Setembro é mês de.....


E assim, num instante, chegámos a setembro.
Este mês traz na bagagem uma série de mudanças. As aulas vão recomeçar, e com elas umas quantas rotinas e restrições horárias, que custam bastante a interiorizar novamente…  sabe tão bem quando não temos de olhar constantemente para o relógio. E confesso que essa é uma das coisas que mais me custa com o fim do verão…o fim da descontração natural e da serenidade.
Os dias vão começar a ficar “mais pequenos” e mais frescos… Já se sente alguma frescura nas manhãs e nos finais de dia. Um casaquinho já começa a saber bem.
Este é também o mês em que os sinais do outono começam a revelar-se. Timidamente e vagarosamente começam a cair as primeiras folhas amarelecidas.... Chegam alguns frutos e legumes de outono. Chegam as uvas e com elas as vindimas. Continuamos com os figos, aparecem as abóboras e os marmelos, e lá mais para o fim os frutos secos, as nozes e as maravilhosas amêndoas.
Um novo ciclo começa.

Mas por aqui continuamos com a nossa rubrica, do ingrediente do mês, e desta vez decidi escolher um fruto, para adoçar e alegrar os dias.
O que me dizem a umas deliciosas peras? Inspirados?



Deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao final do mês de setembro, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias…A única regra é que tenha pera!
Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.

No final do mês, temos a promessa de uma mesa recheada de coisas boas, onde nos vamos poder juntar todos, a celebrar uma paixão que nos une: a culinária!

Boas receitas! 




As peras são frutos deliciosos, da família da maçã e do marmelo. Sumarenta e doce, com uma textura suave e amanteigada, embora algo granulada, a polpa branca ou creme da pera já foi referida como a «dádiva dos deuses».
A pera possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B3, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo que fortifica o músculo cardíaco essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e sanam alguns problemas de pele.
Ainda contém vitaminas A e C e sais minerais incluindo o sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro.


É muito apreciada pelas suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, devido ao seu baixo valor calórico (cerca de 53 calorias por cada cem gramas de fruto). Usada em regimes alimentares, devido a sua leveza e textura e de fácil absorção pelo organismo e tratamentos cardíacos, é um bom complemento alimentício, tanto na formação dos ossos, dentes e sangue como mantêm o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.
Tem muitas fibras, por isso é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.




De junho a inícios de agosto podemos encontra-la nas tradicionais variedades como a de S. João, a Pérola, a Carapinheira, entre muitas outras. A partir dos meados de agosto até sensivelmente aos finais de maio, encontramos a afamada pera rocha.

No que respeita à sua conservação, se for para consumo imediato, deverá coloca-la na fruteira. Mas caso não queira consumir de imediato deve guardá-la no frigorífico, na prateleira inferior, dentro da gaveta de frutas e vegetais.

Fontes:

Share:

34 comments

  1. Gosto muito de peras! É um fruto que nunca falta cá em casa! E já tenho receita para participar, embora não sendo nada de especial sempre marco presença mais uma vez nesta tua bela rubrica! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Elisabete,
      é especial de certeza ;) e fico super feliz que queiras marcar mais uma vez presença!
      Beijos grandes

      Eliminar
  2. Adoro peras, mas raras vezes as cozinho ou uso como ingrediente. Não gosto em bolos, nem em tartes, não gosto a acompanhar assados - ao contrário das maçãs, morro por um bom assado com batata, cenoura e maçã! - não gosto em compota, não gosto em folhados... enfim, eu gosto de peras, sim, mas ao natural. NO entanto, tenho uma receitinha de peras cozinhadas que é tiro e queda mal começa o Outono cá em casa, a única forma como eu aprecio as peras cozinhadas, e vou ter de a fazer para a tua mesa!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Ruth, isso é tão bom!! Esse é um dos objetivos da rubrica, trazer aquela receita que é super especial para nós, mas que ainda não teve a sua oportunidade de brilhar, de ser publicada.
      Demais!
      Fico à espera :)
      Beijos enormes

