Fevereiro é mês de....


E eis-nos chegados a um novo mês! O mais pequenino de todos.
Este mês é muito especial para mim… é o mês dos meus anos (hoje para ser mais exata), e também o mês do aniversário do meu filho mais velho…
Por ser um mês particularmente especial, fiz questão que o ingrediente escolhido fosse um que fosse do agrado de ambos. A escolha foi muito fácil, porque é sem dúvida o ingrediente que o meu filho mais gosta, e que eu aprecio bastante também.  Por isso, é com muito amor e carinho que dedico o fevereiro à Baunilha, e ao meu filho. Ele ainda não sabe da escolha, mas tenho a certeza que vai ficar SUPER feliz, e que vai adorar cada uma das receitas que for feita especialmente para este “Ingrediente do Mês”.
Espero que também gostem da escolha, e que se sintam muito inspirados a trazer receitas deliciosas, com este ingrediente mágico!

Assim, deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de fevereiro, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha baunilha!
Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.
Poderão também identificar a vossa receita com a hashtag #martaingredientofthemonth, criada pela querida Lia para este desafio!
No final do mês, temos a promessa de uma mesa recheada de coisas boas, onde nos vamos poder juntar todos, a celebrar uma paixão que nos une: a culinária!

Boas receitas!





Imagem: www.gourmetsleuth.com


A Baunilha é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídeas do género Vanilla, nativas do México. Originalmente cultivada pelos povos mesoamericanos pré-colombianos, parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520, pelo conquistador espanhol Hernán Cortés.
Existem três principais tipos de baunilha de produção global, todos obtidos de uma espécie encontrada na Mesoamérica. As várias subespécies são Vanilla planifolia, cultivada em Madagáscar, Reunião e outras áreas tropicais do Oceano Índico; Vanilla tahitensis, cultivada no Pacífico Sul; e Vanilla pompona, encontrada nas Índias Ocidentais, América Central e do Sul. A maior parte da baunilha produzida no mundo é da variedade Vanilla planifolia, conhecida como baunilha "Madagáscar-Bourbon", produzida numa pequena região de Madagáscar e na Indonésia.

Photo by Ivo M Vermeulen

A baunilha é a segunda especiaria mais cara, a seguir ao açafrão, devido à mão-de-obra necessária na produção das vagens. Apesar do custo, é muito apreciada pelo seu aroma e sabor, sendo muito utilizada na aromatização de cremes de pastelaria, biscoitos, bolachas, gelados, bavaroise e chocolates, conferindo também um toque subtil e deliciosamente diferente às carnes brancas, como a vitela, desde que empregue com moderação. É igualmente muito usada para fins industriais em perfumaria, aromaterapia e cosmetologia.

Imagem: healthyliving.natureloc.com


Disponível sob a forma de vagem, ou essência, a baunilha deve o seu poder aromatizante à vanilina, uma substância que apenas se revela depois de as vagens serem sujeitas a um processo de fermentação e secagem, que já era praticado pelos Astecas.

Imagem: food.ndtv.com

Agradável ao paladar e olfato de muitos, a baunilha é mais do que um simples aromatizante uma vez que se conhecem diversos benefícios para a saúde:

Propriedades anticancerígenas: A vanilina é um polifenol existente na baunilha, com grande capacidade antioxidante e que já demonstrou inibir o crescimento de células cancerígenas. Os estudos consideram-na uma possibilidade futura para combater e prevenir carcinomas.

Propriedades antioxidantes: O stress oxidativo é responsável por muitas doenças crónicas e como tal, todos os elementos que possam ajudar a neutralizar os radicais livres são benéficos para a nossa saúde. A baunilha e o óleo de baunilha são antioxidantes.

Propriedades antidepressivas: O composto metil vanilina (3 - metoxi - 4 – hidroxibenzaldeído) é responsável pela sensação de prazer e boa disposição após a ingestão de algo com baunilha.

Propriedades relaxantes: nos dias de hoje o que mais procuramos são pequenas coisas que nos ajudem a relaxar. O aroma da baunilha parece ter efeitos relaxantes e calmantes a nível cerebral. Para ajudar a dormir, uma bebida pouco açucarada e quente, aromatizada com um pouco de baunilha, é ótima opção. Acender uma vela de baunilha poderá ser a solução para a próxima vez que quiser descontrair.


