Bolo Supremo de Baunilha & Framboesa {Vanilla & Raspberry Supreme Cake}


Fevereiro foi um mês muito especial. Mesmo muito. Gostaria que tivesse sido ainda mais especial, especialmente com mais receitas, mas isso é a minha insatisfação constante a falar mais alto que a sensatez, e mesmo tendo a consciência de que o muito nem sempre é sinónimo de bom ou melhor.
Foi um mês de grandes mudanças na minha vida, de grande agitação, mas de momentos de grande alegria. Começou com a celebração do meu aniversário, e termina com a celebração do aniversário do meu filho. 16 anos. Quando conscientizo que tenho um filho com 16 anos, da minha altura, que já faz a barba, pergunto-me como foi possível o tempo passar tão depressa… e que saudades, que saudades plenas de o conseguir segurar dentro dos meus braços, do seu sorriso pleno de uma alegria ingénua e contagiante. Mas vê-lo a caminhar o seu próprio caminho, a traçar os seus objectivos, ainda que de uma forma sempre muito especial e diferente da maioria, deixa-me cheia de orgulho e alegria.

Especial é também o bolo que trago para este final de mês, elaborado com a intenção de ser um bolo que representasse tudo o que gostamos. A decoração a satisfazer o meu gosto pessoal, e os ingredientes bem ao gosto do meu jovem. Resultou num bolo absolutamente divinal, e que na minha opinião foi o mais perfeitinho que fiz até hoje. A receita do bolo não é uma estreia, uma vez que já a repeti em inúmeras ocasiões, mas foi a primeira vez que a fiz com este tipo de apresentação. A massa do bolo é muito perfumada, muito saborosa e leve, com um sabor esplêndido a baunilha. O buttercream também de baunilha e o creme de framboesa completou este bolo de forma sublime.

Espero que gostem, e a todos o nosso obrigado por estarem connosco neste mês de fevereiro!





Ingredientes Bolo Baunilha:
200g de Manteiga sem Sal, amolecida
½ c. de chá de Sal
300g de Açúcar Refinado extrafino*
3 Ovos, à temperatura ambiente
3 Gemas, à temperatura ambiente (guarde as claras para o buttercream)
1 c. sopa de Essência de Baunilha
275g de Farinha de Trigo
2 c. chá de Fermento em Pó
160ml + 1 c. sopa de Leite, morno

* Para obter uma moagem mais fina, coloque o açúcar granulado habitual num procesador de alimentos, e processe até obter um grão mais fino.

Preparação Bolo Baunilha:
Pré aqueça o forno a 170ºC.
Unte 2 formas de 14cm com manteiga e polvilhe de farinha. Reserve.
Num robô de cozinha, ou com a batedeira elétrica, bata a manteiga, o sal e o açúcar até a mistura ficar quase branca, com uma textura fofa, e o açúcar se dissolver.
Acrescente lentamente os ovos inteiros, um de cada vez, batendo até ficar bem misturado antes de adicionar o ovo seguinte. Adicione as gemas, e misture bem, com uma colher de pau ou espátula. Junte também a essência de baunilha.
Noutra tigela, misture a farinha e o fermento, de maneira que este fique bem incorporado, e peneire o conjunto duas vezes.
Adicione um terço da mistura de farinha à de ovo e mexa até tudo estar incorporado. Acrescente metade do leite morno e mexa só até ligar. Repita com o outro terço da mistura de farinha, seguido pelo resto do leite. Por fim, adicione a última parte da farinha e mexa bem até estar completamente ligado.
Distribua a massa pelas formas preparadas e leve ao forno durante 30-35 minutos, ou até que estejam cozidos (verifique a cozedura espetando um palito de madeira no centro do bolo, se sair sem massa agarrada está cozido).
Retire do forno e deixe arrefecer na forma durante uns 10 minutos. Passe uma faca em redor do contorno dos bolos para os descolar e desenforme. Transfira-os para uma rede de arame e deixe arrefecer por completo.



Ingredientes Creme Framboesa:
250g de Framboesas frescas, e mais algumas para a decoração final
75g de Açúcar Gelificante (para compotas)
1 c. sobremesa de Amido de Milho
Sumo de ½ Limão

Preparação Creme de Framboesa:
Num tachinho pequeno coloque as framboesas e o açúcar, e leve a lume médio/baixo. Deixe cozinhar até que as framboesas fiquem moles. Nessa altura passe a mistura por um passador de rede, por forma a eliminar as sementes, e leve de novo ao lume, mantendo sempre em lume baixo. Dilua o amido de milho no sumo de limão e junte 1 ou 2 colheres de compota, e mexa bem. Junte este preparado à compota e deixe a compota engrossar um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer por completo.



Ingredientes Favo de Mel:
75g de Açúcar Branco Refinado
2 c. sopa de Mel
1 c. sopa de Bicarbonato de Sódio

Preparação Favo de Mel:
Nota: fiz só metade da receita.
Deite o açúcar e o mel num tachinho pequeno e leve a lume brando, sem nunca parar de mexer, até o açúcar derreter. Aumente um pouco o lume e deixe borbulhar durante 1 minuto (atenção para não queimar!). Tire o tacho do lume e adicione de imediato o bicarbonato de sódio mexendo rapidamente – a mistura ficará branca e espumosa. De imediato deite num tabuleiro, ou prato, previamente forrado com papel vegetal, e deixe arrefecer até assentar e endurecer.



