Bolo Battenberg para o Sweet World {Battenberg Cake for the Sweet World Challenge}


O desafio deste mês do Sweet World, da Lia e da Susana, consistia num bolinho lindo de seu nome Battenberg. Este bolinho, segundo consta, foi criado pelos ingleses para celebrar o casamento entre a Princesa Victoria e o Príncipe Louis de Battenberg. Encontram mais alguns pormenores da sua história e algumas curiosidades no blog da Lia.
Apraz-me dizer que este talvez tenha sido o desafio do SW que mais me surpreendeu pela positiva, e no qual não tive percalços. yehhh
É um bolo muito fácil de fazer, apesar de olharmos para ele e pensarmos que é dificilíssimo, tal não é o seu aspeto elegante e requintado. Mas não, não é nada complicado, e quando o acabei fiquei com a sensação de orgulho de mim mesma! Sim, eu fiz este bolinho, que modéstia à parte acho que ficou bem bonito.
E depois é verdadeiramente delicioso. Eu confesso-me uma amante de massapão – apesar de nunca ter feito anteriormente, foi uma estreia absoluta-  e foi exatamente a união da cobertura com a delicadeza do pão de ló que me deliciaram.
Foi um desafio fabuloso, que adorei concretizar, não só pelo bolo que é muito bom, mas por mais uma vez me convidar a sair da zona de conforto, e levar-me a fazer receitas que de outra forma acharia que estava longe de conseguir fazer.

Muito, mas mesmo muito bom!
Espero que desse lado também gostem do resultado final.






Ingredientes Bolo:
175g Manteiga sem Sal, amolecida
175g Açúcar Refinado
3 Ovos, médios
175g Farinha de Trigo, com fermento
Corante Vermelho para culinária, em gel
Raspa de ½ Limão
1 c. sobremesa de Sumo de Limão
50g de Framboesas

Preparação do Bolo:
Pré-aqueça o forno a 170ºC (160°C com ventilação).
Unte uma forma quadrada de 20cm e forre com papel vegetal. Molde o papel vegetal por forma a que a forma fique dividida em dois, ou seja, o papel vegetal deverá forrar a forma de forma a que a mesma esteja forrada com papel em forma de um "T" invertido (como nesta imagem). Reserve.
Num processador de alimentos, pique as framboesas, e depois coe num passador de rede fina, de modo a eliminar as sementes. Reserve.
Coloque uma taça sobre a balança de cozinha e anote o peso. Nessa mesma taça, coloque o açúcar e a manteiga e bata por cerca de 5 minutos, ou até obter uma mistura esbranquiçada e homogénea.
Adicione os ovos, um de cada vez e em simultâneo com uma colher sopa de farinha, batendo bem entre cada adição.
Adicione a farinha restante e misture até estar bem incorporada.
Coloque a taça com a mistura sobre a balança e subtraia ao peso total o peso inicial da taça vazia (anotado anteriormente), o que lhe dará o peso do conteúdo da taça. Divida o peso desse conteúdo ao meio e coloque em taças separadas.
A uma das metades da mistura, adicione o creme de framboesas e um pouco de corante vermelho para culinária. Bata tudo muito bem, até a mistura estar uniforme. Coloque a massa na forma, de um dos lados do papel vegetal e alise a superfície.
À outra metade da massa, adicionar a raspa e o sumo de limão e misture bem, até a mistura estar uniforme. Coloque esta mistura na forma, na outra metade do papel vegetal, e alise bem a superfície.
Leve ao forno por cerca de 30 a 35 minutos, ou até um palito inserido no centro de cada um dos bolos, saia limpo.
Retire do forno e deixe os bolos arrefecerem por completo na forma.




Ingredientes Lemon Curd:
2 Ovos
60ml de Sumo de Limão
Raspa da casca de 2 Limões
60g de Açúcar
60g de Manteiga sem Sal, cortada em cubos e refrigerada

Preparação:
Misture os ovos, o sumo e as raspas de limão, e o açúcar numa taça. Leve ao lume em banho-maria em fogo baixo até engrossar, mexendo sempre.
Remova do banho-maria e, com a ajuda de uma vara de arames, incorpore a manteiga aos poucos até que fique bem homogéneo. A manteiga deve ser acrescentada aos cubinhos lentamente, não colocando muita manteiga de uma vez só, pois a ideia é fazer uma emulsão e deve ser feita aos poucos para que a manteiga incorpore bem.