Propriedades afrodisíacas: O aroma e sabor da baunilha levam à secreção de hormonas como a testosterona e estrogénios e são responsáveis pela sensação de excitação.

Share:

37 comments

  1. Ahhhh, adoro baunilha!!! É daquelas coisas que só o aroma já me deixa maluca!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou já deixar aqui umas receitinhas, posso?
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/11/cocoa-vanilla-cookies-getting-start-on.html
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/06/tarta-imposible-or-cake-that-nearly.html
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/12/making-it-december-to-remember-winter.html
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/12/making-it-december-to-remember-homemade.html
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/07/that-moment-of-clarity-right-as-you.html
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2015/05/after-i-wrote-down-end-on-last-page-of.html

      ena, se calhar exagerei, mas eu uso baunilha em quase tudo, mesmo á maluca!!! E ainda tenho um bolo para partilhar, tb com baunilha...

      Eliminar
    2. e mais um bolo...
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/02/third-anniversary-rant-and-cake-when.html

      Eliminar
  2. É também dos meus ingredientes favoritos, adoro! Parabéns e que tenhas um dia muito feliz :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Confesso que o ingrediente deste mês me surpreendeu! Eu aqui à espera de uma fruta ou legume e tu revelas a perfumada e maravilhosa da baunilha! Não sei o que vou inventar mas alguma coisa há-de sair!
    Muitos parabéns minha querida! Que tenhas um dia muito feliz e que a vida te sorria sempre. És uma pessoa muito especial, tal como o ingrediente que escolheste para este mês. Um beijo gigante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida,
      também achei que fosse surpreender. Este mês tinha mesmo de ser especial, e nada melhor que a baunilha, pelo menos assim o espero ;)
      Beijo enormmmeeeeeeeeee

      Eliminar
  4. Uma boa escolha, gosto muito do sabor a baunilha.
    Muitos parabéns que tenhas um dia super feliz

    ResponderEliminar
  5. Claro que assim que vi a imagem da baunilha no insta, tive de vir a correr!!!
    Não sabia era que ia ficar tão surpreendida! Muitos parabéns minha querida. Espero que estejas a ter um dia super feliz e mimado e que sejas sempre esse doce de pessoa que és.
    Este mês também é o mês do meu filho (dia 6) e pior isso, um mês especial cá em casa também.
    Quanto à baunilha, pelo nome do meu blogue, deverás deduzir rapidamente que é um dos meus, senão, O meu ingrediente favorito, por isso, este vai ser um mês muito feliz para mim :))).
    Um beijinho linda e continuação de excelente dia para ti,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tinha um "feeling" que ias gostar! ehehe

      Obrigado minha doce. Vou ficar ansiosamente a aguardar as tuas maravilhosas receitas!!
      Beijossss

      Eliminar
  6. Marta queria,

    vim aqui ver qual seria tema deste mês para pensar já na receita e olha duas coisas boas :)
    muitos, muitos parabéns que seja um dia feliz.

    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Primeiramente muitos parabéns querida Marta, espero que tenhas passado um dia muito feliz. Quanto ao ingrediente confesso que fui surpreendida, um ingrediente que adoro mas que sempre foi usado apenas como um pequeno completo em doces. Vou pensar o que posso fazer com ela! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha doce Inês.
      O grande desafio passa exatamente por criar receitas onde a baunilha seja a grande estrela!
      Espero que te sintas inspirada e que consigas trazer uma deliciosa receitinha para a nossa mesa :)
      Beijocas

      Eliminar
  8. Só hoje passei por aqui, por isso só hoje deixo um grande beijinho de parabéns! Espero que tenhas tido um dia maravilhoso! O tema do mês é bem aromático, vai ser outro desafio cheio de êxito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Este mês vou participar Marta :) podia ter participado em Janeiro visto que fiz imensas receitas com tangerina, mas pronto! Este mês está prometido :)
    Beijinhooo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Participação feita! :)
      http://aculpaedadieta.blogspot.pt/2017/02/queques-de-baunilha-e-quark.html
      Espero que gostes! Agora venha o mês de Março que estou super curiosa com o ingrediente!
      Beijinhos!*

