Cheesecake de Pera & Gengibre com Peras em Mel & Especiarias {Pear & Ginger Cheesecake with Honey Spiced Pears}


A 9ª edição do Sweet World desafia-nos a fazer cheesecakes de forno. De forno.
Gosto de todos os cheesecakes, mas os de forno são os que mais me satisfazem. Por isso, e já tendo com muita pena falhado às duas anteriores edições, queria muito não falhar desta vez. A tarefa também se revelava mais facilitada sendo uma sobremesa que aprecio bastante.

Este cheesecake traz com ele os tons e os sabores do outono. Uma sobremesa bastante perfumada e muito rica em sabor e textura, perfeita num daqueles deliciosos e familiares almoços de domingo.



Infelizmente não cumpre todos os requisitos para o cheesecake perfeito, mas achei que seria um desperdício não o trazer de qualquer das formas, porque é efetivamente uma versão deliciosa. E quem sabe, quem o decida fazer também não tenha um pouco mais de sorte que eu, e saia o cheesecake perfeito.
Conforme a Lia tão bem diz, o cheesecake perfeito tem o seu interior cremoso e aveludado e não pode (ou não deve) estar rachado quando sai do forno.
Ora é aqui que o meu esbarra em grande velocidade, porque quando saiu do forno tinha uma racha que mais parecia o Grand Canyon!   Pois é…não era uma rachinha, era a mãe de todas as rachas!
Mas como já vos disse, seria realmente uma pena não partilhar esta versão convosco, e por isso coloquei no cheesecake o seu vestidinho de domingo e vim com ele à rua J

Lia e Susana espero que ainda assim gostem.











{Peras com Mel & Especiarias}
Ingredientes:
Receita adaptada de Drizzld
3 Peras
1 Limão, sumo e casca
50ml de Rum (opcional)
2 chávenas de Água
½  chávena de Mel
2 Paus de Canela
3 Cravos-da-Índia
pedaço de Gengibre com 3cm
Preparação:
Descasque as peras, corte-as em quartos e retire o núcleo e caule. Coloque-as numa taça e regue-as com o sumo de limão. Envolva muito bem, de modo a impedir que escureçam. Reserve as cascas do limão.
Coloque a água e o mel numa panela, e leve ao lume, em fogo médio, até dissolver o mel. Adicione os paus de canela, os cravos-da-índia, o gengibre, o rum e as cascas de limão. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.
Usando uma escumadeira, coloque cuidadosamente as peras na panela.
Deixe as peras ferver suavemente durante 20 minutos ou até que estejam macias. Verifique se já estão cozidas/macias, espetando uma faca – se não oferecerem resistência estão cozidas.
Uma vez cozidas, retire a panela do lume e deixe arrefecer.
Depois retire cuidadosamente as peras, com uma escumadeira, e coloque-as num frasco ou tigela de vidro.
Coloque o líquido de volta ao lume, em fogo médio, e cozinhe até que o líquido reduza para cerca de metade, até que tenha a aparência de uma calda rala. Verta essa calda sobre as peras, deixar esfriar e depois leve a refrigerar durante a noite.
Nota: Estas peras foram feitas já a pensar servir como decoração /acompanhamento do cheesecake, mas são maravilhosas também para servir frias e simples com um pouco de calda, ou então voltando a aquecer, para intensificar os sabores, e servir a acompanhar por exemplo um bolo ou uns crepes com uma bola de gelado ou Crème fraîche.



{Cheesecake de Pera & Gengibre}
Ingredientes:
            Receita adaptada de Eatingwell
2 Peras, descascadas e descaroçadas, partidas em pedaços
1 c. sopa de Gengibre Cristalizado
60ml de Água
200g de Granola, sem frutos secos (usei Granola de Aveia e Chocolate Fitness©)
30g de Manteiga derretida
250g de Queijo Ricotta, à temperatura ambiente
200g de Queijo Creme, à temperatura ambiente
40g de Açúcar Amarelo
20g de Açúcar Mascavado
2 Ovos
20g de Farinha de Trigo
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Unte uma forma de 20cm com spray de cozinha, ou com manteiga.
Coloque as peras, o gengibre e a água numa panela média. Leve ao lume, em fogo médio. Quando levantar fervura, reduza o lume para ferver em lume brando. Tape e deixe cozinhar até que o líquido tenha sido absorvido e as peras estejam amolecidas, o que deve demorar cerca de 10 a 15 minutos.
Enquanto isso coloque a granola num processador de alimentos, e processe até ficar finamente moída. Junte a manteiga e volte a processar até que a manteiga estar bem misturada. Distribua a granola pelo fundo e pelas laterais da forma e comprima muito bem de forma a obter uma camada compacta e uniforme.
Transfira a mistura de pera para um processador de alimentos, e processe até se formar uma pasta grossa. Deixe amornar.
Numa taça coloque o creme de pera, o queijo cottage e o queijo creme, e misture até obter uma mistura homogénea. Adicione os açúcares e envolva. Adicione os ovos, um de cada vez. Adicione a farinha peneirada e bata até ficar cremoso.
Verta a massa na forma e alise.
Leve ao forno cerca de 50 minutos, ou até que esteja firme e cozido.
Desligue o forno, e deixe o cheesecake no forno, com a porta entreaberta, durante pelo menos 1 hora.
Transfira o cheesecake para uma grade e deixe arrefecer por completo.
Cubra a forma com película aderente e leve ao frigorífico por pelo menos 4 horas antes de servir, ou de preferência de um dia para o outro.

