Risotto de Funcho, Favas, Piri-piri & Limão com Camarão by Jamie {Jamie's Broad Bean, Fennel, Chilli & Lemon Risotto With Prawns}


Utilizar os ingredientes de acordo com a sua sazonalidade é cada vez mais um objetivo na minha cozinha e na minha dieta. Poder tirar partido de toda a sua frescura, riqueza de sabor e valor nutricional cada vez me dá mais prazer e satisfação, e é a garantia de conseguir refeições cada vez mais equilibradas, saudáveis e riquíssimas em sabor.
Quando conseguimos juntar a sazonalidade com a certeza de estar a consumir ingredientes produzidos com técnicas amigas do ambiente e respeitando as boas práticas agrícolas, a potencialidade destes ingredientes eleva-se e é mais uma garantia de receitas de sucesso.
A sugestão que trago hoje é a prova inequívoca do que acabei de dizer. No cabaz da PROVE desta semana vinha uma favas tenríssimas e um funcho que o Sr. Pedro tão amavelmente me deu, porque sabe que eu adoro! Juntar os dois ingredientes fresquíssimos, numa receita de um chef que adoro, foi poder colocar este conceito em prática e garantir uma refeição divinal, riquíssima em sabor, fresca, deliciosa.







Ingredientes (2 pessoas):
receita adaptada daqui
1 Cebola
1 Talo pequeno de Aipo
1 Bolbo de Funcho, aparado (reserve alguma rama)
1 dente de Alho, esmagado
1 pitada de Flocos de Malagueta, seca
1 c. sopa de Azeite
100ml de Vinho bRanco
400/500ml de Caldo de Galinha, quente
100g Favas, descascadas e peladas*
Sumo de 1 limão pequeno
100g de Camarões, cozidos e descascados
15g de Queijo Parmesão, ralado
10g de Manteiga

* Eu não sou apreciadora de favas com a pele, e por isso costumo retirar, mas este é um passo opcional, de acordo com o gosto pessoal.

Preparação:
Corte finamente a cebola, o aipo e o funcho. Coloque-os uma frigideira grande e profunda em fogo baixo juntamente com o azeite, o alho, os flocos de malagueta e uma pitada de sal e cozinhe até ficar macio.
Adicione o arroz e cozinhe por 2 minutos ou até ficar translúcido. Adicione o vinho e deixe-o fervilhar.
Junte uma porção de caldo quente, suficiente para tapar o arroz. Ajuste a intensidade do lume de modo a que o arroz ferva lentamente, mas sem que fique em ponto de ebulição, e deixe que absorva o caldo. Vá acrescentando caldo aos poucos; quando já não houver líquido à superfície acrescente mais caldo, e volte a repetir sempre que o arroz já tenha absorvido o que acrescentou anteriormente. Deixe o arroz cozinhar, o que deverá levar cerca de 20 a 30 minutos. Deve mexer constantemente o arroz, só assim este libertará o seu amido, para que no final fique bem cremoso.
Quando o arroz estiver quase pronto junte as favas, o sumo de limão e o camarão, e envolva delicadamente.
Quando o risotto estiver al dente, misture o queijo parmesão e a manteiga, e retifique os temperos se necessário.
Cubra e deixe repousar por 5 minutos antes de servir, com um pouco de rama de funcho no topo e mais um pouco de parmesão ralado na altura.



Share:

4 comments

  1. Adorei esta tua sugestão, os ingredientes agradam-me e muito :)
    Boa Páscoa, beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei imenso Carla, foi sem dúvida uma descoberta deliciosa!
      Receitinha do Jamie nunca desilude 😉
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ok, um risotto do qual eu n gosto de certeza, e eu q pensei ser impossivel de acontecer muahahahaahha!!! Favas e eu somos inimigaaaas, nem o cheiro em cru consigo suportar :(
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que eu também vivi muito tempo com a certeza que não gostava de favas, até que lhes tirei a pele! Se lhes tirar a pele não só ficam mais tenras como não têm aquele sabor e cheiro forte que também não aprecio. Experimenta descascar e depois diz-me o que achaste 😉
      Além disso podes experimentar esta receita sem as favas, deve ficar maravilhoso.
      Beijinhos enormes

      Eliminar