Granola de Baunilha & Amêndoa {Almond & Vanilla Granola}


Como já vos disse na publicação anterior, os meus dias ultimamente não têm sido tranquilos …  sem ser num tom muito queixoso, mas já a queixar-me imeeeeeennso, posso dizer que o fevereiro começou com uma cozinha toda empoeirada, impregnada de um pó fino e branco resultante do corte da pedra de 3 cm da bancada da minha cozinha para poder colocar uma placa de indução nova… como já também tinha dito várias vezes, precisei mudar de forno, e como os comandos do meu anterior fogão, ainda a gás, eram no topo do forno, ao mudá-lo vi-me “forçada” a mudar a placa também. Vai daí que a nova placa não cabia no buraco da pedra onde estava o anterior fogão, e foi preciso cortar 4 pequenos cantinhos… mas foram 4 pequenos cantinhos que encheram de pó cada cantinho da minha cozinha e arredores. Não fora uma vizinha minha e a minha sempre dedicada (e pronta-a-ajudar) mãe, eu não sei o que teria sido da minha vida, uma vez que a delicada operação foi realizada a uma segunda-feira… Mas felizmente já tenho o meu forno lindo, ventilado, cheio de programas maravilhosos, e uma placa de indução fabulosa, prontinhos a realizar muitas e muitas receitas.
Posso-vos adiantar, que no meio da loucura que foi este fim-de-semana, o meu forno e o meu fogão não pararam, e eu, tal “maniac” Julia Child, vivi literalmente na cozinha as 48horas do fim-de-semana, para conseguir trazer umas receitas dignas que fossem para tentar resgatar o fevereiro do descalabro total… não fosse a vossa imensa generosidade, e a mesa deste mês seria bem pobrezinha…

Mas, lamentações à parte, comecei por fazer esta maravilhosa e super aromática granola, à qual o meu filho ficou completamente rendido. Tem sido ele o maior apreciador das granolas que faço, e eu fico bem feliz que ele goste; tranquiliza-me saber que está a comer uns cereais saudáveis e naturais, feitos por mim, com muito carinho e dedicação, sem um monte de “E”s que só fazem mal (ele é o E220+E560+E12568522).

Já existem muitas granolas há venda no mercado, mas eu continuo a preferir fazer em casa, até porque é uma receita tão simples de executar, e que podemos ajustar todos os ingredientes à nossa medida e gosto. Espero que gostem da sugestão e que se sintam tentados a experimentar, porque tenho a certeza que vão adorar!




Granola de Baunilha & Amêndoa
{Almond & Vanilla Granola}

Ingredientes:
2 chávenas de Flocos de Aveia grossos
1 chávena de Arroz Tufado - vejam como fazer aqui, ou podem comprar já tufado…mas caseiro é sempre melhor ;)
½ chávena de Amêndoa Laminada
½ chávena de Mel
2 c. sopa de Óleo de Coco
40g de Sultanas pretas
1 Vagem de Baunilha
1 c. chá de Extrato de Baunilha

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Numa taça grande junte os flocos de aveia, a amêndoa, o arroz tufado, e misture todos os ingredientes.
Num tachinho junte as sultanas, as sementes raspadas da vagem de baunilha, o extrato de baunilha, o óleo de coco e o mel, e leve ao lume só até que o mel e o óleo de coco estejam derretidos. Verta sobre os ingredientes secos e envolva, com uma colher de pau, até que os ingredientes estejam todos bem misturados e impregnados.
Transfira a mistura para um tabuleiro (eu usei o tabuleiro de forno coberto por película de silicone) e leve ao forno cerca de 35-40 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar e ficar tostada de forma homogénea.
Uma vez que esteja seca e com uma cor dourada, retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de guardar. Guarde num frasco hermeticamente fechado.




Nota: Não deitem a vagem de baunilha fora…aproveitem e juntem-na ao vosso frasco de extrato de baunilha!

Share:

12 comments

  1. Não sou fã de granolas, confesso. Mas esta está tão bonita, tão bonita que até me dá vontade de provar!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também achava que não era fã até começar a fazer! Agora adoro!