Na altura de servir, desenforme o cheesecake sobre um prato de servir e decore com as peras cozidas.

P.S. A foto do Grand Canyon ;)  


Share:

13 comments

  1. Não fosse a última foto, nada denunciaria a racha! O cheesecake está tão lindo e deve ser tão delicioso que qualquer bom cheesecake seria um pobre cheesecake ao lado desse! Está lindíssimo, os sabores são diferentes mas certamente fazem-no destacar-se por isso! Não passaria, de todo, despercebido! O interior está bem cremoso e sedoso, como se quer! Não há defeito nenhum apontar. É verdade que ficamos sempre desiludidas se se forma uma racha, queremos sempre tirá-los do forno e ver que estão inteirinhos. De todos os que fiz acho que nunca tive o azar disso acontecer. Já calhou uma pequena racha, nada de grave, os últimos dois felizmente saíram intactos, ufa! Um já publiquei esta semana, o outro virá para breve. Mas acredita, uma racha não muda a qualidade do cheesecake. Estou plenamente convicta disso. Eu sou loucamente apaixonada por cheesecakes, nenhuma sobremesa me tira do sério como um cheesecake! Se mais nenhuma sobremesa existisse no mundo, eu seria muito feliz só a cheesecake! Devo ter um problema qualquer, eu sei! Há coisas que realmente não se compreendem nem se explicam! E depois, este teu é assim ainda mais especial pois não só se enquadra na tua rubrica como também se enquadra na rubrica da Lia e da Susana! Um dois em um magnífico! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tanta escrita e não falei nas fotos! Que falta de delicadeza a minha! Estão soberbas! Do mais bonito que há! A mim fazem-me lembrar uma autêntica obra de arte! Não sei se existe museu da culinária, mas se existe estas deviam estar lá expostas pois são um regalo para os olhos! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ohh obrigado Elisabete!
      Eu também gosto muito de cheesecakes...e este gostei mesmo muito. E ficou efetivamente bem cremoso e saboroso.
      Uma beijoca enorme

      Eliminar
  3. epah, está LINDO, Marta, espectacular mesmo. Cada vez estás melhor nisto dos arranjos e empratamentos e nas fotos e no styling, este blog está cada vez mais apetitoso e bonito, adorando ver!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ohpá Ruth obrigado querida.
      Efetivamente a parte do styling cada vez me dá mais prazer, e ainda bem que se nota evoluções! :)
      Beijoca enorme minha doce.

      Eliminar
  4. Bem, leis dos cheesecakes à parte, esse parece-me perfeito! Cremoso, suave, lindo e delicioso... Não haverá muito melhor :D

    ResponderEliminar
  5. Martinha, com racha ou sem racha este teu cheesecake está maravilhoso!
    As fotos estão deslumbrantes, apetece comer um fatia bem generosa ;)
    Beijinhos,

    Paula G.

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, quando falaste da grande racha, achei que estarias a exagerar porque não via nada (não fosse a última foto). Mas disfarçaste tão bem que ninguém notou e ficou um cheesecake lindo, bem outonal e aromático. Adorei a combinação de sabores e fiquei bem curiosa com o seu sabor. Parabéns :)
    Beijinhos...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não é tipo Grand Canyon?! lol ... eu disse e não estava efetivamente a exagerar :)
      De sabor é delicioso mesmo!
      Beijinhos Carla

      Eliminar
  7. Lol Marta,
    O que já me ri com o teu grand Canyon e olha, acreditas que já cá vim sei lá quantas vezes e só hoje vi a foto do canyon? Acho que o nosso cérebro só nos deixa ver mesmo o que queremos, pois de todas as outras vezes, só vi sempre o mesmo cheesecake perfeito e que me deixou a babar...
    Obrigada querida. Amei, amo a combinação de sabores e o aspecto lindo e vai ser este o cheesecake a abrir o desfile deste round up.
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Martinha, imperdoavelmente só hoje fiz a minha visita aos belos cheeses e claro que adorei esta tua versão.
    Fizeste uma conjugação super interessante de sabores e o aspecto do doce está divinal, bem intenso, como se quer.
    Excelente participação!

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar