Vamos fazer a Árvore de Natal?

Qual é a criança que não gosta de fazer a árvore de Natal.
O meu filho mais novo já anda atrás de mim, há talvez 1 mês, a perguntar “-Ainda falta muito? Quantos dias? E quanto tempo são 30 dias?!”
Por isso quando lhe disse “-Hoje vamos fazer a Árvore de Natal!”, a sua carinha encheu-se de alegria.
E já não saiu de perto de mim. Quando percebeu que ia ser uma árvore diferente, e que não era aquela que habitualmente fazemos na sala, ficou ainda mais curioso. E foi muito giro vê-lo a descobrir cada passo da receita, com uma alegria imensa.

Esta é uma receita especial. Cheia de paciência, amor, dedicação; para se ir fazendo, sem pressas ou correrias; com atenção aos pormenores, e cheia de conversas pelo meio.
Não é uma novidade, mas é uma receita muito gira e divertida de fazer em família. Afinal esse é o espírito do Natal, não é? Família.

E com esta receita aproveito para desejar a todos um feliz início da quadra natalícia.



Ingredientes:
Panquecas de Castanha **
2 c. sopa de Iogurte Natural sem Açúcar
140ml de Bebida de Arroz
1 c. sopa de Açúcar Amarelo
90g de Castanhas, cozinhas e reduzidas a puré
100g de Farinha de Trigo Sarraceno Integral
1 Ovo
1 c. chá de Fermento Químico
Óleo para cozinhar as panquecas
** Nota: para a Árvore de Natal na imagem foram precisas 3 receitas de panquecas.
Montagem e Decoração
1 c. chá de Açúcar Gelificante.
Bagos de Romã ***
Estrelas de Anis ***
Açúcar em pó
*** ou outras decorações a gosto
Molde de papel de estrala com 16, 14, 12 e 10cm.




Preparação:
Numa taça, junte todos os ingredientes e bata até obter uma massa homogénea. [eu usei a varinha mágica, durante uns segundos]
Aqueça uma frigideira de fundo grosso, e antiaderente, que tenha de fundo pelo menos 16cm de diâmetro. Unte o fundo, com um papel de cozinha embebido num pouco de óleo, e deite uma concha de massa, de forma a obter uma panqueca de 16cm de diâmetro. Deixe cozinhar, em lume médio, até que a massa comece a formar “furinhos”, o que deve demorar cerca de 2 ou 3 minutos. Vire, com cuidado, e deixe cozinhar do outro lado. Faça mais 2 panquecas do mesmo tamanho, untando sempre fugazmente a frigideira a cada nova panqueca.
Depois arranje uma frigideira mais pequena, com 14cm de diâmetro, ou use a mesma frigideira, mas tenha o cuidado de fazê-las mais pequenas. Faça mais 3 panquecas com 14cm.
E de seguida, procedendo sempre da mesma forma, faça mais 3 panquecas com 12cm e depois outras 3 de 10cm.
Deixe as panquecas arrefecer por completo.
Coloque o molde de papel de 16cm em cima das panquecas do mesmo tamanho, e com uma faca afiada, corte ao formato das estrelas.
Repita a operação com todas as panquecas, usando o molde do respectivo tamanho.
Quando estiverem todas cortadas, construa a árvore.
Comece por colocar na base uma das panquecas maiores, barre com um pouco de compota de castanha, e por cima coloque outra panqueca do mesmo tamanho, mas com os bicos nos intervalos da anterior. Repita a operação para todas as panquecas, colocando sempre entre elas um pouco de compota, começando nas maiores e indo diminuindo de tamanho.
Retire as castanhas Sweet Castanea do frasco, e reserve.
Num tacho pequeno leve metade da calda, com a colher de chá de açúcar gelificante, a lume brando, e quando começar a ferver conte 4 a 5 minutos. Apague e deixe arrefecer completamente. Deverá ficar com uma consistência igual ao do mel.
Em cada ponta das estrelas, barre um pouco da geleia que fez com a calda, e “cole” nesses pontos, alternadamente, os bagos de romã e as bolas prateadas. No topo da pirâmide coloque algumas castanhas em calda.
Para finalizar, e com a ajuda de uma colher pequena, faça escorrer finos fios de geleia pela árvore e polvilhe com um pouco de açúcar em pó. [mergulhe a colher na geleia, depois levante bem acima da árvore e faça a geleia escorrer finamente pela colher, de modo a criar fios; vá rodando em volta.]




Receita adaptada de deliciascasa.blogspot.pt

Share:

10 comments

  1. Os meus filhos vão com certeza adorar, mas também já me estou a imaginar receber convidados para o pequeno almoço e surpreendê-los com essa maravilha! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah os miúdos vão adorar de certeza, e espero que os teus convidados também. Embora seja uma receita um pouco demorada de fazer, é bastante simples.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Está mesmo giro e além disso come-se, é um dois em um :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois é, esta come-se. E as panquecas são bastante agradáveis.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Estou maravilhada! que receita fantástica e essa árvore de Natal ficou linda linda! Esta noite vou ter sonhos mais doces :D


    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Uau!! Que ideia tão interessante e que fotos tão giras! Adorei a sugestão, absolutamente fantástica!!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Obrigado Daniel!!
      Eu diverti-me imenso a fazê-la sabes?... além de se poder comer depois, foi super divertida de fazer!! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Que beleza que ficou a árvore, tão original e deliciosa :D

    ResponderEliminar