Bolo de Claras com Creme Queijo de Abóbora {White Sponge Cake with Pumpkin Cream Cheese}


Outubro chegou ao fim. Rapidamente. Muito rapidamente. As expetativas, as exigências e os projetos pessoais foram tantos que senti o tempo claramente a fugir por entre os dedos. Se por um lado por vezes me deixou com aquele desespero de quem não consegue fazer tudo a que se propôs, por outro deixou-me muito feliz! Foi um mês verdadeiramente compensador.
Com um prazer desmedido vi o outono chegar, os dias tornaram-se mais frescos (pelo menos durante uns dias – porque o verão de São Martinho decidiu que este ano faria valer a sua tradição e brindou-nos com uns calorosos dias), chegaram também as primeiras chuvas e o cheirinho delicioso a terra molhada. A hora mudou, tornando os dias mais pequenos, levando-nos a procurar o aconchego e o conforto da nossa casa.
Para além de ser o mês que marca a entrada da estação que mais me agrada, pelas mais variadíssimas razões, este é também o mês em que celebro o aniversário do meu casamento… por isso como poderão calcular, se razões faltassem, bastaria esta para o tornar num mês muito especial para mim.

Neste final de outubro, e mantendo a tradição de encerrar o mês com um bolo com o ingrediente escolhido, trago um bem muito especial. Não é um bolo esplendoroso, daqueles que cortam a respiração, mas é um bolinho carregadinho de carinho e pormenores feitos com muito amor.



Posso começar por destacar as amorosas abobrinhas que estão no topo do bolo. Estas abóboras de croché são da talentosa Joana. Há já algum tempo que tinha intenções de conciliar as criações da Joana com uma receita minha, e este mês a oportunidade surgiu e foi concretizada. Tenho uma admiração muito grande pelo seu trabalho. Acho que tem peças de uma criatividade enorme, e de uma execução sublime, que denotam bem a paixão e o carinho com que elabora cada uma. Felizmente o universo uniu-se e proporcionou que a minha vontade se concretizasse.
Depois tenho de destacar os pratos do bolo, que foram tão carinhosamente construídos pelo meu pai… bastou duas palavras e meia dúzia de dias depois eu tinha as peças, exatamente como as tinha imaginado, e as quais ele executou na perfeição. Para além da sua beleza, são peças exclusivas e carregadinhas de amor e carinho.
E por último, mas não menos importante, temos o bolinho, que embora não sendo um bolo extraordinário, foi feito com muito carinho para complementar todos os outros elementos que marcam esta receita.
Desta vez quis que a abóbora estivesse presente no recheio e não no bolo, e por isso elaborei um recheio de queijo creme com abóbora, que combinou muito bem com a massa simples e muito fofinha de um bolo de claras.
No seu todo, é um bolo muito leve e agradável.
Espero que gostem deste bolinho, e que tenham apreciado este mês tanto como eu!




Amanhã não deixem de ver o Round Up, e a revelação do ingrediente para o mês de novembro!





Nota: comece por preparar o recheio e a cobertura, e reserve no frio até ser necessário na montagem do bolo.

Bolo de Claras
Ingredientes
100g de Manteiga sem Sal, à temperatura ambiente
275g de Açúcar
350g de Farinha de Trigo com fermento
200ml de Leite
1 c. sopa de Óleo
raspa de 1 Limão grande
6 Claras
1 pitada de Sal.
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte levemente e polvilhe com farinha duas formas de 18cm, e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar e adicione a farinha, intercalando com o leite. Acrescente a raspa do limão e depois o óleo. Bata as claras em castelo com a pitada de sal. Adicione, delicadamente, as claras à massa.
Leve ao forno, cerca de 30-45 minutos, ou até que um palito inserido no centro dos bolos saia sem massa agarrada.
Retire do forno, deixe os bolos amornar cerca de 10 minutos dentro da forma. Depois desenforme e deixe arrefecer por completo numa rede.





