Gratidão..


Gratidão. É com um enorme sentimento de gratidão que chego ao final de 2017.
Grata aos meus poucos, mas fiéis amigos.
Grata aos meus pais. Sempre presentes e disponíveis. Grata pelo seu carinho, amizade e apoio constante e incondicional. Grata por estarem sempre dispostos a serem as minhas cobaias!
Grata pelos e aos meus filhos. Miúdos como eu vos adoro! Mesmo nos dias em que estou rabugenta, aborrecida e implicativa porque vocês às vezes me deixam de cabelos no ar!…
Grata ao meu marido. Por tudo. Por me apoiares sempre. Por seres o meu maior fã. Por me apoiares incondicionalmente. Por seres o meu confidente, o amor da minha vida, o meu mais que tudo, sempre e para sempre.  

Grata por vos ter desse lado. Pelo tudo o que se passou neste blog este ano. Imensa gratidão pelas pessoas maravilhosas que conheci ao longo destes 8 anos. Pelo que evolui enquanto pessoa, blogger e cozinheira.


Muito, muito grata! Um bem-haja a todos e votos de um Natal feliz, cheio de momentos doces e alegres, cheio de gargalhadas e filhós, de sonhos e prendinhas. E de um ano de 2018 pleno de projetos e desejos concretizados!
A todos, um beijinho enorme e até para o ano.  Esta é a ultima publicação deste ano, porque agora é hora de dedicação à família, de virar todas as atenções e mimar os que mais gostamos.
Até para o ano!






Bolo de Amêndoa, Limão e Canela
Receita de Cravo e Canela

Nota introdutória: as peças que usei para decorar este bolo são Gotinhas de Mateus, umas peças lindíssimas, artesanais, feitas com muito amor pela Cláudia e pelo Germano.

Ingredientes para o Bolo:
4 Ovos médios, de preferência biológicos
250g de Açúcar (se não gostar dos bolos muito doces, reduza para 200g)
Raspa de 2 Limões
Sumo de 1 Limão
75ml de Óleo Alimentar
100ml de Leite, à temperatura ambiente
½ c. de chá de Canela em Pó
100g de Amêndoa Moída
150g de Farinha de Trigo T55
1 c. de sopa de Fermento

Preparação do bolo:
Unte e forre o fundo de uma forma com papel vegetal. (Para o bolo das fotos usei uma forma de 14cm e duas de 10cm, mas poderá usar 2 de 14cm)
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Misture as raspas de limão com o açúcar e envolva.
Adicione os ovos e bata até obter uma mistura homogénea.
Junte o óleo e continue a bater.
De seguida, adicione o sumo de um limão e o leite, misturando bem.
Num recipiente à parte, misture a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, a canela e o fermento - e, em seguida, junte-os à massa, envolvendo cuidadosamente.
Leve o bolo a cozer durante cerca de 35-40 minutos. Verifique se está cozido espetando um palito no centro da massa. Estará cozido quando o palito sair completamente limpo, sem massa.
Retire do forno e deixe amornar um pouco dentro da forma. Depois desenforme e deixe arrefecer por completo em cima de uma rede.



Ingredientes Swiss Meringue Buttercream:
3 Claras de Ovo, à temperatura ambiente
230g de Manteiga amolecida (não é derretida!)
150g de Açúcar
1 pitada de Sal
1 c. café de Extrato de Amêndoa

