Gelado de Mascarpone & Nutella {Mascarpone & Nutella Ice Cream}


O último dia de março amanheceu esplendoroso! O perfeito dia de Primavera. A combinar na perfeição com a receita que trago hoje.
Não sou uma moça de gelados. Passo bem sem eles, mas de vez em quando aperta aquela gula por um bom gelado de nata. A combinação que trago é um clássico e percebe-se o porquê. A união de sabores é delicada e harmoniosa.
E então vai um geladinho?






Ingredientes:
175ml de Leite
125g de Queijo Mascarpone
150g de Açúcar
1 Ovo, médio
350ml de Natas, 35% mg
180g de Nutella©
1 c. chá de Extrato de Baunilha
Topping de Chocolate (opcional)
Avelãs, grosseiramente picadas (opcional)

Preparação:
Numa caçarola, aqueça o leite, mas sem deixar ferver.
Enquanto o leite aquece, numa taça junte o Mascarpone, o açúcar , o ovo e bata com uma vara de arames, até obter um creme homogéneo e fofo.
Adicione o leite quente em fio e batendo sempre à gemada. Verta esta mistura na caçarola e leve a lume brando, envolvendo frequentemente, até que o creme engrosse ligeiramente e esteja sedoso e cremoso. Deite o creme numa taça, tape com película aderente e deixe arrefecer por completo.
Numa taça, bata as natas até estarem firmes. Adicione a Nutella, o extrato de baunilha e envolva suavemente. De seguida envolva também o creme de ovos e mascarpone.
Se tiver máquina de fazer gelados, coloque o creme na máquina e siga as instruções do fabricante.
Caso não tenha, como é o meu caso, coloque o creme numa taça ou caixa que possa ir ao congelador. De meia em meia hora retire o gelado do congelador e bata a mistura, de forma a quebrar os cristais de gelo que se vão formando e dessa forma obter um gelado cremoso.
Deverá repetir o processo pelo menos durante 3 a 4 horas.

Na altura de servir, deixe um minuto ou dois, dependo da temperatura ambiente, fora do congelador, e depois sirva com um topping de chocolate e polvilhado com avelãs grosseiramente picadas.

Nota: servi o gelado em copinhos de baunilha com o rebordo mergulhado em chocolate derretido e depois em avelãs picadas.


Share:

2 comments