Cream Cheese de Abóbora
Ingredientes
90g de Puré de Abóbora*, à temperatura ambiente
20g de Manteiga sem Sal, amolecida
110g de Queijo Creme, à temperatura ambiente
½ c. chá de Essência de Baunilha
¼ c. chá de Noz-Moscada em Pó
¼ c. chá de Gengibre em Pó
¼ c. chá de Canela em Pó
1 pitadinha de Sal Fino
15g de Açúcar em Pó
*veja como fazer puré de abóbora aqui
Preparação
Numa tigela média, bata o puré de abóbora, a manteiga amolecida, o queijo creme, a essência de baunilha, as especiarias e o sal com uma batedeira até ficar homogéneo. Reduza a velocidade da batedeira para médio/baixo e adicione o açúcar aos poucos, batendo até o creme estar macio. Reserve no frigorífico.



Cream Cheese para a Cobertura
Ingredientes
150g de Queijo Creme, à temperatura ambiente
150g de Açúcar em Pó
75g de Manteiga sem Sal, à temperatura ambiente
Preparação
Numa tigela média, bata a manteiga e o queijo creme até ficar homogéneo. Reduza a velocidade da batedeira para médio/baixo e adicione o açúcar aos poucos, batendo até o creme estar macio. Reserve no frigorífico.



Montagem
Coloque o creme de queijo simples e o de abóbora em sacos pasteleiro.
Com o auxílio de um nivelador de bolos, corte o topo de cada bolo deixando a superfície uniforme. Divida cada bolo em duas partes iguais, de modo a que fique com 4 discos todos da mesma altura. Eu cortei também o exterior do bolo para retirar a parte dourada dos bolos, mas é opcional. Também reservei o topo cortado dos bolos e esfarelei a parte mais branca, para depois usar como parte da decoração do bolo, mas será um passo também opcional.
Coloque um dos discos de bolo no prato de servir ou numa base, e com o queijo creme simples faça dois anéis na parte mais exterior do topo do bolo. Cubra o restante bolo com o recheio de creme de queijo de abóbora.
Sobreponha o segundo bolo e comprima muito ligeiramente.
Volte a repetir o procedimento anterior com os cream cheese, e também para os restantes discos de bolo.
Barre o topo da ultimo disco e com uma espátula, alise o topo do bolo e em toda a volta, até que fique uniforme.
Leve ao frigorífico durante cerca de 30 a 45 minutos para que o cream cheese fique um pouco mais firme e depois volte a acertar o topo e as laterais do bolo para ficar mais uniforme e liso.
Depois volte a refrigerar por pelo menos 1-2 horas antes de servir.


Decore o bolo a gosto. Eu usei duas decorações, uma com abobrinhas feitas em pasta de açúcar e a outra como já vos falei com as abóboras em croché da Joana.

Tags:

Share:

8 comments

  1. epah, fogo, nem tenho palavras!! Tudo está lindo e perfeito neste set, desde as cores, á luz, o prato de bolo que é LIN-DO!! as abóboras, a decoração, o bolo, o styling, tudo!! De encher a vista e a alma, sinceramente, fiquei siderada com estas fotos!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo! Gostei muito do facto do recheio é que ser de abóbora! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo!! Esse recheio deve ser delicioso!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficou tão lindo! Adorei!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Decoras sempre os teus bolos com coisas tao giras! As bolotinhas e os esquilinhos que o teu pai fez foram tb inesquecíveis!
    Queremos um tema novo! Já estamos em pulgas! Boa semana :)

    ResponderEliminar
  6. Que lindo bolo! Deve ser delicioso! E as fotos estão maravilhosas! Parabéns!💛

    ResponderEliminar
  7. Fico contente por saber que o mês te é tão querido :D
    Não sei porque é que dizes que o bolo não é nada de especial, se eu fizesse um assim não deixava ninguém comê-lo, mandava-o para emoldurar :P Assim tão branquinho e com as camadas tão perfeitas :D
    Fui ver a página que indicaste, 'Joana em Banho Maria', e fiquei perdida com tantas coisas giras que vi por lá. Uau! Essas abóboras pertencem a esse bolo :D

    ResponderEliminar