principalmente os mais novos. Não é seguramente um dos bolos que fica no meu top, mas valeu a pena experimentar para poder desmistificar e satisfazer uma séria de dúvidas e curiosidades.





Ingredientes (8-10 porções):
100g de Chocolate de Leite, partido em pedaços pequenos
100g de Manteiga, sem sal aos pedaços
40ml de Água
130g de Farinha de Trigo
150g de Açúcar Amarelo
25g de Cacau em Pó
pitada de Sal
1 Ovo grande
40ml de Buttermilk
160g de Beterraba, crua e descascada, finamente ralada

Creme de Ricota e Laranja:
150g de Queijo Ricotta
Raspa de 1 Laranja pequena
15g de Açúcar em Pó

Ganache de Chocolate:
100ml de Natas Gordas
100g de Chocolate de Leite, partido em pedaços pequenos

Preparação:
Unte bem uma forma de 16cm.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque o chocolate, a manteiga e a água numa tigela refratária sobre uma panela com água a ferver lentamente (não deixe a tigela tocar em água) e mexa até a mistura derreter e ficar homogénea. Reserve e deixe arrefecer.
Misture a farinha, o açúcar, o cacau e uma pitada de sal numa tigela. Peneire a mistura por duas vezes e reserve.
Noutra tigela, bata os ovos e o buttermilk. Junte a beterraba e envolva.
Adicione 1/3 da misture de farinha à mistura de ovo e buttermilk. Depois junte metade da mistura de chocolate. Volte a repetir a operação, acabando com o ultimo 1/3 de farinha.
Leve ao forno cerca de 50-60minutos, ou até que o bolo esteja cozido.
Retire do forno e deixe amornar uns 10 minutos dentro da forma. Desenforme e deixe arrefecer por completo em cima de uma rede.
Enquanto o bolo arrefece, prepare o creme de Ricotta: junte todos os ingredientes numa taça e bata até ficar homogéneo. Coloque a refrigerar até usar.
Prepare também o ganache de chocolate: parta o chocolate em pedaços pequenos dentro de uma taça. Leve ao lume num tachinho pequeno as natas, e deixe levantar fervura. Despeje de imediato as natas em cima do chocolate e mexa até derreter e obter uma mistura lisa e sedosa. Reserve, mexendo de 10 em 10 minutos até arrefecer e engrossar.
Depois de frio, corte o bolo em dois discos. Coloque um dos discos num prato de servir. Espalhe quase a totalidade do creme Ricotta sobre o disco e depois sobreponha o outro disco de bolo. Barre as laterais com o restante creme.
Por fim espalhe o ganache de chocolate por cima do bolo deixando escorrer pelas laterias do bolo.

Tags:

Share:

2 comments

  1. Poderia utilizar chocolate negro culinária em vez de leite? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      claro que sim. Mas uma vez que o chocolate negro tem uma percentagem maior de cacau, talvez seja conveniente ajustar a quantidade de açúcar. Não muito, mas mais um pouquinho ;)

      Obrigado
      Marta

      Eliminar