Tarte de Castanha & Figo {Chestnut and Fig Tart} - Gluten Free

O setembro chegou de uma forma arrebatadora, com uns dias bem intensos a todos os níveis.
Começou com uns dias de um calor perfeitamente anormal e sufocante. Mesmo a fazer valer o ponto de que o verão ainda não terminou, nem nada que se pareça. Felizmente que, entretanto, a temperatura baixou, ainda que de uma forma abrupta.
Entretanto, para muitos, as aulas já começaram, e a criançada lá foi, uns mais animados que outros, uns a começar uma nova etapa das suas vidas, outras na continuação do seu percurso, mas lá foram. Os meus ainda não começaram, mas a agitação com que estão é quase igual a como se já tivessem começado. Dou por mim a desejar que comece bem depressa para esta fase passar o mais rápido possível, e toda a energia acumulada possa ser usada de uma forma mais útil do que a deixar-me de cabelos no ar. A azafama dos livros, dos cadernos, borrachas e afins tem-me esgotado. Mas nem tudo é mau… não… ver a alegria deles, embora cansativo, é muito bom. Saber que gostam da escola e se sentem lá bem é reconfortante e tranquilizador.

No meio de todo este turbilhão de tarefas e emoções, a minha cozinha tem estado a meio-gás, e está a ser difícil voltar à normalidade. Mas devagarinho, muito devagarinho, vai ganhando alento. Continua a fazer-se refeições, obviamente, mas tudo coisas bem simples e sem merecer destaque. As minhas receitas com o ingrediente do mês ainda não passaram do papel…
A receita que trago hoje já foi feita há uns dias atrás, e confesso que estava ansiosa por conseguir publicá-la.
Voltei às tartes com fruta, e juntei dois ingredientes que amo, e que na minha opinião se completam muito bem, os figos e a castanha. Desde a massa ao recheio esta tarte é absolutamente divina no sabor. Viciante talvez seja a melhor palavra para a descrever. Comemos um pedaço, e depois mais outro, e conseguir parar é o grande desafio. 
A qualidade da farinha de castanha da Amálgama, e o seu sabor são claramente postos em evidência nesta receita. A massa fica suave e muito macia, e o sabor do recheio é arrebatador.
Além do seu sabor riquíssimo, esta tarte é bastante especial não só pelos nutrientes que a farinha de castanha oferece, mas também pelo fato de ser uma farinha isenta de glúten, o que a torna uma excelente opção para a dieta dos celíacos. Nesta receita além da farinha de castanha adicionei uma outra farinha isenta de glúten, para que seja completamente glutenfree, e possa também ser apreciada pelas pessoas que são intolerantes a esta proteína.



Espero que se sintam muito inspirados a experimentar esta receita, porque tenho a certeza que a vão adorar.






Ingredientes:
Massa
100g de Farinha de Castanha Amálgama
50g de Açúcar Mascavado
1 Ovo + 1 Gema
90g de Manteiga, fria
Recheio
50g de Farinha de Castanha Amálgama
25g de Farinha de Amêndoa
50g de Açúcar Mascavado
100ml de Creme de Soja
50g de Manteiga, derretida
3 Ovos
3 Figos, cortados ao meio




Preparação:
Massa
Numa taça misture as farinhas e o açúcar. Junte a manteiga partida em pedaços pequenos, o ovo e a gema, e amasse, manualmente, até que consiga formar uma bola que não se pegue às mãos. Envolva a massa em película aderente e coloque a refrigerar durante 30 minutos.
Depois de refrigerada, estenda a massa, entre duas folhas de papel vegetal e forre uma tarteira (eu usei uma forma retangular de 36x11cm), mantendo as duas folhas de papel vegetal. Coloque por cima do papel vegetal alguns feijões, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 10 minutos. Retire do forno, retire os feijões e a folha vegetal de cima, e deixe amornar.
Recheio
Numa taça, misture os ovos com o açúcar, a manteiga e o creme de soja. Adicione as farinhas e misture até obter um creme homogéneo.
Verta o recheio na tarteira, e distribua as metades de figo pela tarte.
Leve ao forno, de novo pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 15 a 20 minutos, ou até que o recheio esteja firme ao toque.

Retire do forno, e deixe arrefecer por completo antes de servir.



Share:

7 comments

  1. Como te compreendo!!! Dou por mim a desejar o inicio das aulas, o meu miúdo está mesmoooooo a precisar lol. Já falta pouco, e se me queixo agora de não conseguir fazer o que tenho por fazer - é literalmente impossivel escrever um livro com uma criança a fazer-te perguntas de cinco em cinco segundos - por outro lado sei que os primeiros dias de aulas vão deixar-me de cabelos em pé a tentar readptar-me ao ritmo do leva e traz, e tentar encaixar pelo meio o exercicio fisico, a escrita, o blog... enfim, Setembro comigo é sempre aquele mÊs em que ando aos papéis!! Quanto a esta tarte... pois, castanha e eu nope. Mas depois o aspecto da coisa, as fotos, o styling, a luz... AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!! Não consegui largar o botão do pinterest, para não variar!! Adoooro este tipo de post da tua parte, dá-me mm assim uma sensação de country kitchen, de comforto, de lar!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tivesse eu a farinha de castanha era já para aproveitar os poucos figos que ainda tenho no frigorífico! Essa tarte encaixa-se perfeitamente no rol de receitas saudáveis. Ainda por cima está linda e deve ser para lá de deliciosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. E por falar produto do mês acabei de deixar lá a minha receita! E aposto que da tua cozinha ainda vão sair imensas receitas maravilhosas! Vais ver, num instantinho já tens as rotinas estabilizadas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um aspecto maravilhoso!!
    Beijinho e bom fim de semana!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Confesso não ser uma amante de figos mas esta tarte parece-me óptima, principalmente por adorar castanhas :)
    Beijinhos e bom fim de semana...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Dizer que a temperatura baixou de forma abrupta é pouco, parece que fomos catapultados para Novembro :P
    Este período está sempre associado a alguma azáfama, realmente é um pouco chato mas passa depressa :)
    Essa tarte ficou simplesmente linda, as fatias de figos estão mesmo perfeitas! É incrível :D

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez nos surpreendeu com uma nova utilização para a nossa farinha. ES-PE-TA-CU-LAR é o que temos a dizer sobre esta e as outras receitas em que carinhosamente envolveu o nosso produto. Um agradecimento especial pelo facto de ter feito uma receita gluten free por saber que para nós é importante dar a conhecer o nosso produto como uma alternativa viável e saborosa para a população com doença celíaca. Muito, muito obrigado.

    ResponderEliminar