Dezembro é mês de...


Chegou dezembro. O último mês do calendário. Um mês bem especial, bem emblemático.
Este mês traz as roupas mais quentes, as mantas voltam aos sofás, e as chávenas de chá aquecem estados-de-espírito… as lareiras acendem-se, e o frio lá fora convida a que se procure o aconchego e o conforto do lar.
É o mês do Natal, o mês da família, em que nos juntamos num ambiente carregado de simbolismo, de maior gratidão, de maior sentimento. Somos inundados de um sentimento de maior partilha, de altruísmo, de querer bem.
Quer exista uma ligação religiosa ou não, a verdade é que em quase todos os lares portugueses se festeja esta data cristã. Decora-se a árvore de natal, as ruas enchem-se de decorações e cânticos, e um frenesim alegre de pessoas percorre as lojas à procura do presente especial, daquele que vai arrancar sorrisos; pensa-se nos amigos e familiares, e dá-se especial atenção aos dos pequenotes. Eles anseiam a noite para abrir os presentes como se fosse a única altura do ano em que recebem presentes… Se ignorarmos toda a parte mais consumista da quadra, o Natal é uma data muito especial -  é quando estamos mais despertos para a partilha; a generosidade e a tolerância para com o próximo estão mais presentes, e a bondade que existe em cada um de nós floresce sem resistência…
Os lares vão ganhando luz e cor, e com alguma antecedência, carinho e cuidado, começa-se a planear a ceia de Natal, com o tradicional bacalhau com couves ou o polvo, passando pelo peru ou pelo cabrito; e depois a doçaria, com o nosso tão tradicional bolo-rei, ou as filhós, as rabanadas e os sonhos, os pudins, o arroz doce, a aletria, as azevias, as broas… um sem fim de iguarias! Tudo tem lugar à mesa conforme a região ou tradição.

Com o inicio do mês, renova-se também a rubrica “O ingrediente do mês…”, e neste confesso que tive mesmo muitas dúvidas. Estive muito inclinada para a batata-doce, ou para a romã, ou ainda para as minhas adoradas laranjas..., mas a verdade é que depois de dois meses bastante docinhos, senti-me forçada a escolher um ingrediente mais adequado a receitas salgadas. Assim, e depois de alguns conselhos do meu assessor nestas questões, o Sr. Pedro da PROVE, acabei por me decidir pelas Couves…. e não nos vamos limitar a um tipo de couve…. Receitas com couve-coração, couve-lombarda, couve-de-bruxelas, pak-choi, couve-brócolo, couve-flor, couve-roxa,  e a nossa tão natalícia Couve-Portuguesa, são todas bem-vindas à nossa mesa!




Assim, deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de dezembro, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha Couves! Deixo a variedade ao vosso critério e ao sabor da vossa inspiração e gosto.

Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.
Poderão também identificar a vossa receita com a hashtag #martaingredientofthemonth, criada pela querida Lia para este desafio!
No final do mês, temos a promessa de uma mesa recheada de coisas boas, onde nos vamos poder juntar todos, a celebrar uma paixão que nos une: a culinária!

Boas receitas!



Este mês não me vou alongar sobre as propriedades do ingrediente, uma vez que não se trata de um único…  contudo transversalmente a todas as couves podemos afirmar que têm um excelente perfil nutricional, estando no da lista dos alimentos mais saudáveis do mundo. Riquíssimas em fibras e muito pobres em calorias, são um poderoso alimento.




“9 Saudáveis benefícios ​​da couve:

1.  Ideal para perda de peso! Uma chávena de couve cozida tem apenas 33 calorias, é pobre em gordura e rica em fibras. É definitivamente um carboidrato inteligente.

2.  É um alimento para o cérebro! Está cheio de vitamina K e antocianinas que ajudam a função mental e a concentração. Estes nutrientes também previnem danos nos nervos, melhorando a sua defesa contra a doença de Alzheimer e demência. A couve roxa tem a maior quantidade destes poderosos nutrientes.

3.  Alto teor de enxofre, o mineral da beleza. A couve ajuda a secar a pele oleosa e a acne. Internamente o enxofre é essencial à queratina, uma substância proteica necessária à saúde do cabelo, unhas e pele. 




4.  Ajuda a desintoxicar o organismo! O alto teor de vitamina C e enxofre presentes na couve, eliminam toxinas (radicais livres e ácido úrico), que são as principais causas de artrite, doenças de pele, reumatismo e gota.

5.  Rica em componentes para prevenção do cancro Lupeol, sinigrina e sulforafane estimulam a atividade enzimática e inibem o crescimento de tumores cancerígenos. Um estudo com mulheres mostrou uma redução do cancro da mama quando os vegetais crucíferos, como a couve, passaram a fazer parte da sua alimentação.

6.  Ajuda a prevenir a tensão alta. O alto teor de potássio ajuda a alargar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue.

7.  Couve para as dores de cabeça! Uma compressa quente feita com folhas de couve pode ajudar a aliviar a dor de cabeça. Esmague folhas de couve, envolva num pano e aplique na testa. Além disso, para dores de cabeça crónicas, beba entre 25 e 50 ml de sumo de couve crua por dia.

