Feira da Castanha e Paladares de Outono de Trancoso 2016

As receitas tardam em aparecer, eu sei.
Este que foi um mês tão desejado pelo ingrediente, tem sido muito preenchido em projetos e atividades, que o tempo para passar as receitas para o papel e fotografá-las tem sido nenhum….
Quem segue a minha conta de Facebook e IG deu conta que o fim de semana passado foi pleno de emoções e bem ativo. Pelo segundo ano estive presente na Feira da Castanha e Paladares de Outono de Trancoso, a convite do Município de Trancoso, e o novembro não poderia ter começado de melhor forma.
Este ano tive não só o prazer de apresentar dois Show Cookings, como ainda recebi o convite para integrar o júri do Concurso Doçaria da Castanha, nas categorias Compotas e Geleias e Bolos e Doces de Colher.
Foram dois dias muito intensos, cheios de alegrias, partilhas, aprendizagens, conversas e amizades. Venho de coração cheio, bem mais rica por todas as trocas de experiência, pelas pessoas fantásticas que conheci e outras que tive o prazer de rever. O ambiente, a sinergia que existe na feira e nas pessoas que lhe dão vida e corpo, faz-nos sentir em casa, como se pertencêssemos a uma mesma família. Trancoso prima pelo bem receber, e fá-lo de uma forma calma, serena e cheia de carinho. Não há como não nos sentirmos como em casa, e na altura do adeus já estamos cheios de saudades.

Este ano nos Show Cookings, apresentei três receitas, usando não só a castanha em fruto fresco, mas também em compota e castanhas em calda, e ainda em farinha, tentando desta forma demonstrar que podemos usufruir do sabor e dos benefícios deste fruto nas suas variadíssimas apresentações/transformações.  Com castanha fresca apresentei um Rolo Folhado de Castanha com Cogumelos e Farinheira; usei castanhas em calda e em compota num Salame de Castanha; e por último, e valorizando a farinha, numa receita muito simples de preparar, preparei umas Madalenas de Castanha. São três receitas muito fáceis de preparar e muito ricas em sabor, que espero trazer-vos muito em breve.
Os showcookings tiveram o apoio dos meus parceiros Sweet Castanea e Amálgama, e para eles vai o meu enorme agradecimento por toda a ajuda e confiança depositada.

Mais uma vez o meu especial obrigado ao Município de Trancoso pelo convite.

E agora, algumas fotos da feira e da minha participação.


Share:

2 comments

  1. Que bom, Marta, ver assim acarinhado o melhor que temos!! Crédito a quem o merece é sempre de encher o coração, e acho até que os castanheiros deste país se deviam levantar e aplaudir a tua energia e talento em divulgares a castanha e os seus variados usos, sinceramente.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei as fotos, parece ter sido um evento fantástico :D

    ResponderEliminar