Novembro é mês de ....


O ingrediente para o mês de novembro não traz surpresa nem muita espectativa… quem acompanha o meu blogue conhece a minha paixão por castanhas, e obviamente a escolha já estava feita há muito tempo.


Julgo que não existe fruto que simbolize mais o outono que as castanhas. É óbvio que temos outros nesta estação igualmente maravilhosos, como a romã, os frutos secos, os dióspiros, os marmelos e muitos mais…, mas na minha opinião é a castanha que mais marca a entrada na estação fresca. O cheirinho a castanha assada inunda as ruas das cidades, e não há casa portuguesa que as dispense cozidas ou assadas, mais que não seja no dia de São Martinho, uma das celebrações que marca o outono e a tradição exige celebrar-se a data com um magusto.

A castanha apesar de ser um fruto sazonal, encontrando-se disponível entre o final de setembro e meados de fevereiro, já se encontra facilmente no mercado todo o ano, descascada e congelada. Podemos ainda desfrutar do seu sabor e tirar partido das características nutricionais usando a castanha pilada ou farinha. Desta forma, podemos facilmente desfrutar do seu sabor característico, e incluí-la mais frequentemente na nossa alimentação diária.


As castanhas são um ingrediente com antiga tradição na culinária portuguesa e que muitas vezes substituiu a batata e o pão em alturas de escassez, tendo dado origem a uma enorme variedade de pratos na gastronomia tradicional.

É um ingrediente muito versátil, podendo ser consumida apenas cozida ou assada, mas também, utilizada como acompanhamento de pratos principais, na confeção de sopas e guisados, e mesmo na produção de pão, sobremesas, bolos e biscoitos. Uma vez que a castanha não tem glúten torna-se uma excelente opção na dieta dos celíacos.



Assim, deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de novembro, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha castanha, seja na sua forma fresca, em compota, ou em calda, ou pilada ou em farinha! Deixo ao vosso critério e ao sabor da vossa inspiração.
Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.
Poderão também identificar a vossa receita com a hashtag #martaingredientofthemonth, criada pela querida Lia para este desafio!
No final do mês, temos a promessa de uma mesa recheada de coisas boas, onde nos vamos poder juntar todos, a celebrar uma paixão que nos une: a culinária!

Boas receitas!







Incluídas habitualmente no grupo dos frutos secos como as nozes, as amêndoas ou as avelãs, que não são exatamente frutos mas antes sementes de frutos secos, as castanhas têm um teor de amido muito superior e uma quantidade de gordura muito inferior ao desses alimentos. É essa diferença no teor de gordura que lhes confere também a grande diferença no que toca ao seu valor calórico. Enquanto que as nozes e similares contêm cerca de 550 a 600 calorias (kcal) por 100 gramas, as castanhas apenas fornecem cerca de 180.

Dos frutos secos a castanha é o único que contém vitamina C, cerca de 50%-60 % da dose diária recomendada, mas que se vai perdendo com o tempo de armazenamento.



Não contém colesterol, aliás como todos os alimentos de origem vegetal.

Possuem quase o dobro do amido das batatas, hidrato de carbono de absorção lenta, o que favorece a sua inclusão na dieta dos diabéticos. No entanto, as castanhas secas, vulgarmente designadas por castanhas "piladas" que têm um teor de água muito reduzido que lhes traz a vantagem de uma muito maior conservação, são menos indicadas para diabéticos uma vez que durante o processo de secagem os amidos vão sendo transformados em açúcares simples, estes sim, mais rapidamente absorvidos pelo sangue.
São um importante fornecedor de fibras alimentares, que ajudam na motilidade intestinal e contribuem para a diminuição do colesterol sanguíneo.