8.  Ressacas. Já na antiga Roma se usava a couve para curar uma ressaca de álcool.




9.  Anti-inflamatório e regulador de açúcar no sangue. Diz-se que os pigmentos vermelhos naturais da couve roxa reduzem os níveis de açúcar no sangue e aumentam a produção de insulina. Claro que não tem açúcar refinado e muito poucos açúcares simples (glicose e frutose). Tal como a beterraba, estes pigmentos vermelhos da couve roxa têm potentes propriedades anti-inflamatórias.” Fonte: http://medicina-tradicional-chinesa.com/2014/03/16/9-beneficios-surpreendentes-das-couves-para-a

Share:

20 comments

  1. Estava longe de adivinhar o ingrediente!! Canela dizia eu!! :)
    Então para abrir a mesa aqui deixo as minhas sugestões:
    SALSICHAS ENROLADAS EM COUVE CORAÇÃO - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2014/09/salsichas-enroladas-em-couve-coracao.html
    CREME DE COUVE CORAÇÃO - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2015/03/creme-de-couve-coracao.html
    Beijinho e bom feriado!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha, minha querida, muito obrigado pelas tuas participações.
      As salsichas enroladas são um clássico que eu ADOROOOO de paixão, e até faço com alguma regularidade.
      O creme, é daquelas receitas que aquece qualquer coração :)
      Obrigado e espero que o 2017 te traga muitas alegrias!
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. Adorooooo couves!!! Couves de bruxelas são as que mais se consomem cá em casa, adoro, mas a lombarda deve ser mesmo a minha favorita. Já estou aqui a pensar em receitas, vamos ver se consigo mesmo fazer alguma - tenho já uma de couves de bruxelas que o meu puto adora que vou fazer rápidamente!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito de couves, de todas! Mas como previa não vou mesmo poder participar este mês, perdoa-me! Este mês estou muito embrenhada num projeto que iniciei ontem no meu blog. É algo que ando a trabalhar desde Novembro, mas ainda não terminei. Tenho de finalizar estes dias para ter tudo pronto a publicar pois a semana que antecede o Natal é mesmo para esquecer! Mas uma coisa te digo, sei que a proposta deste mês é mais direccionada para salgados, mas ainda gostava de ver receitas doces com couves, havia de ser muito interessante! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro receitinhas com couve. :-)

    Para já deixo-te estas 4 receitinhas mas vou tentar fazer uma antes do Natal para partilhar contigo e partilhar o teu desafio.

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/03/broculos-e-couve-flor-maresia.html
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2012/06/couve-gratinada.html
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/09/tarte-de-grelos.html
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/quinze-dias-com-gordon-ramsey-e-tres.html

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/dia-um-na-cozinha-e-marmelada-de-3.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clarinha!
      Muito obrigado pelas tuas sugestões!
      Votos de um grande Ano Novo!
      Beijocas grandes

      Eliminar
  5. Já tinha visto o tema e gostei muito, adoro couves! Já tenho uma receita em mente para participar :D

    ResponderEliminar
  6. Olha, afinal nem vou conseguir trazer as receitas todas que sonhei, buahahahahahahh, mas aqui tens uma, directamente da minha infância, lol:
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/12/the-toils-of-december-and-dish-for.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e mais uma:
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/12/overload-of-cabbage-for-marta-soup-to.html

      Eliminar
    2. Minha linda, duas receitinhas de sucesso! As salsichas com as couves são um clássico de adoro e que sabem sempre tão bem, e que sem dúvida nos transportam para dias de infância. E o teu caldinho, bom para aquecer alma e o corpo! Perfeitas.
      Beijos e um Feliz 2017!

      Eliminar
  7. http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2016/12/caldo-verde.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha doce, por mais uma vez fazeres questão de marcar presença na nossa mesa! Sei que não deve ter sido nada fácil, o que só torna a tua participação ainda mais especial.
      Votos de um ano Novo muito feliz minha linda
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Quase no fim:
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2016/12/tarte-de-couve-e-batata-doce.html
    Beijinhos um super 2017.

    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ainda muito a tempo!
      Obrigado Carlinha de coração por te teres juntado a esta mesa de Dezembro!
      Beijo enorme

      Eliminar
  9. adoro couves, uso imenso e de todas variedades cá em casa. Deixo algumas sugestões
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/2015/11/couve-branca-salteada-com-beterraba-e.html?m=1




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana e Carla!
      Um excelente 2017 para vocês e obrigado por se juntarem à mesa de Dezembro!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. http://cromasdacozinha.blogspot.pt/2016/01/couve-com-feijao-frade-salteada-em.html?m=1

    ResponderEliminar
  11. http://cromasdacozinha.blogspot.pt/2015/12/bacalhau-de-natal-com-crosta-de-amendoa.html?m=1

    ResponderEliminar
  12. Venho um pouco tarde, mas aqui está :D
    http://cremedeavelas.blogspot.pt/2016/12/sopa-de-lentilhas-saudavel-vegan-sem.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vem a tempo minha linda!!
      Obrigado pela participação na rubrica de dezembro.
      Beijocas enormes

      Eliminar