Creme de Castanha & Ricotta para duas entradas


Finalmente estou de volta! Os últimos dias têm passado à velocidade luz. Antes do fim do mês investi quase todo o tempo disponível nos testes e experiências em receitas para levar à Feira da Castanha e Paladares de Outono de Trancoso. Foi um fim de semana maravilhoso! Como sempre os Trancosenses receberam-me de braços abertos e com uma generosidade ímpar. E depois de dois dias intensos, tive uma semana difícil profissionalmente e o frio que se instalou fez com que me sentisse bastante cansada, com um sentimento de derrota e sem vontade de fazer quase nada. Mas, entretanto, com a ajuda do calor que emana da minha lareira, a vontade de voltar aqui ressurge e a moleza dos últimos dias vai desaparecendo.
Hoje apresento duas das sugestões que levei a um dos Show Cookings. Umas entradas, em que um mesmo Creme de Castanha & Ricotta ganha destaque em duas apresentações bem diferentes, mas igualmente deliciosas. A versão com enchidos resulta muito bem, já que a sua união do salgado dos enchidos e do doce da castanha funciona muito bem. Já os crostinis, embora mais simples no sabor, deixam que o creme seja claramente o sabor dominante.
Em suma são duas entradas muito simples de fazer e que podem alegrar a vossa mesa. Já a pensar também na nossa mesa de consoada!

Antes da receita só duas notas muito breves: as castanhas que usei para o creme são castanhas assadas em vez de cozidas, pela consistência e pelo sabor. Para as assar, primeiramente descasquei-as e pelei (usando este método) e só depois levei a assar no forno untadas levemente de azeite e temperadas de sal e pimenta. Caso não queiram ter este trabalho, podem perfeitamente usar castanhas congeladas de boa qualidade.

Agora sim a receita 😊  ah e feliz Dia de São Martinho!






Ingredientes:
1 Chouriço Negro
1 Linguiça Moura
1 pão Ciabatta, ou Baguette
3 c. sopa de Azeite
2 dentes de Alho, esmagados
-------
200g de Castanhas Assadas
300g de Chalotas, descascadas e cortadas ao alto finamente
2 c. sopa de Azeite
250g de Queijo Ricotta
3 ou 4 hastes de Cebolinho + 2 para decoração
Sal & Pimenta q.b.
Bagos de romã.

Preparação:
Numa taça coloque as três colheres de sopa de azeite e os alhos picados e mexa para envolver.
Corte o pão em fatias, e pincele generosamente com o azeite de alho, e leve ao forno a tostar. Retire do forno e reserve em ambiente morno.
Asse os enchidos, corte-os em fatias e reserve também em ambiente morno.

Numa frigideira coloque duas colheres de azeite e leve ao lume. Quando o azeite estiver quente junte as chalotas e deixe refogar, até as chalotas estarem cozidas, tenras e ligeiramente douradas. Retire do lume e deixe amornar.
Num processador de alimentos junte as chalotas e as castanhas e processe até obter uma mistura tipo areia. De seguida junte o queijo ricotta e volte a processar até obter um creme liso e homogéneo. De vez em quando pare de processar e, com uma espátula, raspe as paredes do processador. Depois volte a processar. Por ultimo junte o cebolinho picado e pulse só mais uns segundos. Retifique os temperos se necessário.

Retire o creme do processador para um saco de pasteleiro munido de um bico estrela (ou outro a gosto).
De seguida distribua o creme pelos enchidos e pelos crostinis. Salpique os pedaços de enchidos com um pouco de cebolinho e os crostinis com alguns bagos de romã.


Sirva de imediato ainda morno, ou se preferir, sirva depois de frio.


Share:

8 comments

  1. Eu que adoro castanhas já fiquei aqui de água na boca. Deliciosas sugestões e muito bonitas. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah é tão bom Inês. É quase impossível não se gostar!
      Beijoquinhas

      Eliminar
  2. Olá!

    Gostei muito desta receita de creme de castanhas, parece-me ser bastante versátil. E as entradas ficaram mesmo com bom aspecto :)

    Aproveito para te convidar a participar no sorteio de um livro incrível com receitas de doces e sobremesas portuguesas, que está a decorrer no blogue, participa!

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  3. Que delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/dourada-assada-com-esmagada-de-batata-e.html

    ResponderEliminar
  4. cheira-me q a ala masculina cá de casa ia adoraaaaar isto!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) então toca a fazer que é super fácil e delicioso! ;)
      Beijoquinhas

      Eliminar