Salada de Laranja, Funcho & Rúcula {Orange, Fennel & Rocket Salad}


A dupla Laranja & Funcho é um clássico divinal. Esta salada só veio reforçar essa certeza!
Simples e cheia, cheia de sabor. Sem dúvida uma excelente salada para acompanhar qualquer refeição de carne ou peixe, ou simplesmente para degustar sozinha.




Ingredientes (4 pessoas):
Receita BBCGoodFood
1 Bolbo de Funcho
2 Laranjas grandes
1 Cebola Roxa pequena
100g de Rúcula
1 c. de sopa de Azeite
1 c. de sopa de Mostarda

Preparação:
Lave o bolbo de funcho muito bem, corte a rama (se ainda a tiver) e retire a camada exterior. Corte o funcho ao meio, retire o talo grosso no meio e corte em fatias muito finas, com a ajuda de uma faca bem afiada, de uma mandolina ou de um robot de cozinha. Reserve.
Descasque a cebola roxa e corte em fatias muito finas também.
Arranje as laranjas. Com a ajuda de uma faca muito bem afiada, corte as extremidades das laranjas (o topo e o fundo). Coloque a laranja em pé em cima de uma tábua de corte (os cortes das extremidades ajudam no apoio). Corte a casca no sentido do comprimento, retirando toda a película branca que envolve a laranja. Agora que está toda descascada, dá para ver a película que separa os gomos, como uma linha fina. O corte da laranja tem que ser o mais rente possível a esta película, para o lado de dentro, de maneira a retirar os gomos limpos e deixar apenas a película ainda presa à laranja. Este processo convém ser feito tendo por baixo uma taça para poder aproveitar todo e qualquer sumo que se liberte durante o processo.
Num prato de salada coloque a rúcula, seguindo o funcho, os gomos de laranja e termine com a cebola roxa.
Para fazer o molho para a salada, junte o sumo que o corte das laranjas libertou, o azeite e a mostarda. Com um garfo bata bem para emulsionar um pouco. Regue sobre a salada e sirva.

Notas finais:
Não estranhe não haver sal nesta receita. Sim ele não faz falta nenhuma!

Não deite fora as partes que retirou ao funcho. A rama pode usar noutras saladas, como usaria coentros ou hortelã, e a parte mais grossa e exterior pode juntar a outros vegetais para fazer caldo de legumes. (Já juntando num saquinho de congelação e quando tiver vegetais suficientes faço o caldo).

Share:

1 comments