O Bolo Medovik para a 12ª edição do Sweet World.


Incrivelmente já chegámos à 12ª edição do Sweet World. Digo incrivelmente porque realmente me parece que foi ontem que me cruzei com o desafio, e com as maravilhosas Susana e Lia
Participei muito menos vezes do que gostaria, mas de todas as vezes foi uma verdadeira aventura, com muita aprendizagem pelo meio, e de todas as vezes foi um verdadeiro prazer participar.

O bolinho que as mentoras decidiram escolher para celebrar este 1º aniversário do SW, faz jus ao nome do desafio J   sim é mesmo MUITO Sweet J  e cuja história podem ficar a conhecer no blog da Lia.
É um bolo muito simples e rápido de preparar, e talvez tenha sido o que mais facilmente consegui elaborar! Yehhh
Conseguiu conquistar alguns corações cá em casa, mas tenho de confessar que não foi o meu, pelo simples facto de ser um pouco doce de mais para o meu gosto.
Tenho a certeza que a massa não ficou no seu melhor, mas eu continuo a insistir com o meu forno, apesar de ele repetidamente me dar provas que está terrivelmente cansado… mas apesar de todas as condicionantes, não poderia de forma alguma faltar ao aniversário deste desafio que adoro.
Queridas Lia e Susana, muitos parabéns, e que possamos continuar a celebrar muitos mais aniversários.


Notas: para a elaboração do bolo recomendo que vejam o vídeo, cujo link encontram no blog da Lia. Facilmente conseguem perceber todos os passos.
Recomendo ainda que vejam as dicas que a Ana deixou no blog dela. Eu não segui nenhuma delas, porque já tinha feito o meu aquando da publicação do bolo da Ana, mas são dicas muito boas.
Como nota pessoal, acrescento só que não usei a mistura de nozes e aparas toda, sobrou cerca de metade, pelo que sugiro que comecem por processar somente metade da quantidade de nozes e de aparas, e caso necessário, processarem o restante, para evitar desperdícios.








Bolo Medovik

Ingredientes Recheio e Cobertura:
1 Lata de Leite Condensado Cozido
113g de Manteiga, amolecida
1 chávena de Miolo de Nozes

Ingredientes Bolo:
320g de Farinha de Trigo
1 c. sopa de Bicarbonato de Sódio
225g Manteiga, amolecida
85g de Mel, líquido e claro
3 Ovos, grandes
300g de Açúcar Refinado branco



Preparação:
Comece por preparar o creme: coloque o leite creme numa taça, junte a manteiga e bata até obter um creme homogéneo e suave. Tape a taça com pelicula aderente e leve a refrigerar.
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Prepare folhas de papel vegetal, untando-as com manteiga ou spray, e desenhe em cada um delas o molde com a forma que quer dar ao seu bolo, Eu usei como molde uma forma de bolo inglês com 19x9 cm.
Peneire a farinha e o bicarbonato de sódio para uma taça, e reserve.
De seguida, e em banho maria, derreta a manteiga, e de seguida junte o mel. Envolva bem até que o mel esteja derretido. Adicione os ovos e bata, com uma batedeira. Acrescente o açúcar e volte a bater. Por fim junte a farinha e volte a bater até que a massa esteja homogénea. Retire do banho-maria.
Coloque um pouco de massa na forma desenhada no papel vegetal, e com uma espátula ou raspador, espalhe até cobrir todo o desenho (convém que massa saia um pouco para fora). Repita a operação até acabar a massa. (com a forma e as medidas que usei rendeu 14 camadas)
Leve ao forno 6-8 minutos, ou até que a massa esteja douradinha.
Retire do forno e deixe arrefecer.
Vire os pedaços de massa em cima de uma tábua, e retire o papel vegetal. Coloque em cima da massa o molde que usou para desenhar, e recorte, reservando as aparas.
Numa picadora/trituradora, junte as nozes e as aparas do bolo, e triture até obter uma mistura fina.
Para montar o bolo, num prato de servir, alterne camadas de bolo e creme, cobrindo bem a ultima camada e as laterais do bolo. Espalhe por cima e em todo a volta a mistura de nozes.

Como decoração usei nozes caramelizadas com mel.

Share:

7 comments

  1. Que camadas perfeitas tem o teu bolo! Deve ser má verdadeira delícia! Um dia hei-de fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Este bolo é daqueles que visualmente é um encanto, mas que depois em termos de sabor a mim não iria de modo algum agradar. Estavas a queixar-te no blog da Ana de teres de fotografar o bolo á noite, só te digo, as fotos ficaram lindas, evocativas, conheces a série Outlander? Fizeram-me lembrar todo esse ambiente, a sério. Adoro!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Marta, gostei tanto do teu Medovik, assim num formato rectangular! Ficou mesmo lndo. Adorei fazer este bolinho, mas tal como tu também achei um pouco doce demais. Mas uma fatia pequena a acompanhar um café é mesmo uma delícia. É daqueles bolinhos perfeitos para partilhar. :)
    Adorei o teu dark mood, ficaram lindas as fotos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Ai que delicia... quero muito :-P
    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  5. Querida Marta,
    Ter-te a participar no nosso SW, é uma honra e fico sempre de coração cheio com as tuas prestações.
    Olha, é um bolo muito doce sim, embora eu tenha notado que com dias de frigorífico e maturação, ficou ainda mais delicioso e não tão doce como de inicio.
    Adorei o teu formato rectangular e as fotos, como sempre, de sonho!!
    Um beijinho e obrigada minha querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do teu formato, ficou muito giro e elegante e o efeito das camadas resulta muito bem assim :)
    Pena que seja demasiado doce, mas de resto parece perfeito :D

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas palavras, Martinha. E que nos continues a acompanhar, sempre que possível, neste próximo ano, que se espera igualmente desafiante. :) A tua presença é muito querida!
    Estou contigo na opinião sobre o Medovik, também o achei muito doce e enjoativo. É um bolo bem lindo e envolvente mas realmente não me agradou como esperava.
    Adorei o formato e aspecto do teu. Ficou lindo!!!
    Muito Obrigada por mais uma excelente participação.

    Bjinhosss

    ResponderEliminar