Fonte: http://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=11739&langid=1

Share:

36 comments

  1. Adoro castanhas. Já tenho algumas receitas no meu blogue mas vou ver se crio mais algumas novas e depois junto-me a ti.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/11/dia-um-na-cozinha-e-uma-regueifa-de.html

    ResponderEliminar
  2. É uma boa escolha! Ainda por cima é algo que eu adoro! Infelizmente, como te tinha dito, acho que não vou poder participar. Perdoa-me!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tou tramada contigo, fogoooo!!! Vou tentar, mesmo, vou tentar participar, mas só há uma maneira como eu consigo comer as castanhas, e não sei se vou conseguir este mês obter o ingrediente que as acompanha ahahahahahah!!! Mas gostava de participar, se gostava...
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Tá feito!!!!! Infelizmente as fotos ficaram bem manhosas que já não tinha muita luz na sala á hora em que ficou tudo pronto buahahahahahahahh!!
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/11/remember-remember-fifth-of-november.html

      Eliminar
    2. Tu és qualquer coisa!! Mesmo a detestar castanhas fizeste questão de participar!! Eu não te mereço...nem sei o que te dizer... obrigado. mesmo.
      Beijos minha bruxinha mai linda

      Eliminar
  4. Farei de tudo para participar! Não costumo cozinhar com castanhas, mas gosto muito delas! Vai ser um desafio! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia é essa mesma, o desafio!
      Espero que consiga participar :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Boa tarde, adoro castanhas tambem, pena que aqui no Brasil só se acha em dezembro no meio daquele calorão e eu adoro o outono tambem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celia,

      que pena elas só chegarem em dezembro... seria um enorme prazer poder ter na mesa uma receita vinda do outro lado do oceano!
      Quem sabe noutro mês..
      Beijinhos e obrigado pela visita

      Eliminar
  6. Adoro castanhas, o tema é perfeito! Vou ver se participo, embora só as costume fazer mesmo assadas :)

    ResponderEliminar
  7. Adoro castanhas. Acho-as mesmo viciantes. Venham boas receitinhas ;)
    Beijinhos!!!
    Bimby Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  8. Martinha, eu adoro mesmo castanhas, são uma predilecção! Assadas simples com sal ou cozidas com erva doce, a acompanhar um prato de carne de forno ou em puré, o sabor da castanha é algo que me agrada e muito, é dos meus frutos preferidos desta estação. E nos doces também gosto e por isso venho partilhar estes quadradinhos gulosos, aqui na tua rubrica. Obrigado pela dica da farinha de castanha que ainda não experimentei, mas vou esperar pela oportunidade. Aqui fica então a minha primeira(mas não única, espero) sugestão com castanhas: http://sweet-gula.blogspot.pt/2016/11/quadrados-fofos-de-maizena-e-baunilha.html

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célio,
      como eu te percebo, e como nutro a mesma paixão por este fruto! Adoro castanhas em todas as suas formas, frescas, congeladas, piladas, em compota, em calda, e a minha ultima paixão, em farinha! O seu sabor um pouco terroso e adocicado arrebata-me por completo.
      Obrigado pela tua receita fabulosa e deslumbrante, e com certeza deliciosa.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Marta! Quase me esquecia, mas acho que ainda venho a tempo de partilhar aqui o meu Babka de Castanha e Chocolate. A minha segunda contribuição para a tua mesa de Novembro. ;) Um beijinho.
      http://sweet-gula.blogspot.pt/2016/11/babka-de-castanha-e-chocolate.html

      Eliminar
    3. Ainda a tempo sim Célio! Obrigado :)
      Beijinho grande

      Eliminar
  9. Sempre a esquecer-me de te deixar o link ;) https://anasbageri.com/2016/11/14/magusto-sem-castanhas-querer-e-poder-e-um-bolo-surpreendente/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Surpreendente é a palavra certa Ana!
      Deixas-me sem palavras e de coração a explodir de alegria!
      Um beijo enorme