      Beijocas minha doce e linda bruxinha

      Eliminar
  2. Nem me fales em fornos! Nem obras na cozinha! Eu tenho duas cozinhas, a de casa e uma que fizemos na garagem. A minha cozinha de casa é grande mas o espaço de trabalho é reduzido. Quando comprámos a casa a cozinha já estava feita, só que na minha opinião muito mal pensada! Um quadrado de bancada, fogão, um quadrado de bancada, lava-loiça, um quadrado de bancada, louceiro, um quadrado de bancada! Ou seja, não tem uma bancada grande e espaçosa! Quando quero fazer alguma coisa acabo por ocupar todos os quadrados de bancada, depois as coisas ficam distantes umas das outras, nada prático. Ainda por cima as tomadas são poucas e estão todas mal localizadas. O forno nunca foi bom desde o início. Não dá muito calor e para conseguir fazer o que quer que seja nele é um stress. Depois, não sei como é na tua casa, mas na minha as visitas passam todas pela frente mas vão sempre bater nas traseiras que é a cozinha! Isso deixa-me furiosa! Às vezes quando estamos a cozinhar temos a cozinha de pantanas e detesto receber visitas com a casa desarrumada! Então há uns anos decidimos fazer uma cozinha na garagem pois tinha imenso espaço, assim fica fora mas ao mesmo tempo fica dentro! Mas foi uma coisa improvisada só para desenrascar! Este Natal o pai-natal decidiu pôr a cozinha da garagem como manda a lei! Um tecto asseado, móveis e electrodomésticos novos, tomadas com fartura! Tudo o que uma apaixonada por culinária pode desejar! Ainda não está totalmente pronta pois vai-se fazendo depois do trabalho é assim não rende! Mas está quase! E estou ansiosa por ter o meu novo fogão/forno! Desta vez foi um daqueles semi-industriais, estou farta de brinquedos! Espero que tudo fique pronto antes da Páscoa para eu já fazer o folar no forno novo! Credo, quanto eu já escrevi! Isto para dizer que nesta casa tem reinado o pó! Por mais que eu limpe, o pó entra sempre para casa! E eu detesto obras!
    Eu também adoro granola e recuso-me a comprar! Em casa fica mais barato, podemos fazer dezenas de combinações, podemos controlar as gorduras e açúcares, e o melhor de tudo é que fica sempre ao nosso gosto! Com baunilha fica com um gostinho muito agradável! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao Elisabete, eu só tenho uma cozinha e já me dá chatices que chegue!imagino tu com duas!bolas...
      Gostava tanto de um dia conseguir comprar um forno assim, como deve de ser, mais profissional, mas tive que me contentar com um doméstico mas já bem melhor que o anterior...quem sabe um dia 😊 é tão bom quando temos as coisas ao nosso gosto, pena é termos gostos tão dispendiosos!😉
      Beijocasss

      Eliminar
  3. Ai Marta como te entendo, se há coisa que detesto são obras e pó em casa, mas com um pai carpinteiro é pão nosso de todos os dias e a porta de entrada pela garagem lá logo pra cozinha por isso imagina quantas vezes varro e lavo o chão quando o menino se esquece de tirar as botas... enfim.
    Falando da receita, que maravilha! Tenho que repor o meu stock de granola caseira e esta ficou com um aspecto de bradar aos céus, que delícia! Não me admiro que o teu filho seja fã, eu também seria sem qualquer dúvida!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não deve haver ninguém que goste de obras...é sempre tão desagradável, principalmente para quem tem de limpar! 😉
      Na minha casa também tenho 2 portas de serviço, uma no corredor e outra na cozinha..adivinha lá qual é que usamos mais? 😊 é um desatino sempre...

      Beijocas grandes

      Eliminar
  4. Granola é uma das minhas novas paixões e sempre caseira. Adorei esta :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      também descobri granola há pouco tempo, mas fiquei completamente rendida. Esta é muito aromática, bem ao mesmo gosto, e do meu filhote 😊

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Minha querida, imagino o desespero, pois esse pó branco eu conheço bem e é como que uma praga que se espalha e acumula em todo o lado, mas não há bela sem senão e a bela dessa pare chata, é o facto de teres agora uma cozinha e forno magnificos.
    A granola, amei!!! Amo granola caseira e faço sempre que posso e esta, com tanta baunilha, vai para a minha lista com certeza!!!
    Beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Imagino que tenha sido uma complicação, mas ainda bem que tiveste ajuda da tua mãe e vizinha e conseguiste aguentar a situação :)
    Esta granola ficou uma delícia, também prefiro sempre granolas sem Es :D
    Estou à última da hora a preparar o post para participaaar, já venho aqui deixar o link :P

    ResponderEliminar