Bochechas de Porco com Cerveja de Castanha {Pork Cheeks with Chestnut Beer}



Esta receita foi adaptada de uma que há muito estava na minha infinita lista de receitas a fazer um dia. Fiz algumas alterações à receita da Manuela do Tertúlia de Sabores, e usei a deliciosa Cerveja Artesanal de Castanha da Amálgama!
Ficaram muito saborosas, a carne muito tenrinha e suculenta, com um delicioso sabor a castanha.
Acho que teria sido uma mais valia ter adicionado algumas castanhas, mas só me lembrei desse pormenor na hora de servir... e as fotos claramente não transmitem o sabor da receita.. ainda me estou a adaptar a fotografar sem luz natural. Mas espero que seja o suficiente para vos inspirar a fazer este prato e a utilizar mais esta forma de consumir e usufruir do sabor da castanha. 








Ingredientes (4 Pessoas):
8 Bochechas de Porco
1 Cerveja de Castanha Amálgama
1 Cebola
2 dentes de Alho
1 folha de Louro Seco
2 colheres de sopa de Água
6 colheres de sopa de Azeite
1 c. chá de Colorau
1 c. chá de folhas de Tomilho fresco
2 c. sopa de Farinha de Castanha  Amálgama
Sal & Pimenta q.b.

Preparação:
Limpe as bochechas de peles e gorduras e tempere com o sal, o colorau, as folhas de tomilho, o louro, os dentes de alho picados, 1 colher de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de água. Envolva tudo muito bem, e deixe repousar por cerca de 2 a 3 horas, ou se preferir de um dia para o outro.
Coloque num tacho o restante azeite, e leve ao lume. Junte a cebola e, depois de translúcida, junte a carne escorrida da marinada, e deixe alourar.
De seguida junte cerca de 150ml da Cerveja de Castanha e a marinada da carne, e deixe cozinhar, tapado e em lume muito brando, durante cerca de duas horas, voltando a carne de vez em quando e regando com mais cerveja se necessário. Quase no final da cozedura, coloque as 2 colheres de sopa de farinha numa taça e vá juntado colheres de sopa do molho da carne, e mexa bem, de forma a não ganhar grumos. Quando tiver um liquido não muito espesso e homogéneo junte à carne e ao restante molho, e mexa. No final a carne deve ficar muito macia e o molho ligeiramente espesso.

Tags:

Share:

4 comments

  1. Gostei da sugestão, só comi uma vez bochechas mas gostei muito.
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  2. Cerveja de castanha?! Essa é nova para mim! Deve ser bastante interessante! E que saudades que eu tenho de comer umas bochechas de porco bem apuradinhas! Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Adoro bochecha!!! Já cerveja de castanha... bom, eu não sou apreciadora de cerveja, confesso, e como tb n vou á bola das castanhas, acho que esta combinação a mim n me seduzia. Mas adoro temperar porco com cerveja normal de malte, fica super macio. Já experimentaste marinar porco c molho de soja? Tb fica super bom!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Essa travessa ficou com um aspeto perfeito :)

    ResponderEliminar