Panquecas de Chocolate com Morangos



Durante muito anos não tomei pequeno-almoço...era raríssimo.
Depois,com a minha primeira gravidez, ganhei o hábito de me sentar à mesa e tomar o pequeno-almoço. Tem sido uma refeição à qual me fui habituando. E agora não passo sem ela. Ao fim de semana sabe-me muito bem, aqueles 15 minutinhos onde sou só eu, porque os homens da casa ainda dormem, a minha chávena de chá e a minha torrada. E este é, invariavelmente, o meu pequeno-almoço, seja Inverno ou Verão, seja em casa ou num hotel de 5 estrelas, em Portugal ou no Japão. Fico ruim se me tiram a minha torrada e o meu chazinho....

Assim, a receita que trago hoje, e que normalmente associamos a pequeno-almoço ou a brunch, é para mim um bom lanche, ou até mesmo uma sobremesa...

Seja de manhã, à tarde ou à noite, as panquecas são um doce - pouco doce- que sabe sempre bem. É só ajustarmos o acompanhamento ao nosso gosto.

Neste caso, a união do chocolate e dos morangos já não traz novidade nenhuma, mas fica sempre esplendorosa.

Espero que gostem!






Ingredientes (6 panquecas):
1 Ovo
3 c. sopa de Açúcar
1 chávena de Leite
60ml de Óleo de Coco (usei MyProtein)
160g de Farinha de Trigo
4 c. sopa de Cacau em Pó 100% Natural sem Açúcar
2 c. chá de Fermento em Pó
1 pitada de Sal Fino              

Para Acompanhar
200ml de Natas
2 c. sopa de Açúcar
Morangos, lavados, sem pé e partidos em quartos
Xarope de Morango* e raspas de Chocolate
*Veja a receita aqui

Preparação:
  1. Numa tigela média misture o ovo e o açúcar até ficar cremoso. Adicione o leite e o óleo de coco, e misture bem.
  2. Noutra tigela misture os ingredientes secos, ou seja a farinha, o fermento, o cacau e uma pitada de sal. Peneira esta mistura para dentro da taça da mistura de ovo e envolva muito bem.
  3. Aqueça uma frigideira pequena em fogo médio, e unte com um pouco de gordura - eu costumo deitar um pouco de óleo numa folha de papel de cozinha dobrada, e depois esfrego a frigideira. Repita esta operação a cada nova panqueca.
  4. Despeje uma porção de massa na frigideira, cerca de 1 concha de sopa mal cheia, de cada vez. Cozinhe por 3-4 minutos, até que o fundo esteja ligeiramente dourado e a massa comece a formar “furinhos” no topo. Vire, com cuidado, e deixe cozinhar do outro lado. Repita até acabar a massa.
  5. Bata as natas com 2 colheres de sopa de açúcar até obter um chantilly firme.
  6. Coloque o chantilly num saco de pasteleiro com um bico em estrela, e faça um anel em cima de uma panqueca previamente colocada no prato de servir. Coloque outra panqueca por cima e repita a operação até acabar as panquecas.
  7. Decore a panqueca do topo com chantilly, morangos e raspas de chocolate. Regue com um pouco de xarope de morango e sirva.



Share:

14 comments

  1. Que aspecto fantástico! :) E morangos, chocolate e natas é a combinação que nunca falha!
    O meu pequeno-almoço também tem de ter sempre torradas, e fico chateada se não as como! Por isso concordo em absoluto quando diz que as são mais para o lanche ou sobremesa!

    um beijinho,
    Ana
    https://cookiesandfriends.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah encontrei alguém como eu!! :D
      Obrigado Ana pela visita e pelo comentário

      Um beijinho
      Marta

      Eliminar
  2. Que óptimas panquecas! Assim com as natas e os morangos parece um bolo de camadas. Para mim é uma autêntica sobremesa, visto que no que diz respeito ao pequeno-almoço, também sou mais de torradas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aqui a achar que era uma raridade, e afinal sou uma entre muitas no que toca a pequeno-almoços de torradas!
      Obrigado Claúdia
      Beijinho grande
      Marta

      Eliminar
  3. Ah sim, estas panquecas têm mesmo cara de sobremesa! Até para bolo de aniversário servia pois a apresentação está lindíssima! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não sou de modo algum fã de panquecas, e no entanto o arranjo, o display, o styling destes está de tal modo bonito que as serviria com gosto 'laia de sobremesa num almoço daqueles em grande estilo.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ohhh obrigado Miranda! Obrigado de coração!
      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  5. Marta minha linda,
    Cá eu nunca gostei de pequeno almoço. Um erro terrível, mas a única coisa que comi de manhã durante quase toda a vida, era uma laranja e ai de quem me tirasse a minha laranjinha, lol!!
    Agora já bebo smoothies de manhã e adoro, mas pão e cenas dessas, nem pensar, pois não entra mesmo.
    Adoro panquecas e comida de pequeno almoço, mas para o almoço, lanche ou jantar. Aliás, é a minha comida preferida, a de pequeno almoço.
    Ficaram magníficas estas tuas panquecas e a combinação é perfeita.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...eu não me imagino é sem o meu pãozinho! :D Pão deve ser das minhas maiores paixões em termos de comida. Se não houvesse pão eu seria uma pessoa menos feliz com certeza!
      Beijocas grandes
      Marta

      Eliminar
  6. Uauuuu maravilhoso esse bolo! Parabéns

    ResponderEliminar
  7. Também adoro o pequeno-almoço, mas é raro que o meu seja torradas. Vario muito, panquecas estão entre os meus preferidos :) E essa torre ficou uma perdição :D

    ResponderEliminar