Ingredientes Swiss Merengue Buttercream de Baunilha:
3 Claras de Ovo, à temperatura ambiente
230g de Manteiga amolecida (não é derretida!)
150g de Açúcar Granulado
1 pitada de Sal
1 c. sopa de Extrato de Baunilha
1 c. café de Baunilha em Pó (usei da Vahiné©)

Preparação Swiss Merengue Buttercream de Baunilha:
O buttercream convém ser feito numa batedeira automática, senão será um processo demorado e bastante cansativo.
Aqueça um tacho com água ao lume - não é preciso muita água, só o suficiente para criar vapor de água, e para que não toque no fundo da taça que vai usar para bater as claras. Na taça da sua batedeira junte as claras, o açúcar e o sal e coloque a taça sobre o tacho – lembre-se que a taça não pode tocar diretamente na água, senão irá cozer as claras. Mexa energicamente com uma vara de arames até o açúcar se dissolver.  Nota: se estiver a usar um termómetro as claras estarão no ponto para atingir os 140º. Sem o termómetro estão no ponto quando, ao esfregar os dedos com um pouco da mistura, já não se sentir os grãos de açúcar.
Transfira de imediato a taça para a batedeira, e comece a bater numa potência média-baixa, aumentando a potência gradualmente até ao máximo e bata as claras até que fiquem brilhantes e formem picos bem firmes, o que deve demorar cerca de 5 a 7 minutos. O tempo deste processo vai variar obviamente de acordo com a potência das vossas batedeiras. O importante é que o merengue fique bem firme.
Antes de juntar a manteiga a taça onde tem o merengue tem de estar completamente fria. Para acelerar o processo pode use um pano húmido ou um saco com gelo, enrolando-o à volta da taça da batedeira.
Quando a taça estiver fria ao toque, e numa velocidade média, adicione a manteiga aos poucos. Vá aumentando a velocidade gradualmente, até ao máximo. Deixe bater, sem parar, por cerca de 10-15 minutos, até obter um creme liso e macio.
Adicione o extrato e o pó de baunilha e volte a bater para misturar.




Montagem:
A montagem do bolo é facilitada se a fizer em cima de uma base giratória, para poder rodar o bolo facilmente.
Com o auxílio de um nivelador de bolos, corte o topo de cada bolo deixando a superfície uniforme. Divida cada bolo em duas partes iguais, de modo a que fique com 4 discos todos da mesma altura.
Espalhe um pouco de buttercream no prato ou base onde vai servir o bolo (este irá servir de cola) e coloque um dos bolos em cima.
Usando um saco pasteleiro, faça dois anéis de butercream no bordo do bolo. No centro coloque um pouco de creme de framboesa, mas que não ultrapasse a altura dos anéis de buttercream, ou correrá o risco do creme escorrer para fora.
Sobreponha o segundo disco de bolo, e comprima ligeiramente. Vá rodando o bolo e ajuste as laterais dos discos de modo a ficarem alinhadas.
Repita a operação que realizou no primeiro disco de bolo, no segundo e terceiro disco.
Coloque no topo o quarto e último bolo.

Barre o topo e preencha os espaços vazios laterais do bolo com buttercream. Com uma espátula, alise o topo do bolo e em toda a volta, até que o buttercream fique uniforme.

Decore o bolo com algumas framboesas, e com o favo de mel grosseiramente partido.


Tags:

Share:

7 comments

  1. Os filhos crescem a uma velocidade alucinante e assustadora! Não me lembro de ter crescido tão depressa! Parabéns ao teu homenzinho! Mas por mais que cresçam, para nós mães, continuam sempre a ser os nossos bebés! O bolo ficou lindíssimo! Como sabes adoro este tipo de bolos em camadas! Ficam muito bonitos e deliciosos! Ai, sou uma gulosa incurável! As fotos estão maravilhosas e encerram da forma mais perfeita a rubrica especial de Fevereiro! Parabéns! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Marta, mais um bolo brutal, lindo que só ele. E esse interior está de cortar a respiração, parabéns a ti pelo bolo e ao filho pelo aniversário. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. EM primeiro lugar parabéns ao teu rapaz, se eu quando olho para o meu que só tem 8 anos penso o que é que aconteceu aqui que ainda há 3 minutos o puto nasceu e agora já lê e faz raciocinios matemáticos mais avançaos que eu, imagino tu!! 16 anos é uma idade fenomenal, digo eu, lol!! EM segundo lugar, esse bolo está LIN-DO!!!! Nem tenho palavras, está LINDÃO mesmo!!! Dá vontade de comer, mas ao mesmo tempo pena de o desmontar!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao filhote e à mãe!! e pelo bolo tão bonito!! as fotos estão espectaculares e o bolo deve ser uma delicia. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Parabéns antes de mais =) o bolo ficou mesmo muito bonito!! Adorei o interior e o exterior, simplesmente fantástico, tal como as fotos.

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Marta,
    Este bolo está de salivar e esse interior e textura, absolutamente magníficos. Apetece comer umas valentes fatias e lamber o écran, lol.
    Um beijinho linda e bom domingo,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Tive de voltar aqui porque com a gula do bolo, estupidamente, esqueci-me do mais importante.
    Parabéns atrasados ao teu menino Marta. Sei bem o que sentes, pois o meu também fez 16 anos dia 6 de Fevereiro e tal como o teu, está maior que eu, já faz a barba e já não quer muitos abraços e beijinhos da mãe, especialmente na rua, lol. Saudades deles pequenos, mas é como dizes, é bom vê-los a delinear objectivos, prioridades de vida e a tomar responsabilidades de gente grande.
    Beijinho linda.
    Lia

    ResponderEliminar