Pão de Chocolate & Pimenta-Malagueta {Chocolate & Chili Pepper Bread}

Este mês, os desafios da blogosfera, nos quais costumo participar, foram particularmente desafiantes, não tanto ao nível de técnica ou dificuldade, mas em termos de sabor e gosto pessoal.
Senão vejamos: o Sweet World da Lia e da Susana permitiu-me descobrir um doce bastante peculiar, o qual não achei de difícil execução, mas que requer cuidado e dedicação. Em termos de gosto pessoal, seria claramente um doce que me passaria despercebido, não só porque é na sua essência merengue – que não aprecio particularmente – mas também pelo seu aspeto rococó. Contundo foi um doce que me deixou maravilhada pela elaboração e pelo resultado final, ainda que tenha gostado muito mais de o fazer que de o comer.
Depois temos a Ana que, no Nosso Grande Bake Off, nos pede um pão com chocolate…ora logo eu que não sou nada “chocolate lover”… mas muito decidida a não falhar nesta edição fiz um pão de chocolate. Mas não podia ser um simples pão de chocolate. Desafio por desafio, e já que tinha que desafiar também as minhas pupilas gustativas, decidi apostar tudo em dois ingredientes chave que não me seduzem… chocolate e picante. E assim, eis que surge este pão de chocolate e pimenta-malagueta.  Depois de feito e provado só vos posso dizer, que a cada edição gosto mais de participar nestes desafios, porque nos fazem sair da nossa zona de conforto, porque aprendemos imenso, seja novas técnicas ou receitas diferentes, porque nos propõem elaborar receitas que jamais faríamos se não fossem estes desafios, e que no final nos surpreendem imensamente… ou não!  Mas pelo menos chegamos ao fim e podemos afirmar – sim já fiz, conheço, gosto ou não gosto. E a cada nova edição saímos mais enriquecidos e esclarecidos.  Em relação ao pão posso-vos garantir que foi uma alegre surpresa. Não é um pão muito doce, o que me agradou muito, e no qual começamos por ter o sabor do chocolate, na dose certa, e depois experimentamos a explosão do picante! E é fabulosa essa sensação. Não é uma receita consensual, longe disso, mas vale a pena a experiência nem que seja por uma única vez.

Espero que gostem da sugestão e que se sintam tentados a experimentar.





Ingredientes:
Adaptado de 200 Receitas de Pão – Joanna Farrow
250ml de Água
3 c. sopa de Azeite
1 c. chá de Sal
1 ½ c. chá de Flocos de Pimenta-Malagueta
½ c. chá de Canela em Pó
75g de Chocolate Preto (85% de cacau), ralado
1 c. sopa de Cacau Puro em Pó, sem adição de açúcar
350g de Farinha de Trigo T65
50g de Farinha de Milho
2 c. sopa de Mel
1 c. chá de Fermento Biológico Seco

Preparação:
Numa taça, junte a farinha de trigo, a farinha de milho, a canela, o chocolate ralado, o cacau, os flocos de pimenta-malagueta, o sal e envolva bem.
Dissolva o fermento na água morna. Na bancada de trabalho, coloque a mistura de farinha anterior, faça uma cova no centro e coloque a água com o fermento, o mel e o azeite.
Amasse a massa durante pelo menos uns 10 minutos. Poderá ter de adicionar mais água, isso dependerá da qualidade da farinha. A massa deverá ficar elástica e macia.
Amasse em forma de bola e coloque num recipiente polvilhado com farinha. Polvilhe a bola de massa com farinha também, tape com um pano, e reserve num local quente, durante cerca de 2 horas, até que dobre de volume.
Depois da massa levedar, retire-a da taça, e coloque-a sobre a bancada de trabalho levemente enfarinhada, e volte a trabalhar a massa uns minutos.
Coloque a massa numa forma de bolo inglês, previamente forrada com papel vegetal e tape com um pano, deixando levedar outra vez, cerca de 20 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Findo o tempo de levedar a massa, retire o pano e leve ao forno por cerca de 30/40 minutos, até que o pão esteja cozido.
Retire do forno e transfira para uma grade.

Pode servir quentinho ou pode deixar arrefecer por completo, se resistir!

Sugestão: no dia a seguir, torrado e barrado com manteiga é uma delicia.

Share:

7 comments

  1. É muito bom este pão. Tenho o livro e já fiz várias receitas dele, incluindo este. Tem im sabor diferente mas muito suave e não é picante.
    Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah que bom! Eu também adoro este livro! é maravilhoso, e também já experimentei umas quantas receitas.
      Beijinhos grandes
      Marta

      Eliminar
  2. tem logo dois dos meus ingredientes preferidos, lol, chocolate e chilli!!! Mas prefiro a fusão de chocolate com pimentas do que com malaguetas, pela suavidade e pelo perfume frutado dos grãos de pimenta. Tem bom aspecto á brava, até salivei.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheehh nisso então somos completamente diferentes!
      Sabes que pensei que a pimenta rosa deve ficar maravilhosa neste pão!
      Obrigado linda
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  3. sera que pode substituir por flocos de pimenta calabresa? Essa é mais forte que a malagueta? alguem saberia dizer? grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miriam,
      embora não conhecendo a pimenta calabresa, estou em crer que a poderá usar. No entanto não lhe posso assegurar é se deverá ser na mesma quantidade, porque como lhe disse não conheço a pimenta que refere.
      Sei que não fui uma grande ajuda, mas ainda assim espero que experimente este pão.
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  4. Nao paras de me surpreender minha querida! Muito obrigada e vamos ver se ainda consigo fazer qq coisa com milho antes de ir de férias!

    ResponderEliminar