      Eliminar
  3. Gosto de peras mas ainda gosto mais delas quando estão maduras e suculentas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/09/dia-um-na-cozinha-e-um-semifrio-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para comer ao natural gosto delas mais para o rijo e verde, mas para usar em receitas gosto delas já mais madurinhas mas ainda firmes. A bem da verdade elas são boas de qualquer forma :)
      Beijocas

      Eliminar
  4. Olá Marta!!
    Eu gosto muito de pêras e costumo fazer algumas receitas com esta fruta!
    Para abrir aqui o nosso banquete deixo-te duas sugestões que adoro. Espero que gostes também!
    Pêras bêbedas - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2016/01/peras-bebedas.html
    Tarte de pêra - http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2015/03/tarte-de-pera.html
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por incrível que possa parecer nunca fiz peras bebedas... acho que este ano não me escapam. As tuas estão lindas, e Vinho do Porto com canela é formula de sucesso garantido ;)
      E a tarte além de super fácil, tem um aspeto bem guloso :)
      Beijinhos e obrigado por mais uma vez participares na rubrica

      Eliminar
  5. Adoro peras, antigamente não ligava mas agora é um dos frutos que mais gosto :)
    Bom fim de semana!
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou fã, mas acho que sempre fui, pelo menos desde que me lembro :)
      Beijocas

      Eliminar
  6. Olá Martinha!
    Adoro pêras de todas as formas; nos bolos, em tartes, só cozidas com um pau de canela, e com vinho tinto (as ditas pêras bêbedas).
    Como já sabes, esta semana fiz um bolo de pêra para um desafio do facebook (adorei a coincidência) e também não o poderia deixar de trazer para a tua linda mesa deste mês. Espero que gostes!
    Beijinhos,

    http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/09/bolo-de-pera.html

    P.S. Prometo fazer uma receita dedicada ao teu desafio, até já a escolhi!
    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Paulinha,
      amei o teu bolo de pera. Ficou absolutamente deslumbrante, e fico super grata que o tenhas aceitado trazer para a mesa de setembro :)
      Beijocas enormes

      Eliminar
    2. Olá Martinha,
      Aqui está a receita prometida, e como já era de esperar é uma receita doce.
      Espero que gostes, beijinhos.
      http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/09/tarte-de-pera-e-amendoa.html

      Paula G.

      Eliminar
    3. É sempre um gosto e um enorme prazer poder estar presente com algumas das minhas receitas nas tuas lindas mesas de cada mês.
      Beijinhos e obrigada por nos desafiares.

      Eliminar
  7. Marta, desculpa nao participar na edição passada, mas este mês podes contar comigo :)
    beijinhos e boa semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha doce, e lá é preciso pedires desculpa?!
      Espero sim é que te tenhas divertido muito nas tuas férias e que tenhas desfrutado muito do teu Viking e de uns bem merecidos dias de férias.
      Bem vinda de volta!
      Beijos enormes :)

      Eliminar
  8. Gosto imenso de pêras, especialmente quando estão bem verdinhas! É um ingrediente fantástico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é mais para o verdinho que gosto de as saborear :)
      Beijocas

      Eliminar
  9. Cá está:
    http://cozinha100segredosasreceitas.blogspot.pt/2016/09/pure-de-pera.html?m=1

    ResponderEliminar
  10. Olá Marta!
    Adoro pêras e tal como disse no Instagram desta vez ia participar. Todos os meses vejo o ingredientes do mês, penso que tenho que participar, mas depois não sei o que faço à minha vida que nunca participo. Ver se consigo mudar isso e começar a participar todos os meses. :)
    Aqui fica a minha primeira participação nesta tua rubrica: http://odaines.blogspot.pt/2016/09/bolo-4-quartos-de-pera-limao-e-canela.html