Ingredientes Massapão:
Receita do blog Lemon and Vanilla (fiz só meia receita)
225g Açúcar em Pó + extra para amassar
175g Açúcar
350g Farinha de Amêndoa (amêndoa moída)
2 Ovos, grandes
½ c. chá de Extrato de Amêndoa
1 c. chá de Sumo de Limão

Preparação do Massapão:
Peneire o açúcar em pó para uma taça.
Adicione o açúcar refinado e as amêndoas e mexa tudo muito bem.
Numa taça à parte, bata os ovos com o extrato de amêndoa e o sumo do limão.
Adicione os ingredientes líquidos aos sólidos e misture tudo muito bem, até que a mistura comece a formar uma bola.
Amasse até obter uma pasta consistente, mas moldável.
Coloque o massapão sobre uma bancada bem polvilhada com açúcar em pó e amasse por 1 minuto ou 2, ou até esta estar macia.
Coloque o massapão na taça, cubra com película aderente e refrigere por, pelo menos, 1 a 2 horas.



Montagem:
Polvilhe a bancada com açúcar em pó e, com a ajuda do rolo da massa, estenda o massapão até obter uma espessura de 3mm e mais ou menos 35 x 25cm de dimensões.
Retire os bolos da forma e corte cada um deles em 2, no sentido do comprimento, por forma a obter 4 retângulos com as mesmas dimensões.
Barre os 4 retângulos de bolo com Lemon Curd, sobrepondo-os, por forma a colá-los uns aos outros, em forma de xadrez.
Forre os 4 quadrados de bolo com o massapão, e com a ajuda de uma faca bem afiada, apare os excessos de massapão, assim como as extremidades exteriores (frente e costas) do bolo, por forma a que o mesmo se apresente como o que veem nas imagens.

Coloque o bolo num prato de serviço e decore a gosto. (Eu decorei com hortelã-chocolate, framboesas, raspas de limão, e algumas flores)






Share:

12 comments

  1. Marta, estamos em sintonia, pois acabei também de publicar o meu Battenberg! :)
    Adoro os sabores do teu, limão e framboesa é uma combinação que me agrada bastante, já experimentei em bolos e é divinal. E depois são sabores que associo a esta estação do ano. E nem vou falar do Lemon curd, sou viciado e acho que fica bem em tudo...lol
    As imagens ficaram lindas e ilustram o quanto de delicioso tem esse bolo.
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois estamos Célio :) :)
      Ahhh limão e framboesa é daqueles clássicos que nunca desilude! E o toque ácido do lemon curd, na minha opinião, ficou de chorar por mais!
      Adorei o teu também, as cores, e os ingredientes que usaste! E as fotos estão lindas, mas isso já não é uma novidade ;)
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. UAU, mulher! Tu deixas uma pessoa sem palavras logo pela manhã! Todo esse cenário está magnífico! Transformaste um bolo simples em algo muito elegante! Lindíssimo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigado Elisabete!
      Este bolo tem esse poder, apesar de ser muito simples é um deslumbre. :)
      Beijinho grande

      Eliminar
  3. só posso dizer que o bolo está mesmo mesmo lindo!!! Fora isso, dificilmente seria um bolo que eu faria, n por o achar complicado, q n acho mm nada, mas pq massapão. detesto, só de pensar já me faz doer os dentes e tudo ahahahah. Já lemon curd, bom, isso é ás colheres mesmo, não posso fazer um frasco que não dẽ cabo dele em 3 tempos eheheh. Ficou mesmo lindo, super elegane e requintado.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ruth,
      já eu sou exatamente ao contrário de ti, adoro massapão! adoro aquele sabor bem intenso a amêndoa, e acho que funciona muito bem neste bolo.
      Eu relação ao lemon curd estamos em sintonia ;)
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  4. Tão lindo que nem tenho palavras, as fotos estão espectaculares e dão logo vontade de provar essa maravilha. A elegância no seu melhor :)

    ResponderEliminar
  5. Que coisa maravilhosa este teu Battenberg querida Marta.
    Amei os sabores, as cores vibrantes, tudo.
    As fotos, de babar e que só apetece lamber o écran.
    Quanto á massapão, eu só comecei a fazer com o SW e olha, adoro fazer e faço sempre esta mesma receita porque sai sempre bem.
    Obrigada minha querida.
    Estou muito grata e feliz com esta tua participação.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Lia eu é que agradeço!
      Foi tão bom e tão compensador fazer este bolinho. Deu-me tanto prazer. E é um bolo verdadeiramente delicioso!
      Mais um desafio SW fabuloso, a todos os níveis.
      Beijoca enorme

      Eliminar
  6. Martinha,
    O teu Batten ficou assim tão mas tão expressivo, cheio de vivacidade e com uma combinação de sabores que vou-te dizer... Top! :D Imagino a delícia.
    Adorei o resultado e mais uma vez Muito Obrigada por estares sempre connosco!

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar