Gin & Tonic Drizzle Cake


Ao longo destes 7 anos muitos foram os blogues que já segui…. alguns com enorme pena minha foram perdendo a chama que os alimentava, outros foram-se mantendo e/ou crescendo, e outros mesmo acabaram por desaparecer. É um ciclo natural, como em tudo na vida.
Alguns dos blogues que comecei a seguir quando criei o meu, continuam a fascinar-me e a inspirar-me a cada nova publicação. Um desses casos é a padaria da Ana, o Anasbageri.
A par do Tertúlia de Sabores da Manuela, o Anasbageri foi dos primeirinhos blogues que segui, com o fervor de quem está a dar os primeiros passos num mundo completamente desconhecido.  Foi no Anasbageri que participei no primeiro desafio da blogosfera, o “Convidei para Jantar…”, que todos os meses tinha um tema diferente… e os “convidados” podiam ir desde realizadores de Cinema, a cidades do Mundo, ou ídolos musicais, ou “ailavius” – as nossas paixonetas de adolescência, ou um poema! E Ana, minha querida, que saudades do “Convidei para Jantar”…
Mas os tempos mudam, e os projetos e ideias têm de evoluir, e eis que a Ana nos propõe outro desafio: todos os meses, e um pouco à semelhança do que vai acontecendo no programa televisivo Great British Bake Off, fazermos uma receita do tema do episódio do programa.
Este mês o desafio proposto foi fazer um drizzle cake, um bolo muito fofinho e tradicionalmente ensopado numa calda de limão ou outro citrino.

Embora não sendo na versão mais tradicional de um Drizzle Cake, quer em sabor ou forma, não quis deixar de participar no desafio da Ana.

Posso assegurar-vos que há muito que não comia um bolinho que me satisfizesse tanto. É óbvio que tem a vantagem de ter MUITO limão, o que só por si já faria dele uma receita maravilhosa, mas o toque do gin dá-lhe uma intensidade fabulosa. Atrever-me-ia até a dizer que poderia ter levado mais um pouquinho!

Ana espero que gostes deste rebelde Drizzle Cake, e venha mais um desafio!






Bolo
Ingredientes:
250g de Manteiga sem Sal, amolecida
250g de Farinha de Trigo
250g de Açúcar
1½ c. chá de Fermento Químico
¼ c. chá de Sal Fino
Raspa de 3 Limões
4 Ovos, à temperatura ambiente
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte generosamente a forma com manteiga ou use spray antiaderente,  garantindo que todos os cantos da forma ficam bem untados, e reserve.
Peneire a farinha, o fermento e o sal para uma tigela, e reserve.
Noutra tigela, e usando uma batedeira elétrica, bata a manteiga, o açúcar e a raspa dos limões, até obter uma mistura fofa e pálida. De seguida adicione os ovos, um a um, adicione o seguinte só depois do anterior estar bem misturado.
Depois, usando uma colher de pau, adicione a farinha, envolvendo delicadamente.
Verta a massa na forma preparada untada, e bata gentilmente contra a bancada da cozinha para que a massa ficar bem distribuída por todos os cantos do desenho do molde (Coloque um pano dobrado entre o molde e a superfície para evitar danos).
Leve ao forno, durante cerca de 45-50 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia sem massa agarrada.



Enquanto o bolo está no forno, faça o xarope.

Xarope
Ingredientes:
Sumo 2 Limões
30ml de Gin
50ml de Água Tónica
50g de Açúcar
Preparação:
Numa panela pequena junte todos os ingredientes e aqueça a mistura, em lume brando, só até que o açúcar se dissolva por completo.

Retire o bolo do forno, e ainda quente e dentro da forma, faça alguns furos em todo a superfície do bolo, com um palito grande de madeira, e pincele o bolo com o xarope. Deixe o bolo amornar e o liquido ser absorvido pelo bolo, e só depois desenforme para uma rede. Deixe arrefecer por completo.

Se quiser decorar com rodelas de limão desidratadas, prepare da seguinte forma:

Pré-aqueça o forno a 90ºC.
Corte um limão grande em fatias muito finas, e coloque-as num tabuleiro de forno, forrado com folha de silicone (ou papel vegetal).
Leve ao forno durante 45 minutos. Depois polvilhe as fatias generosamente com açúcar em pó, e leve novamente ao forno, até que as fatias estejam secas e estaladiças.
Quando prontas, retire do forno e deixe arrefecer por completo numa rede.

Quando o bolo estiver frio, prepare a cobertura.

Ingredientes:
100g de Açúcar em Pó
1 c. chá de Gin
Sumo de 1 Limão
Preparação:
Junte todos os ingredientes numa taça, e com um batedor de varas, bata até emulsionar a mistura. Deixe repousar, até endurecer um pouco.

Coloque um prato por baixo da rede onde tem o bolo, e regue o topo do bolo com a cobertura. Aproveite a calda que escorrer para o prato e volte a espalhar no topo do bolo.
Decore o centro do bolo com as fatias de limão desidratado, e polvilhe com açúcar em pó.

Se gostar, decore o topo do bolo com a raspa de uma lima.

Share:

5 comments

  1. Vou levar a receita comigo. Adoro gin e adorei a tua ideia a incorporar esta bebida num xarope.
    Ficou líndíssimo o bolo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/macarrao-de-abobora-e-grao.html

    ResponderEliminar
  2. Esse é daqueles bolos que me enche as medidas! Adoro bolos com sabor a citrinos e com um interior assim amarelinho! Acho que já disse que os bolos feitos nessa forma ficam lindos! Ainda por cima é super fácil cortar uma fatia bem direitinha e sempre do mesmo tamanho! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eh lah, isto não fica assim um bocadinho a atirar para o... sei lá, boozy?!?!?!? LOl, não é bolo para crianças, certo? Não sou nada fã de gin, mas esta quantidade loooouca de limão mexe bem comigo, adoro bolos bem limonudos!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Oh Marta, já fiquei a chorar....nem sei o que escrever...nem sei..obrigada! Eu admiro tanto o teu trabalho e também tenho muitas saudades do CpJ mas o mundo dos blogues de culinária mudou muito durante estes anos.... Maravilhosa receita, já te tinha dito, e muito obrigada por participares minha querida.

    ResponderEliminar
  5. Também adoro o blogue da Ana, ela tem um talento incrível e os posts são sempre muito bem escritos! Nem se fala das fotos, sempre de fazer crescer água na boca :D
    Por falar em fotos de fazer crescer água na boca... Adorei esse drizzle cake! Gostei particularmente de como cortaste as fatias exatamente pelos vincos da forma :D

    ResponderEliminar