Coroa de Abóbora e Arando {Pumpkin-Cranberry Swirl Bread}


O Dia Mundial da Alimentação começou a ser celebrado em 16 de outubro de 1981 e, hoje em dia, já abrange mais de 150 países que partilham a preocupação de consciencializar e promover uma reflexão sobre a alimentação a nível mundial e, principalmente, alertar para a necessidade da produção alimentar e para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo.
Comemorar o Dia Mundial da Alimentação é também uma oportunidade para relembrar a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
A par desta celebração em 2006 a Zorra criou um evento, o World Bread Day, que todos os anos une bloggers de todo o mundo na tarefa de cozinhar pão.
Este ano não quis deixar de participar, e assinalo a data com um pão doce, perfeito para acompanhar uma chávena de chá fumegante, e que tem a mais valia de ser de abóbora.
Espero que gostem, e que aproveite ao máximo este dia e o tornem especial.







Receita adaptada daqui
Ingredientes:
Massa
420g de Farinha de Trigo
1 c. chá Canela em Pó
½ c. chá. Gengibre em Pó
2 c. sopa Açúcar Amarelo
½ c. chá de Sal Fino
2 ½ c. chá Fermento Biológico seco
1 Ovo grande
120ml de Água morna
2 colheres de Azeite
150g de Puré de Abóbora
Recheio
60g de Açúcar Amarelo
125g de Arandos desidratados
120ml de Sumo de Laranja Natural
60ml de Água
1 c. sopa de Mel, morno



Preparação:
Na tigela da batedeira equipada com um gancho de amassar, misture 2/3 da farinha, a canela, o gengibre, açúcar amarelo, e o sal, Misture até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Num copo de medição junte o fermento à água morna e mexa bem até o fermento se dissolver por completo. Junte a água à farinha e amasse numa velocidade baixa. Acrescente o ovo, o puré de abóbora e o azeite, e aumente a velocidade da batedeira para uma velocidade média. Bata a mistura até que os ingredientes estejam bem ligados. Comece a adicionar a restante farinha, uma colher de sopa de cada vez, até obter uma massa húmida, mas pouco pegajosa. Reduza a velocidade da batedeira e deixe amassar por uns 5 minutos. Transfira a massa para uma tigela levemente untada com azeite, cubra-a com um pano grosso, e deixe a massa levedar, num local morno e sem correntes de ar, por cerca 2 horas, ou até que a massa dobre de volume.
Entretanto prepare o recheio: misture o açúcar, o sumo de laranja, e a água numa panela pequena, e leve ao lume em fogo médio. Adicione os arandos e cozinhar, em lume brando, mexendo regularmente, até que os arandos amoleçam, e o líquido engrosse ligeiramente. Retire do lume, transfira para uma tigela e deixe arrefecer ou pelo menos amornar antes de usar.
Findo o tempo de levedar, coloque a massa numa superfície levemente enfarinhada, e gentilmente trabalhe-a para retirar o ar. Estenda a massa num retângulo de 40 x 30cm, e espalhe por cima o recheio de arandos, deixando cerca de 1cm em torno das bordas. Enrole a massa a partir de um dos lados mais compridos. Corte o rolo ao meio no sentido do comprimento, e depois entrelace as 2 partes entre si, mantendo a face do corte virada para cima, e comprima as extremidades. Junte as duas pontas, formando a coroa.
Coloque a coroa numa assadeira de barro levemente untada de azeite, ou num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, e deixe a coroa levedar de novo, por cerca de 30 minutos, tapada e num local morno ou pelo menos reservado de correntes de ar.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Findos os 30 minutos, leve ao forno durante cerca de 30/40 minutos, até que a massa esteja cozida e douradinha. A meio da cozedura, se necessário, coloque uma folha de alumínio a tapar a coroa para que não fique queimada.

Quando estiver cozida, retire do forno, e pincele com o mel. Deixe arrefecer por completo antes de servir.