      Eliminar
  10. Olá Marta! Em Janeiro não consegui participar :( O mês passou a correr e não consegui passar por aqui tantas vezes quantas gostaria... Bom mas este mês participo! Deixo uma sobremesa para adoçar este nosso mês mais pequeno, um pudim de baunilha com bolacha e doce de frutos vermelhos. Espero que gosets!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2016/05/pudim-de-baunilha-com-bolacha-e-doce-de.html
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaninha,
      A tua sobremesa só pode ser maravilhosa, a avaliar pelos ingredientes usados. A sua união deixa antever uma sobremesa bem deliciosa.
      Obrigado por te juntares à mesa de fevereiro!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Uma ótima escolha, é um ingrediente fantástico! Vou ter de participar :D

    ResponderEliminar
  12. A ver se faço alguma receita nestes últimos dias.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/um-mes-com-mafalda-pinto-leite-e-uma.html

    ResponderEliminar
  13. Olá Marta,
    Estou de volta e venho acompanhada dos meus primeiros cupcakes, são de baunilha e têm uma cobertura de chocolate consistente. Espero que estejam à altura da tua mesa que vejo que já vai ficando bem composta como sempre. :)
    Beijinhos

    http://odaines.blogspot.pt/2017/02/cupcakes-de-baunilha-com-cobertura-de.html
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Querida Marta,
    Aqui fica então a minha primeira sugestão, acabadinha de publicar e que espero que gostes.

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/02/poached-rhubarb-with-vanilla-and-blood.html

    Um beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
  15. http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/02/iogurte-grego-de-baunilha.html

    http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/02/salada-exotica-com-vinagrete-de-baunilha.html

    http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/02/costeletas-de-porco-com-baunilha.html

    ResponderEliminar
  16. Olá Martinha,
    Finalmente estou de regresso ao teu desafio do mês, e confesso que já tinha muitas saudades!
    Trago uma receita bem simples (a recuperação assim o obriga) que fiz para mimar o meu Valentim no passado Dia dos Namorados.
    Foi um verdadeiro sucesso, espero que gostes!
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2017/02/creme-brulee-de-baunilha.html

    Beijinhos,
    Paula G.

    ResponderEliminar
  17. Aqui está espero que gostes :) Um beijinho e bom fim de semana.
    https://anasbageri.com/2017/02/24/baunilha-baumilha-e-a-cooperativa-e-um-bolo-lindo-facil-e-delicioso-para-o-fim-de-semana/

    ResponderEliminar
  18. Aqui fica a minha participação Marta com 3 ingredientes que adoro:queijo, kumquats e baunilha :)
    http://gulosoqb.blogspot.pt/2017/02/tarte-de-queijo-quark-com-baunilha-e.html

    ResponderEliminar
  19. Martinha, cá fica a minha proposta deste mês. É um ingrediente que gosto bastante e contava trazer mais uma proposta, mas pelo andar da carruagem vou-me ficar só por esta.
    Espero que gostes:
    http://www.bastacheio.com/2017/02/trufas-beterraba-coco-baunilha/

    Bjssss grandes

    ResponderEliminar
  20. Querida Marta,
    Confesso que estive quase a desistir de participar, mas eis que as estrelas se alinharam e a receita, embora simples, mas nem por isso menos encantadora, surgiu. Eis a minha participação: http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2017/02/crepe-d-etapioca-e-chocolate-com-queijo.html
    Beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  21. http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/02/gelado-de-baunilha-com-pudim-de-pao-e.html?m=1

    http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/02/pao-de-lo-com-creme-de-baunilha-e.html?m=1

    http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2017/02/cafe-quentefrio-de-baunilha.html?m=1

    ResponderEliminar
  22. http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/2017/02/trufas-raffaello.html que belo ingrediente, com muita pena de não ter conseguido mais receitas este mês...

    ResponderEliminar
  23. Marta querida,

    aqui tens a minha participação, todas elas no fim do tempo.
    http://thatcakesweet.blogspot.pt/2017/02/bolo-invertido-de-laranja-toranja-e.html

    um beijinho grande

    ResponderEliminar
  24. Aqui está a minha participação! Que venha Março :D
    http://cremedeavelas.blogspot.pt/2017/02/queijada-proteica-de-baunilha-com-whey.html

    ResponderEliminar