Preparação Swiss Meringue Buttercream:
Nota: O buttercream convém ser feito numa batedeira automática, senão será um processo demorado e bastante cansativo.
Aqueça um tacho com água ao lume - não é preciso muita água, só o suficiente para criar vapor de água, e para que não toque no fundo da taça que vai usar para bater as claras. Na taça da sua batedeira junte as claras, o açúcar e o sal e coloque a taça sobre o tacho – lembre-se que a taça não pode tocar diretamente na água, senão irá cozer as claras. Mexa energicamente com uma vara de arames até o açúcar se dissolver.
Nota: se estiver a usar um termómetro as claras estarão no ponto quando atingir os 60º (para pasteurizar). Sem o termómetro estão no ponto quando, ao esfregar os dedos com um pouco da mistura, já não se sentir os grãos de açúcar.
Transfira de imediato a taça para a batedeira, e comece a bater numa potência média-baixa, aumentando a potência gradualmente até ao máximo e bata as claras até que fiquem brilhantes e formem picos bem firmes, o que deve demorar cerca de 5 a 7 minutos. O tempo deste processo vai variar obviamente de acordo com a potência das vossas batedeiras. O importante é que o merengue fique bem firme.
Antes de juntar a manteiga a taça onde tem o merengue tem de estar completamente fria. Para acelerar o processo pode use um pano húmido ou um saco com gelo, enrolando-o à volta da taça da batedeira.
Quando a taça estiver fria ao toque, e numa velocidade média, adicione a manteiga aos poucos. Vá aumentando a velocidade gradualmente, até ao máximo. Deixe bater, sem parar, por cerca de 10-15 minutos, até obter um creme liso e macio.
Adicione o extrato de amêndoa e volte a bater para misturar.




Ingredientes para o Creme Pasteleiro:
3 Gemas
80g de Açúcar Refinado
20g de Farinha Maizena© (Amido de Milho)
250ml de Leite, de preferência inteiro para um melhor resultado
2 Cascas de Limão

Preparação do Creme Pasteleiro:
Coloque as gemas e o açúcar numa taça grande e, com um batedor de varas, bata até a mistura estar bem incorporada. Atenção para não incorporar ar na mistura.
Adicione a Maizena© e bata até esta estar bem incorporada na mistura de gemas e açúcar. Reserve.
Entretanto, coloque o leite e as cascas de limão num tacho sobre lume médio e aqueça até este querer começar a levantar fervura.
Assim que o leite começar a querer levantar fervura retire-o do lume.
Adicione 2 colheres de sopa do leite quente à mistura das gemas, batendo sempre muito bem com a vara de arames, tendo o cuidado de não "cozer" as gemas.
Adicione o restante leite quente à mistura, em fio, mexendo sempre vigorosamente.
Quando a mistura estiver homogénea, deite-a no mesmo tacho onde aqueceu o leite e, sobre lume médio a baixo e mexendo sempre, cozinhe a mistura por cerca de 8 a 10 minutos, ou até que esta comece a ferver e fique espessa.
Retire o tacho do lume, retire as cascas de limão e transfira a mistura para uma taça.
Tape o creme pasteleiro com película aderente (colada diretamente na superfície do mesmo), a fim de evitar que se forme uma película na superfície do creme.
Reserve, deixando arrefecer completamente antes de usar.




Montagem e decoração:
Com o auxílio de um nivelador de bolos, corte o topo de cada bolo deixando a superfície uniforme. Divida cada bolo em duas partes iguais, de modo a que fique com 4 discos todos da mesma altura.
Espalhe um pouco de buttercream no prato onde vai servir o bolo. Este irá servir de cola.
Coloque um dos discos de bolo no prato ou base e, usando um saco de pasteleiro, faça dois anéis no topo exterior do bolo. Por cima destes dois anéis, e de modo a ficar no centro dos dois, faça um novo anel. No centro do bolo, espalhe creme pasteleiro, de modo a que não ultrapasse a altura dos anéis de buttercream, ou correrá o risco do creme verter para fora.
Sobreponha um segundo disco de bolo comprima ligeiramente.
Volte a repetir a operação que realizou para o primeiro disco, e o mesmo para o terceiro disco de bolo.
Coloque no topo o quarto e último bolo.
Preencha os espaços vazios laterais do bolo com buttercream e, com uma espátula, alise o em toda a volta, até que o buttercream fique uniforme.

Para decoração usei pasta de açúcar branca e dois Anjinhos Gratidão.


Boas Festas!

Tags:

Share:

3 comments

  1. Que o teu Natal tenha sido mágico e 2018 seja um ano pleno de felicidade e saúde, com muitas vitórias á mistura. Sê muito feliz!

    ResponderEliminar
  2. Esse bolo ficou divinal.

    Boas Entradas.
    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/bolo-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
  3. Um 2018 repleto de saúde, alegria, paz, muito amor e muito sucesso é o que te desejo de todo o coração, querida Martinha!
    Beijinhos,
    Paula G.

    ResponderEliminar