A todas as mães, um dia muito feliz!


Ser mãe é compreender sem recurso a palavras. É deixar a natureza transformarmo-nos.
Ser mãe é ter a dádiva do dar.
Ser mãe tem um significado infinito, é dar amor sem medida, com dedicação total, força, coragem e sabedoria.

Ser mãe é o maior privilégio de ser mulher.






Bolo de Cenoura com Creme Nutella
 {Carrot Cake with Nutella}

Ingredientes para o Bolo:
Adaptado de Ponto de Rebuçado
250g Cenoura
Sumo de ½ Limão
4 Ovos
110g de Manteiga sem sal, derretida
250g Açúcar
250g Farinha de Trigo
1 c. sopa de Fermento Químico
¾ c. chá de Canela em Pó
¾ c. chá de Noz Moscada em Pó
¾ c. chá de Gengibre em Pó
400g de Nutella®

Preparação do Bolo:
Unte e polvilhe com farinha duas formas de 14cm.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça junte a farinha, a noz moscada, a canela, o gengibre e o fermento químico. Envolva muito bem e peneire a mistura. Reserve.
Raspe a pele das cenouras. Parta-as em pedaços pequenos e, num processador de alimentos, processe até obter uma consistência de areia fina.
Coloque as cenouras numa taça, junte o sumo de limão e envolva. Junta as gemas dos ovos, a manteiga e o açúcar e, com uma batedeira, bata muito bem até obter uma mistura homogénea.
Acrescente a mistura de farinha, e mexa até estar bem misturado.
Bata as claras em castelo firme e junte à mistura anterior, envolvendo delicadamente.
Verta a massa pelas formas e leve ao forno cerca de 40 minutos, ou até que esteja cozido. Verifique se está cozido espetando um palito no centro da massa. Estará cozido quando o palito sair completamente limpo, sem massa.
Retire do forno e deixe os bolos amornarem dentro da forma. Depois desenforme e deixe arrefecer por completo em cima de uma rede.



Ingredientes Swiss Meringue Buttercream:
3 Claras de Ovo, à temperatura ambiente
230g de Manteiga amolecida (não é derretida!)
150g de Açúcar
1 pitada de Sal
1 c. café de Noz Moscada em Pó
1 c. café de Canela em Pó
1 c. café de Gengibre em Pó
1 c. sobremesa de Corante Alimentar em Gel Laranja

Preparação Swiss Meringue Buttercream:
Nota: O buttercream convém ser feito numa batedeira automática, senão será um processo demorado e bastante cansativo.
Aqueça um tacho com água ao lume - não é preciso muita água, só o suficiente para criar vapor de água, e para que não toque no fundo da taça que vai usar para bater as claras. Na taça da sua batedeira junte as claras, o açúcar e o sal e coloque a taça sobre o tacho – lembre-se que a taça não pode tocar diretamente na água, senão irá cozer as claras. Mexa energicamente com uma vara de arames até o açúcar se dissolver. 
Nota: se estiver a usar um termómetro as claras estarão no ponto para atingir os 80º. Sem o termómetro estão no ponto quando, ao esfregar os dedos com um pouco da mistura, já não se sentir os grãos de açúcar.
Transfira de imediato a taça para a batedeira, e comece a bater numa potência média-baixa, aumentando a potência gradualmente até ao máximo e bata as claras até que fiquem brilhantes e formem picos bem firmes, o que deve demorar cerca de 5 a 7 minutos. O tempo deste processo vai variar obviamente de acordo com a potência das vossas batedeiras. O importante é que o merengue fique bem firme.
Antes de juntar a manteiga a taça onde tem o merengue tem de estar completamente fria. Para acelerar o processo pode use um pano húmido ou um saco com gelo, enrolando-o à volta da taça da batedeira.
Quando a taça estiver fria ao toque, e numa velocidade média, adicione a manteiga aos poucos. Vá aumentando a velocidade gradualmente, até ao máximo. Deixe bater, sem parar, por cerca de 10-15 minutos, até obter um creme liso e macio.
Adicione a noz moscada, a canela e o gengibre e volte a bater para misturar.
Retire duas colheres de sopa, bem cheias, de buttercream para uma taça e junte o corante alimentar laranja. Mexa até estar bem misturado.



Montagem
Com o auxílio de um nivelador de bolos, corte o topo de cada bolo deixando a superfície uniforme. Divida cada bolo em duas partes iguais, de modo a que fique com 4 discos todos da mesma altura.
Espalhe um pouco de buttercream no prato onde vai servir o bolo. Este irá servir de cola.
Coloque um dos discos de bolo no prato ou base e, usando um saco de pasteleiro, faça dois anéis no topo exterior do bolo. Por cima destes dois anéis, e de modo a ficar no centro dos dois, faça um novo anel. No centro do bolo, espalhe Nutella®, de modo a que não ultrapasse a altura dos anéis de buttercream, ou correrá o risco do creme verter para fora.
Sobreponha um segundo disco de bolo comprima ligeiramente.
Volte a repetir a operação que realizou para o primeiro disco, e o mesmo para o terceiro disco de bolo.
Coloque no topo o quarto e último bolo.
Preencha os espaços vazios laterais do bolo com buttercream e, com uma espátula, alise o em toda a volta, até que o buttercream fique uniforme.
Espalhe um pouco de buttercream cor de laranja nas laterias do bolo e no topo e volte a alisar as laterais, bem como o topo.

Decore o bolo a seu gosto com flores naturais ou fruta.

Tags:

Share:

2 comments

  1. Feliz dia da mãe.
    Adorei o teu bolo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/05/feliz-dia-da-mae-e-umas-bolachas-de.html

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta
    Foi a primeira vez que li a receita do suiss merengue buttercream em portugues o que achei fantástico. Quando criei o meu blog, pensei que a primeira receita seria o primeiro layer cake que fiz para os anos da minha filha pprque no final de conta foi onde tudo começou. O problema é que aprendi tudo em inglês e como é que iria explicar em português? Faltou a coragem...e agora li que afinal não é assim tão dificil de escrever. Se puder ser vou ficar com esta explicação como ponto de partida para qdo pensar em publicar a receita do tal layer cake. Vou confessar que adoro cremes de manteiga e o meu preferido é mesmo o suiss merengue porque não fica tão doce como o buttercream normal e mais sedoso.. Adorei a mistura das especiarias e o bolo está muito bonito!!!
    Beijinhos
    Ana
















    ResponderEliminar