Bolo de Abóbora & Nozes Pecan {Pumpkin & Pecans Bundt Cake}


Os últimos dias têm sido particularmente animados e cheios de projetos, que em breve espero poder partilhar convosco.
Mas, embora o tempo não estique e sinta que de momento não sobra quase nenhum, não consegui resistir a fazer um bolinho com a minha nova forma Elegant Party da Nordic Ware, que recebi pela através da Lecuine Portugal.
Estava super ansiosa por usá-la!... Não há como resistir à beleza e qualidade destas formas, que têm a inegável qualidade de transformar qualquer simples receita num bolo deslumbrante!  Foi como se o universo se tivesse unido, e de alguma forma eu encontrei uma receita maravilhosa de um bolo de abóbora que ficou lindo de morrer na Elegant Party. Não poderia ter ficado mais feliz com a estreia. Um bolo maravilhosamente aromático, que deixou na minha cozinha um aroma delicioso e irresistível, e que ficou lindo!




Posso garantir-vos que a partir do momento em que usarem a vossa primeira forma Nordic Ware, não vão querer usar outro tipo de formas na vossa cozinha. Não são artigos propriamente acessíveis é certo, mas estarão a adquirir um produto de excelente e comprovada qualidade, que vos vai durar uma vida, e com a certeza que os bolos ficam sempre lindos e perfeitos.
Visitem o Lecuine, e vejam a dezena de artigos para a vossa cozinha, e se quiserem experimentar uma das maravilhosas formas da Nordic Ware com valor acima dos 40€ poderão desfrutar dos portes grátis.





Bolo
Receita daqui
Ingredientes
225g de Manteiga sem sal
200g de Açúcar Mascavado
3 Ovos grandes, de preferência biológicos
2 c. chá de Extrato de Baunilha
350g de Farinha de Trigo
1 ¾ c. chá de Fermento Químico em pó
¾ c. chá de Bicarbonato de Sódio
½ c. chá de Sal Fino
2 c. chá de Canela em Pó
¼ c. chá de Noz-moscada, acabada de moer
⅛ c. chá de Cravo-da-índia em Pó
⅛ c. chá Gengibre em Pó
225g de Iogurte Natural, sem açúcar
245g Puré de Abóbora*
½ chávena de Nozes Pecan grosseiramente picadas
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Unte bem uma forma com manteiga e polvilhe com farinha, ou então use spray.
Numa tigela grande peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, as especiarias e sal. Reserve.
Na tigela da batedeira equipada com acessório da pá, bata a manteiga em velocidade média por 1-2 minutos ou até adquirir uma textura cremosa e suave.
Em seguida, adicione o açúcar e continue batendo em velocidade média-alta por 3-4 minutos ou até que a mistura tenha uma consistência macia e pálida.
Adicione os ovos, um por um. Não adicione o seguinte até que o anterior não esteja completamente incorporado na massa completamente. De seguida adicione o extrato de baunilha e misture bem até obter uma mistura uniforme. Com uma espátula de silicone raspe os lados da tigela e o fundo para que a mistura fique o mais homogénea possível.
Em seguida, adicione os ingredientes secos, alternando com o iogurte, da seguinte forma: de ingredientes secos, ½ do iogurte, de ingredientes secos, restante iogurte e por último a restante farinha, batendo apenas o suficiente para que os ingredientes estejam misturados.
Retire a tigela da batedeira e por fim adicione o puré de abóbora. Misture, com uma colher de pau, até estar uniformemente distribuído por toda a massa, mas sem exagerar para manter a massa macia.
Verta a massa na forma preparada untada, e bata gentilmente contra a bancada da cozinha para que a massa ficar bem distribuída por todos os cantos do desenho do molde (é preferível colocar um pano dobrado entre o molde e a superfície para evitar danos).
Leve ao forno por 55-60 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.
Retire do forno e deixe na forma, em cima de uma rede, cerca de 10 minutos. Após este tempo, batemos gentilmente de novo a forma contra a bancada da cozinha, em todo o redor, para assegurar que o bolo se desprende perfeitamente das paredes da forma. Vire o bolo, com cuidado, sobre uma rede, e deixe arrefecer por completo.



*Para fazer o Puré de Abóbora
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel de alumínio. Lave bem a abóbora e corte-a ao meio ou, caso seja muito grande, em quartos. Retire as sementes e o centro fibroso. Coloque a abóbora no tabuleiro, com a casca virada para cima, e leve ao forno entre 45 a 60 minutos, dependendo da abóbora. A casca irá ficar tostada e a polpa mole. Separe a polpa da casca, e deite a casca fora. Num liquidificador ou com a varinha mágica, triture a polpa da abóbora até formar um puré uniforme. Coloque o puré sobre um pano ou um coador de rede fina, e deixe a coar durante cerca de 12 horas.

Nesta fase poderá conservar durante uma semana no frigorífico ou então congelar.



Cobertura
Ingredientes
2 c. sopa de Manteiga sem sal, amolecida
85g Queijo Creme, à temperatura ambiente
1 c. chá de Canela em Pó
½ c. café de Gengibre em Pó
75g de Açúcar em Pó
75ml de Natas
1/3 chávena de Nozes Pecan picadas finamente
Preparação
Numa tigela bata a manteiga, o queijo creme, a canela e o gengibre até obter um creme fofo. Adicione gradualmente o açúcar em pó até ficar homogéneo. Junte por fim as natas e bata o creme até obter a consistência desejada. Cubra o topo do bolo com o creme e polvilhe com as nozes pecan picadas.


Share:

10 comments

  1. OMG, adoroooooooooooo! Próximo a fazer, pois está claro! Obrigada *

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Essas formas fazem mesmo uns bolos lindíssimos, e esta receita combina na perfeição com tal elegância! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Bem, nem tenho palavras, o bolo está lindo lindo lindo, as fotos estão MAGNIFICAS, isto vir aqui ao teu blog é logo um aquecer da alma, fico logo com uma sensação assim de hygge, sabes? Muito bom, reconforta-me sempre quando estou mais murcha ou com falta de paciência ou stressada!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Minha querida, a forma é linda, isso é inegável! Mas o que faz verdadeiramente sobressair esse bolo é esse cenário lindíssimo! Está tudo perfeito e o bolo pede mesmo para ser comido! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo Marta. É verdade, essas formas são incríveis.
    Bjinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Que bolo lindo! Adorei a partilha! E a forma é o máximo! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. A Elegant Party é realmente uma forma linda que deixa qualquer bolo deslumbrante e irresistível. Mas tu deste o teu toque pessoal e tornaste este bolo de abóbora verdadeiramente sublime. Adoro os sabores, imagino o perfume na tua cozinha. Mas bom mesmo seria poder provar uma fatia dessa pequena obra de arte. Adoro bolos de abóbora!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. A forma é simplesmente linda e o teu bolo parece saído de um filme de tão perfeito que está! Tu já nos habituaste a estas coisas tão bonitas, mas ainda assim fiquei surpreendida :D
    As formas parecem ser realmente cheias de qualidade, nestas coisas é frequente que o preço compense :)

    ResponderEliminar
  9. Lindíssimo bolo! As fotos estão espetaculares.
    Pude testar a cobertura e está aprovadíssima!
    Beijos de além-mar!

    ResponderEliminar