    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Inês,
      como eu te compreendo! Sofro do mesmo mal. Tenho sempre vontade e muitos planos para fazer esta ou aquela receita, ou participar em determinado desafio, mas às vezes a vida acontece, e os planos não passam disso mesmo, de planos... por isso sei bem do que falas :)
      Mas cá estás! e com uma receita, que como já tive oportunidade de te dizer, me satisfaz em pleno. My kind of cake :)
      É um prazer enorme ter-te na mesa de setembro, bem vinda!
      Um beijo enorme
      Marta

      Eliminar
  11. Marta,
    Aqui está a minha participação para este mês e mais uma vez parabéns por esta iniciativa deliciosa!
    Beijinhos
    Carla

    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2016/09/bolo-de-peras-mais-que-delicioso.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Carla, meu doce, nem sabes como me deixas feliz com as tuas palavras. Que bom que gostas da minha rubrica :)
      E mais feliz me deixas com a tua presença assídua e sempre deliciosa. O teu bolinho deste mês deixou-me de água na boca!
      Este mês, só de olhar, vou engordar uns bons kilitos, com todas as iguarias que têm chegado! Mas vai ficar uma mesa linda!
      Beijos grandes Carla

      Eliminar
  12. Olá Martinha,

    Cá fica a minha sugestão com Pêra! Não estava fácil de sair mas ficou tão tão boa ;)
    Espero que gostes:
    http://www.bastacheio.com/2016/09/polenta-de-agriao-e-gorgonzola-com-pera.html

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre a surpreender Susaninha!
      Que delicia de receita. Apresentação fabulosa, conjugação de sabores que deixa antever uma refeição boa demais :)
      Adorei tudo, tudinho!
      Beijocas

      Eliminar
  13. Olá :)
    A minha sugestão é muito simples, mas não deixa de ser deliciosa :)
    Espero que gostes..
    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/2016/09/papas-de-pera-e-aveia.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simples mas carregadinha de bom sabor e bons aromas Célia!
      Obrigado por marcares presença na nossa mesita.
      Beijocas grandes

      Eliminar
  14. OLá Marta,

    Mesmo meio apagada e desaparecida do blog (há momentos em que tem que ser) não poderia deixar de participar e estar presente neste desfile de setembro. Que venha o próximo :)
    Até lá deixo te uns Profiteroles Com Mousse de Queijo Azul e Pêras Caramelizadas.

    http://donadeliciaatelierdesabores.blogspot.pt/2016/09/profiteroles-com-mousse-de-queijo-azul.html#more

    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      ainda de coração cheiinho do teu gesto... obrigado minha querida.
      Adorei a tua receita. Nunca tinha visto uma versão salgada e acho que é desta que me aventura na massa choux :)
      Beijocas

      Eliminar
  15. Marta minha fofa,
    Acabadinha de publicar, aqui fica a minha proposta com pêras para o teu mês de Setembro.

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2016/09/saffron-bundt-cake-with-pears-bundt-de.html

    Este mês não está fácil e com certeza não trarei mais nenhuma receita, mas não podia deixar de participar e aqui fica esta que, garanto, vale por muitas... :))).

    Um grande beijinho querida e prometo que assim que as obras cá em casa acabarem, voltarei às visitas assíduas...

    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que receita! Fiquei muito intrigada com o sabor desse bolo, que ficou com uma cor deveras cativante.
      Muito, muito obrigado, por fazeres um esforço, e marcares presença na mesa de setembro. :)
      Um gigante obrigado

      Eliminar
  16. Minha querida, é o melhor que consegui, mal tenho tempo para tomar duche e dormir... desculpa não ter escrito um post melhor e maior. Os teus sete anos e o teu fantástico trabalho no blogue bem o merecem.
    aqui está - https://anasbageri.com/2016/09/29/sabem-aqueles-dias-e-bolo-de-peras-chocolate-e-xante/

    ResponderEliminar