Saint Lucia Saffron Buns (Lussekatter), e a 11ª Edição do Sweet World


Finalmente consigo novamente participar no Sweet World, das doces Lia e Susana!
É sempre um prazer imenso participar neste desafio, mas este é ainda mais especial para mim, uma vez que se trata de uns bolinhos de massa lêveda… adoro comer e fazer este tipo de bolinhos, embora às vezes encontre algumas massas verdadeiramente temperamentais… que não é o caso desta. Trata-se de uma massa simples de trabalhar, e bastante agradável.
Uma das características deste tipo de massas, que me agrada particularmente, é o facto de serem leves, fofas e pouco doces, ficando a sua particularidade a dever-se a uma qualquer especiaria, aroma ou cobertura que se use. Estes bolinhos não são exceção a essa regra, ficando o destaque a dever-se ao açafrão e ao cardamomo. E são extremamente agradáveis.
São uns bolinhos excecionais para saborear ainda mornos, quando todos os seus sabores estão no expoente máximo e a sua massa bem leve e fofa. Características que vão perdendo à medida que arrefecem, ou se são deixados de um dia para o outro…

Não ficaram tão perfeitinhos como os da Susana, e na verdade alguns parecem mais “8” do que “S”, facto que julgo estar totalmente relacionado com o meu forno ter decidido que estava na hora da reforma, ao fim de 17 anos a trabalhar que nem um moiro, e já não consigo que este tipo de massa fique com um resultado satisfatório. Não ficaram tão leves e fofos como sei que poderiam ter ficado, mas pelo menos fiquei com a perceção do seu sabor, que é na realidade muito agradável.

Susana e Lia, espero que gostem. J






Ingredientes (15-16 unidades):
Receita adaptada da receita do blogue Basta Cheio
350 ml de Leite
1 c. café de Açafrão em Pó (usei Curcuma)
7g de Fermento Biológico Seco
50g de Manteiga
350g de Farinha de Trigo
150g de Farinha de Trigo Integral
1 c. sobremesa de Cardamomo em Pó
4 c. sopa de Açúcar
1 c. café de Sal Fino
1 Ovo + para pincelar
30-32 Sultanas Pretas (ou cerejas secas, ou arandos…)



Preparação:
Leve o leite a aquecer juntamente com o açafrão. Deixe o leite arrefecer, até ficar bem morno, e dilua o fermento.
Derreta a manteiga, e deixe arrefecer ligeiramente antes de juntar ao leite.
Polvilhe as farinhas, o açúcar, o cardamomo e o sal para um recipiente largo. Adicione o leite e acrescente o ovo, mexendo sempre até obter uma massa uniforme e pegajosa.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada a amasse durante cerca de 5 minutos até ficar macia e elástica.
Coloque a massa novamente no recipiente e tape com um pano. Deixe repousar, numa zona sem correntes de ar, cerca de 1h-1h30m, até duplicar de volume.
Findo este tempo, volte a colocar a massa no balcão, molde-a um pouco em forma de rolo e corte em partes iguais (a olho, ou pesando cada pedaço para uma maior precisão). Esta receita rende cerca de 16 bolinhos.
Molde os pedaços em forma de rolinho comprido e dê-lhes a forma de "S", começando por enrolar as duas extremidades até se encontrarem no centro.
Disponha cada bolinho no tabuleiro de ir ao forno, sobre papel vegetal, e com algum espaço entre eles, e volte a tapar com um pano ou com película aderente ligeiramente untada com óleo. Deixe repousar em local ameno e sem correntes de ar, cerca de 20-30 minutos, para voltarem a levedar e crescer.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Quando os bolinhos tiverem crescido, coloque uma ou duas cerejas secas na dobra do "S", pressionando ligeiramente sobre a massa para que não saltem ao assar. De seguida pincele levemente com ovo batido e leve ao forno, cerca de 15-18 minutos.

Assim que os bolinhos estiverem firmes, douradinhos, e soarem a oco ao toque, retire do forno.

Share:

7 comments

  1. Eu acho que ficaram lindos! E perfeitos, ao contrário do que tu achas! Nós é que vemos sempre defeitos (onde eles não existem) naquilo que fazemos! De sabor imagino que sejam muito bons! Gosto de açafrão, é surpreendente em doces! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. estão tão giros... quero ver se faço este fim de semana ;)
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  3. Ficaram mais bonitos que os meus, deixa que te diga, lol!! Tive dificuldade em moldar a massa, confesso. Mas o sabor, oh meus deuses do valhalla, que coisa deliciosa viciei!! Não usei foi cardamomo que o peste do meu marido detesta, lol!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Esão bem giros. já comia um agora ao meu pequeno-almoço.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/omoleta-de-espinafres-com-queijo.html

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindíssimos, prometo-te eu que vi as fotos e fiquei encantada! Também adoro massas lêvedas, mas a destes bolinhos nunca fiz :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei, Martinha!
    E por mais que não te agradem completamente eu acho que ficaram muito muito bem. Mesmo perfeitinhos e lindos.
    Acho que o meu forno vai pelo mesmo caminho de tão cansado que anda. Já começa a dar sinais de necessidade de reforma. ;)
    Muito Obrigada por te juntares a nós mais uma vez. É sempre um prazer enorme :)

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  7. Querida Marta,
    Não ficaram perfeitinhos?
    Ficaram perfeitíssimos e lindos de morrer, esses "S's" dos Deuses que arruinam com a dieta de qualquer ser humano, lol.
    Obrigada por teres um tempinho para o nosso SW e por seres sempre esse docinho de pessoa que adoro e que espero poder abraçar pessoalmente um dia.
    Um beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar