Risotto de Pernil Fumado [Smoked Ham Hock Risotto]

Não sei se vos acontece o mesmo, mas a mim já me vai sabendo muito bem comidinhas mais reconfortantes, mais outonais. Daquelas que nos fazem lembrar a comidinha da mãe ou da avó. Cheias de sabores e aromas. É o caso desta. Uma refeição para fazer e degustar com calma, e apreciar cada garfada intensamente.



Ingredientes (4 pessoas):
1 Pernil Fumado
2 Cenouras
1 + 1 Cebolas
2 + 2 dentes de Alho
1 c. chá de Grãos de Mistura de Pimentas
1 Tomate
1 folha de Louro
2 c. sopa de Azeite
1 chávena (300g) de Arroz Carnaroli Pato Real©
1 Caldo Knorr Natura Legumes
1 c. sopa de Concentrado de Tomate
Raspa de ½ Limão
Tomate Cherry e Tomilho para decorar (opcional)



Preparação:
De véspera coloque o pernil de molho, mudando várias vezes a água.
No dia seguinte coza o pernil, em pelo menos 1,5lt de água, com as cenouras, uma cebola descascada e cortada em quartos, dois dentes de alho esmagados, o tomate, a folha de louro e os grãos de pimenta. Quando estiver cozido retire o pernil, e coe o caldo, reservando 1,5lt. Prove o caldo, caso esteja muito apetitoso, acrescente um pouco de água. Mantenha o caldo quente.
Desfie o pernil, descartando as peles e os ossos. Reserve.

Num tacho, aqueça o azeite e depois adicione a restante cebola e os alhos picados. Deixe cozinhar até que a cebola fique mole e translúcida, mexendo frequentemente. Junte o arroz, e deixe fritar uns minutos, mexendo sempre, para que não peque ao fundo do tacho.
Junte uma porção de caldo quente suficiente para tapar o arroz, o caldo Knorr Natura e o concentrado de tomate.  Ajuste a intensidade do lume de modo a que o arroz ferva lentamente, mas sem que fique em ponto de ebulição, e deixe que absorva o caldo. Vá acrescentando caldo aos poucos; quando já não houver líquido à superfície acrescente mais caldo, e volte a repetir sempre que o arroz já tenha absorvido o que acrescentou anteriormente. Deixe o arroz cozinhar, o que deverá levar cerca de 20 a 30 minutos. Deve mexer constantemente o arroz, só assim este libertará o seu amido, para que no final fique bem cremoso. Retifique os temperos se necessário.
Assim que o risotto estiver pronto, junte o pernil desfiado e a raspa de limão, envolva delicadamente e sirva-o de imediato.

Distribua pelos pratos de servir, decore com alguns tomates cherry cortados ao meio e umas folhinhas de tomilho.

Share:

6 comments

  1. Já "praí" há duas semanas que tenho feito refeições mais reconfortantes! O tempo ainda está bom mas já está frio. E dado também os acontecimentos dos últimos meses em que não deu para cozinhar assim nada de especial já apetecia mesmo comida de conforto! O teu risotto tem muito boa cara! O pernil fumado deve dar um gostinho tão bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda não me apetece por aí além, tem estado quente aqui para as minhas bandas, mas a verdade é que tenho feito assim umas refeições mais cozy, mesmo, até um risotto, de cogumelos, coisa que já não fazia há uns tempos. Sou louca por risottos, obcecada mesmo, é daqueles pratos que no Outono e no Inverno faço sempre ao fim de semana, ao Sábado sabe-me mesmo bem para descontraír andar ali de roda do tacho a mexer constantemente lol, e sou cá uma snob com risottos!!! Agora fiquei com vontade de fazer outro loool! Nunca experimentei com pernil... hmmmm
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que bela ideia!
    Por aqui os dias, que estão bem mais pequenos, também começam a estar frescos pela manhã e ao final do dia. Não sei se por isso, se por pura saudade, já começa a apetecer comidinha de tacho.

    ResponderEliminar
  4. Pernil fumado dá sempre um sabor diferente aos cozinhados! Esse risotto deve ter ficado magnífico :)

    ResponderEliminar
  5. Fiz hoje! Uma delicia ;)
    Com certeza que vou fazer mais vezes. Aconselho a experimentarem vão adorar!

    ResponderEliminar