      Eliminar
  10. Olá Martinha,
    Adoro castanhas das mais variadas formas, até mesmo cruas! É sem dúvida o meu fruto de outono preferido. Já experimentei receitas doces com castanha e gostei bastante, por isso mesmo voltei a experimentar e desta vez fiz um delicioso Brownie de Castanha que ficou uma verdadeira Maravilha. Espero que gostes! http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/11/brownie-de-castanha.html
    Se quiseres podes também levar este lindo Bolo de Castanha que fiz já há algum tempo.
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2015/11/bolo-de-castanha-e-chocolate.html
    Voltarei mais tarde com outra sugestão.
    Beijinhos,

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulinha,

      qualquer uma das receitas é maravilhosa! E as fotos despertam bem os nossos sentidos!
      Obrigado minha doce por te juntares ao novembro
      Beijocas
      Marta

      Eliminar
    2. Martinha, és uma querida!
      Adoro os teus desafios, e como prova disso aqui está mais uma receita com este que é um dos meus ingredientes preferidos de outono.
      Beijinhos
      http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/11/lombinhos-com-castanhas-e-tamaras.html

      Paula G.

      Eliminar
    3. oh minha doce e generosa Paulinha,
      tu é que és uma querida!
      Obrigado por mais esta receita fabulosa e maravilhosa!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Aqui está a minha singela participação:
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2016/11/couve-salteada-com-castanhas.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlinha!
      não acho que a tua receita seja singela. Simples não é necessariamente sinonimo de singela, o que acho que se aplica claramente neste caso. Acho que nunca juntei couve coração com castanhas, mas antecipo o bom que deve ser! e fiquei cheia de vontade de experimentar. Acho que será um acompanhamento perfeito para um belo assado! Já consigo imaginar...
      Obrigado pela tua companhia também no mês de novembro!
      Beijinhos enormes
      Marta

      Eliminar
  12. http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2016/11/compota-rapida-de-castanhas.html

    ResponderEliminar
  13. http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2016/11/mousse-de-castanhas-e-chocolate.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Elisabete por fazeres questão de marcar presença na mesa de novembro! Sei como foi difícil para ti, e por isso, a tua presença é ainda mais especial.
      Beijocas enormes

      Eliminar
  14. Olá Marta! Adoro castanhas e a mim parece-me quase imperdoável não conseguir fazer uma receita nova com castanhas para participar na tua mesa. Mas infelizmente tem sido um mês muito preenchido e que tem passado a correr. Assim e se me aceitares na mesma na tua mesa tenho uma receita antiga para sugerir que ficou deliciosa. Aqui fica ela: http://odaines.blogspot.ro/2013/12/lombo-de-porco-com-castanhas.html
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha doce Inês,
      é mais do óbvio que a tua presença é super bem vinda! E a tua receita perfeita, como te disse no teu blog!
      Obrigado por te sentares ao nosso lado :)

      Beijinhos enormes

      Eliminar
  15. Marta minha fofa, com muita pena minha, cá fica a única sugestão que consegui trazer-te este mês.
    Com todas as condicionantes a que estou sujeita de momento, foi o possível. Espero que gostes. Sai amanhã à noite, mesmo na recta final, mas não podia deixar de participar, como bem calculas.

    http://lemonandvanilla.blogspot.com/2016/11/roast-chicken-with-chestnuts-and.html

    Beijinho querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  16. Cá fica, Martinha!
    Tenho tanta pena do tempo não dar para tudo que queria explorar com castanhas, mas esta receitinha não podia mesmo faltar.
    Espero que gostes!

    http://www.bastacheio.com/2016/11/frango-bruco.html

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda bem que não faltou Susaninha, porque é realmente uma receita fabulosa! Adorei tudo, a história que a acompanha, a receita em si, as fotos, tudo!
      Amei amiga
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  17. http://cromasdacozinha.blogspot.pt/2016/12/compota-de-castanha-sem-acucar.html?m=1
    Deixo a minha sugestão para o rund up de novembro com deliciosas receitas de castanha

    ResponderEliminar