Risotto de Ano Novo {New Year's Risotto}


Feliz 2019 a todos!

Hoje, no primeiríssimo dia do novo ano, a preguiça imperou. Não sei se se passou o mesmo nas vossas casas, mas por aqui o dia começou bem mais tarde do que é costume e com uma descontração muito acima da média 😊  e apesar de o sol lá fora estar bem convidativo o dia foi todo passado entre paredes. Os miúdos e o meu mais que tudo foram-se entretendo em jogos e pequenas tarefas e eu fui tentando fechar os olhos a alguns temas que claramente precisariam da minha atenção… mas amanhã também é dia. Preguiça, moleza, sofá, descanso, sim faz bem e é muito bom.
O almoço foi a tarefa à qual dediquei mais atenção. No dia de Ano Novo há sempre algumas sobras. Todos os anos vamos reduzindo a quantidade e variedade, mas a verdade é que sobra sempre comida. Usualmente essas sobras acabam por servir de entradas ao primeiro almoço do ano, mas desta vez decidi fazer diferente. Todos os mariscos acabarm num belíssimo e bem saboroso risotto. Foi a refeição perfeita para começar este ano!

Desejo a todos um doce e aromático Ano Novo!







Ingredientes:
1 Cebola, finamente picada
2 dentes de Alho, finamente picados
2 c. sopa de Azeite
1 Tomate pelado e cortado em pedaços pequenos
1 chávena (300g) de Arroz Carnaroli Pato Real©
100g de Miolo de Ameijoa
100g de Carne de Sapateira
400g de Camarão Cozido
150ml de Espumante
1.5lt de Caldo (ver notas)
2 c. sopa Queijo Parmesão, ralado
Coentros frescos, finamente picados
Sal & Pimenta, q.b.


Notas:
Usei sobras de ameijoas à Bulhão Pato, bem como o molho que tinha sobrado. O molho foi coado, e depois misturado ao fumet, que explico a seguir.
Com as cacas e as cabeças do camarão fiz o fumet. Levei 1 litro de água a ferver juntei as cascas e depois triturei grosseiramente com a varinha mágica. Depois foi só coar o liquido, de preferência com um coador de pano.
Juntei os dois caldos de forma a perfazer o 1.5lt que é necessário para a receita.
O caldo deve ser mantido quente.

Preparação:
Num tacho, aqueça o azeite e depois adicione a cebola e os alhos picados. Deixe cozinhar até que a cebola fique mole e translúcida, mexendo frequentemente.
De seguida adicione o tomate e o espumante e deixe cozinhar até reduzir o caldo.
Junte o arroz, e deixe fritar uns minutos, mexendo sempre, para que não peque ao fundo do tacho.
Junte uma porção de caldo quente, suficiente para tapar o arroz.  Ajuste a intensidade do lume de modo a que o arroz ferva lentamente, mas sem que fique em ponto de ebulição, e deixe que absorva o caldo. Vá acrescentando caldo aos poucos; quando já não houver líquido à superfície acrescente mais caldo, e volte a repetir sempre que o arroz já tenha absorvido o que acrescentou anteriormente. Deixe o arroz cozinhar, o que deverá levar cerca de 20 a 30 minutos. Deve mexer constantemente o arroz, só assim este libertará o seu amido, para que no final fique bem cremoso. Retifique os temperos se necessário.
Junte as ameijoas, os camarões partidos em pedaços (reservando alguns para a decoração final) e a carne de sapateira e envolva.
Assim que o risotto esteja pronto, sirva-o de imediato. Distribua pelos pratos de servir, dispondo por cima do arroz alguns camarões e coentros picados. Finalize com um pouco de queijo parmesão ralado.

Bom Apetite!

Share:

1 comments