Share:

22 comments

  1. Adoro fazer pão , com abobora nunca fiz, este além de lindo tem um aspecto bem guloso.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São,

      eu adoro todos os processos que envolvem fazer pão. Desde o amassar, ao levedar, ao cozer, acabando no comer. Pão satisfaz-me plenamente. Adoro simplesmente. A abóbora confere um sabor, uma textura e uma húmida muito agradável a este tipo de massas.
      É maravilhoso :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Tenho uma caçarola dessas, nun fiz pão nela, tenho de experimentar! Essa coroa deve ter um sabor bem interessante e delicioso! A abóbora é mesmo versátil, dá para tudo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha doce,
      para as coroas este tipo de caçarola é super prática. A bóbora é um ingrediente muito completo e versátil, sem dúvida, com a mais-valia de ser super saudável.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Marta!
    Gosto tanto de usar a abóbora nos bolos e no pão. Não só porque adoro o sabor, mas porque a abóbora confere uma textura irresistível aos pães e bolos. E assim ficou a tua coroa, irresistível. Eu gosto tanto de massa lêvedas que era capaz de comer metade sozinho (e não, não estou a exagerar) :)
    Ainda este mês espero "visitar-te" no teu desafio mensal.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célio,
      a rubrica do ingrediente tem-me permitindo conhecer outras facetas e utilidades para a abóbora, o que tem sido ótimo. Por exemplo em bolos, a primeira vez que usei foi este ano. Mas ainda estou para descobrir "aquela" receita de bolo com abóbora. Já no pão, a introdução da abóbora na massa é especialmente delicioso.
      Também adoro massas lêvedas.. de fazer e de comer! :)
      Fico muito contente que estejas a planear participar no desafio do ingrediente do mês! Será um prazer enorme poder contar a tua companhia ;)
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  4. Hummm que delícia de coroa.
    Ficou com óptimo aspecto. Adoro pães doces com frutas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/wbd-2016-fogaca-da-feira.html

    ResponderEliminar
  5. Martinha, adoro abóbora nas mais variadas receitas e esta tua coroa de abóbora ficou simplesmente linda!
    Como podes imaginar, não me vou sem antes levar a receita e uma bela fatia para beber com uma chávena de chá.
    Beijinhos e boa semana,

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá doce Paulinha,

      serve de uma ou duas amiga, porque esta coroa está dos deuses ;) Sem dúvida a companhia certa para uma boa e aromática chávena de chá.
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  6. Que pão tão bonito!
    Essas especiarias devem torná-lo super aromático :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      as especiarias fazem o sabor da abóbora sobressair ainda mais, tornado a receita realmente deliciosa.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Bem, oh Marta, isto está mau!! Acabei de almoçar nem há uma hora e já fiquei a babar com esta delicia???? Cá em casa todos os domingos acabam por ser dia do pão, fazemos - bom, ok, faz o marido!! - pão sempre aos domingos, que depois é congelado e dá para a semana inteira!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lolol
      Eu infelizmente já não faço pão tantas vezes como gostava... e tenho muitas saudades do cheirinho que fica na cozinha quando o pão está acabado de fazer... é maravilhoso...
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Querida Marta,
    Amo pão, amo o Dia Mundial do Pão que, anualmente, une tantos bloggers em torno deste que é um alimento básico e ao qual todos deveriam ter direito e amo este teu pão e esta combinação dos deuses. Amei a imagem do insta e amo-o agora mais, depois de ler a receita.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou apaixonadaaaaa por pão...é vicio mesmo :)
      Obrigado minha querida
      Beijinho grande

      Eliminar
  9. Uau... Uma maravilha e tanto Marta. Adoro as tuas receitas. Fotos lindas e inspiradoras.
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  10. I would like to have a piece right now with my coffee! obrigado por participar em World Bread Day 2016

    ResponderEliminar
  11. Olá! Qual é a quantidade de arandos?... Porque a menos que me esteja a escapar, não diz nem nos ingredientes nem na receita.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá J,

      tem toda a razão...grande falha.
      Usei 125g de arandos desidratados.
      Obrigado pelo reparo

      Beijinhos
      Marta

      Eliminar