Bolo de Batata Doce com recheio e cobertura de Mascarpone


Como assim estamos a dia 30? Não pode…
Não gosto de me lamentar e principalmente de me repetir, mas gostava mesmo que os dias fossem mais complacentes comigo. As horas não chegam! E a falta de receitas nota-se.
O que me vale é que quem ainda vai seguindo este blog é gente boa e de um coração gigante e me ajuda a manter esta rubrica ativa, que eu teimosamente insisto em continuar.
É o caso da Carla Rosas, que me mandou esta doce receita, já a pensar na nossa mesa de Páscoa.

Obrigado Carla. Beijinhos enormes





Ingredientes para a massa:
6 ovos à temperatura ambiente;
100g manteiga amolecida;
2 e 1/3 chávena de açúcar amarelo;
3 chávenas de farinha sem fermento;
2 colheres chá fermento;
400g batata doce ralada (usei da laranja);
1 colher chá canela em pó;
1/2 colher café sal;
1 chávena de nozes picadas.


Ingredientes para o recheio e cobertura:
1 pacote de 200ml de natas bem frias;
400g mascarpone;
60g açúcar em pó;
1 colher café de cacau.




Preparação:
Ligar o forno nos 180ºC.
Untar com manteiga duas formas com 20cm diâmetro e polvilhar com farinha.
Picar as nozes.
Peneirar a farinha, o fermento, a canela e o sal para uma taça. Juntar as nozes.
Ralar a batata doce. Cobrir com película aderente.
Amolecer ligeiramente a manteiga.
Bater os ovos com o açúcar até se obter uma mistura bem fofa e volumosa.
Com uma colher de pau juntar a batata doce e envolver bem. Acrescentar a manteiga e misturar. Finalmente juntar os ingredientes secos e envolver bem.
Levar ao forno a cozer a 180º entre 40 a 50 minutos (no caso do meu forno).
Fazer sempre o "teste do palito".
Depois de cozidos deixar arrefecer bem e finalmente desenformar.

Para o recheio / cobertura:

Bater bem as natas com o açúcar em pó. Acrescentar o mascarpone e o cacau. Envolver bem. Reservar no frigorífico até à hora de usar.

Finalmente rechear e cobrir os bolos com o creme de mascarpone.
Polvilhar com nozes picadas (opcional).

Tags:

Share:

0 comments